Seminário Jurídico do Sistema Confere/Cores: avanços e perspectivas legais

De 14 a 16 de maio, o Confere realizou Seminário Jurídico do Sistema Confere/Cores, em Brasília. Durante três dias intensos, colaboradores do Sistema Confere/Cores se reuniram para discutir e analisar os desafios e as oportunidades que permeiam a atuação dos Conselhos Regionais dos Representantes Comerciais.

Com uma pauta vasta, o evento abordou questões cruciais que tangenciam a fiscalização, o registro, a dívida ativa, licitações, entre outros pontos de interesse jurídico.

Um dos temas mais destacados foi a fiscalização, onde foram propostas sugestões de alterações do Manual de Fiscalização.

No âmbito do registro, aspectos como a baixa de ofício do registro e as consequências da ausência de indicação de Responsável Técnico foram minuciosamente debatidos. Também foram abordadas questões relacionadas ao registro de filiais e solicitação de transferência de registro.

O evento foi marcado pela riqueza de debates, troca de experiências e proposição de soluções para os desafios enfrentados pelo Sistema Confere/Cores no atual contexto legal. A transmissão ao vivo possibilitou a participação ampla e democrática de profissionais de todo o país, reforçando o compromisso com a transparência e a democratização do acesso à informação jurídica.

“O Seminário Jurídico é de extrema importância no que tange a atualizações e aprimoramento para o Sistema Confere/Cores, tendo em vista que são debatidos temas relevantes e atuais. A exemplo disso é a Resolução n° 547/2024 CNJ, que trata das execuções fiscais, e que muda a estrutura no procedimento, principalmente judicia”, destacou Diogo César Fernandes, assessor jurídico do Core-MT.

Para Rodrigo Lauande Pimentel, coordenador jurídico do Core-BA, o Seminário é uma oportunidade única para a troca de ideias e experiências valiosas que são de grande utilidade no dia a dia dos Regionais.

Já Carine Furtado Damasceno, chefe do departamento jurídico, declarou que o Seminário Jurídico vem superando as suas expectativas: “As trocas de experiências permitem um aprendizado relevante, favorecendo uma atuação mais sincronizada e eficiente”.

“Mais um Seminário Jurídico do Sistema Confere/Cores realizado com sucesso. A participação proativa do corpo jurídico presente elevou o nível das discussões. O debate democrático deu voz e valorizou a opinião de todos os advogados e procuradores presentes e colaborou diretamente para o exaurimento satisfatório dos conteúdos da pauta”, frisou Pedro Paulo Garcia, procurador do Core-MG.

Setor de alimentação fora do lar fechou março com aumento de 14,4% nas vendas

O setor de alimentação fora do lar para os operadores vinculados ao IFB (Instituto Foodservice Brasil) fechou março de 2024 com o maior patamar de crescimento dos últimos tempos, o que corresponde ao aumento nominal nas vendas de 14,4% e real (descontada a inflação) de 9,7%, em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados constam no Índice de Desempenho Foodservice (IDF), pesquisa realizada mensalmente pela organização, que abrange 17 redes associadas.

No recorte da Sexta-feira Santa até domingo de Páscoa, essa evolução foi de 17,2%. Já na comparação com mesmas lojas, a alta nominal em março de 2024 foi de 10,8% em relação a março de 2023. No acumulado do ano, por sua vez, o crescimento total nominal foi de 11,5%. O estudo também mostra que a participação do canal delivery representou 22,8% do total das vendas; em março de 2023, o índice era de 21,5%.

As lojas localizadas nos centros comerciais, como shoppings, supermercados e aeroportos registraram variação de faturamento de 12,9% na comparação com março do ano anterior, enquanto as lojas de rua tiveram variação de 16,2%. 

Quando se fala em ticket médio das redes, a evolução alcançou 2,7% no período de um ano, chegando a R$ 42,50 em março de 2024, contra R$ 41,40 em março de 2023.

Fonte: SuperVarejo

Processo Administrativo 01/2024 – Licenças Microsoft 365 e Copilot

Processo Administrativo 01/2024
Pregão Eletrônico SRP 90002/2024
Objeto: Contratação de licenças Microsoft 365 e Copilot para o Sistema Confere/Cores
Data da Sessão Pública: 28/05/2024

Confere e Core-DF firmam novo Termo de Cooperação Técnica

No dia 9 de maio, o Core-DF recebeu a visita do diretor-presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, e o diretor-secretário João Pedro da Silva Rosa, para a entrega do novo Termo de Cooperação Técnica, firmado com fins de apoio e assessoramento técnico especializado, pelo Federal ao Core-DF.

“O Core-DF agradece a presença dos estimados diretores do Confere e a preciosa colaboração do Federal para um melhor desempenho das atividades finalísticas desta Autarquia”, ressaltou o diretor-presidente do Core-DF, Wiliam Vicente Bernardes.

Na foto, da esquerda para à direita: o diretor-presidente do Core-DF, Wiliam Vicente Bernardes; o diretor-presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior; a gerente financeira do Core-DF, Janaína Fonsêca Fernandes; o diretor-secretário do Confere, João Pedro da Silva Rosa; a assessora jurídica do Core-DF, Luciane Almeida Nunes; o coordenador do Core-DF, Fábio Moura do Vale.

