Please enter banners and links.
O Sistema Confere/Cores se reuniu virtualmente, na tarde desta quinta-feira, para tratar sobre a gestão e a eliminação responsável de documentos, tema que já vem sendo discutido há alguns meses pelo Sistema em busca de maior clareza e padronização das ações. “Um ponto importante que definimos é que os documentos permanecerão sob responsabilidade do Sistema”, destacou o presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Junior.
Na ocasião, foram levantadas as principais dúvidas dos Regionais sobre o armazenamento dos documentos para que o Confere possa produzir um material único a ser esclarecido com o Arquivo Nacional. O objetivo é definir uma orientação de quais seriam as documentações de guarda permanente considerando a realidade do Sistema, assim como a temporalidade e destinação dos diversos tipos de documentos.
Entre os temas que mais despertaram dúvidas entre os participantes, foram as orientações legais para a eliminação de documentos antigos e de pessoas falecidas. A possibilidade de digitalização e armazenamento em nuvem dos materiais também foi bastante debatido.
Para dar andamento na iniciativa, ficou estabelecido a formação de uma comissão mista que ficará responsável pela criação de uma regulamentação definitiva sobre a classificação, avaliação e destinação dos documentos, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Arquivo Nacional.