 

Fonte: Core-DF

Setor supermercadista se mobiliza para apoiar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Diante das recentes enchentes que devastaram o estado do Rio Grande do Sul, as associações do setor supermercadista, como AGAS (Associação Gaúcha de Supermercados), APAS (Associação Paulista de Supermercados) e ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados, estão unindo forças para prestar apoio à população e aos supermercadistas afetados pela tragédia.

O Rio Grande do Sul já contabiliza 95 mortos e mais de 130 desaparecidos por conta das chuvas. Há 207,8 mil pessoas fora de casa e estima-se que mais de 1,4 milhão de pessoas já foram afetadas.

A Abras coordena a mobilização setorial em prol das famílias atingidas e, com o apoio das entidades supermercadistas estaduais, busca identificar as principais necessidades das cidades atingidas e oferecer suporte emergencial. 

De acordo com as entidades, essa iniciativa reforça o compromisso do setor supermercadista em oferecer suporte e solidariedade às comunidades durante momentos de crise, enfatizando a importância da união e da colaboração em tempos difíceis. “A APAS expressa sua solidariedade aos amigos supermercadistas do Rio Grande do Sul, reconhecendo os significativos prejuízos materiais e o sofrimento enfrentado pela população local”, diz a associação em comunicado.

“O foco no apoio emergencial é prioridade, e o setor também está atento às mudanças que ocorrerão após o período de enchentes, avaliando os impactos da tragédia e tomando medidas adequadas para a recuperação da região”, completa.

O Rio Grande do Sul possui uma significativa participação na economia nacional, representando 6,5% do PIB brasileiro. Portanto, os impactos das enchentes devem ser relevantes nos resultados do segundo trimestre.

Segundo dados da Cielo, as enchentes que atingem o Rio Grande do Sul provocaram até agora queda de 15,7% nas vendas do varejo no estado, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O levantamento considera dados do intervalo entre a terça-feira (30 de abril) e o domingo (5 de maio) em comparação com período similar do ano passado (2 a 7 de maio). Os segmentos mais afetados pelo desastre foram o de Vestuário e Alimentação (Bares e Restaurantes), com quedas no faturamento de 49,5% e 37,8%, respectivamente. Na sequência, estão Móveis, Eletro e Depto (-37,0%), Materiais para Construção (-36,2%) e Drogarias e Farmácias (-24,9%).

Dois setores apresentaram crescimento no período: Postos de Gasolina (+33,9%) e Supermercados e Hipermercados (+14,6%). “O receio do desabastecimento e a incerteza da população levaram a uma grande procura de produtos de primeira necessidade e combustíveis”, afirma Estanislau Bassols, presidente da Cielo.

As associações supermercadistas afirmam que não há risco iminente de desabastecimento nos supermercados atualmente.

AJUDA SUL

 

Em parceria com a Associação Gaúcha de Atacadistas e Distribuidores (AGAD), a AGAS e a ABRAS lançam o aplicativo AJUDA SUL. A iniciativa busca entender o cenário atual no setor, centralizando todas as informações dos estabelecimentos supermercadistas que foram atingidos nesses últimos dias pelas enchentes. Por meio do aplicativo AJUDA SUL, um banco de informações será formado e disponibilizado a todos os fornecedores interessados em apoiar a reconstrução e reestruturação do setor. O aplicativo também auxiliará as indústrias de alimentos gaúchas.

 

O aplicativo permitirá que os supermercados no Rio Grande do Sul respondam a um breve questionário informando se foram atingidos pela tragédia, de forma total ou parcial, e quantos funcionários empregam. O objetivo é fazer um levantamento de quanto o setor foi atingido, coletando imagens e dados da real situação dos estabelecimentos, dimensionando o cenário do setor no estado para que a ajuda seja precisa e alinhada às necessidades dos supermercados de todo o estado do Rio Grande do Sul.

 

Rede varejista se solidariza

O Grupo Carrefour Brasil definiu que a partir de terça-feira, 7 de maio, todas as suas lojas no Rio Grande do Sul terão congelamento de preços de todos os seus produtos. A medida é válida para todas as bandeiras da companhia no estado: Carrefour, Atacadão, Sam’s Club e Nacional.

Os preços ficarão os mesmos até 31 de maio. “Não é uma definição fácil, pois envolve fornecedores, estoques, precificação. Mas, neste momento tão difícil do estado, e do Brasil, o Grupo avalia que é fundamental a população ter acesso a produtos sem qualquer reajuste. É uma segurança à população de que os preços serão os mesmos até o fim de maio, não é preciso ter receio de reajustes”, afirma o CEO do Grupo Carrefour Brasil, Stéphane Maquaire.

Fonte: Super Varejo

Core-SP presente na APAS Show 2024

O Core-SP estará presente no APAS Show 2024, o maior evento de bebidas e alimentos das Américas e a maior feira supermercadista do mundo.

Durante os 4 dias de evento, o APAS Show oferece tudo de mais relevante para o setor, desde alimentos e bebidas até tecnologia e inovação, passando por logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Os integrantes da Diretoria e os colaboradores do Core-SP contam com a sua visita no estande 1084, Rua G.