DEPUTADO ESTADUAL LÉO VIEIRA (PSC-RJ) COMPROMETE-SE COM REPRESENTANTES COMERCIAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

O representante comercial Darcy Candiogo; o deputado estadual Léo Vieira (PSC); o procurador-geral adjunto do Confere, Izaac Pereira Inácio; e Robson Oliveira, assessor parlamentar do deputado


Durante o encontro, foram discutidas ações para a redução e isenção de impostos para a categoria dos representantes comerciais no estado do Rio de Janeiro. 


O parlamentar se comprometeu em apresentar um Projeto de Lei nos próximos dias em nova reunião com representantes comerciais e dirigentes do Confere. 


“Precisamos estudar e buscar soluções para desoneração dos representantes comerciais”, firmou o deputado. 

O representante comercial Darcy Candiogo entre o procurador-geral adjunto do Confere, Izaac Pereira Inácio e o diretor-presidente do Confere, Manoel Affonso Mendes, na sede do Confere




1 ANO DE PANDEMIA

Diagnóstico: o consumidor nunca mais será o mesmo. Segundo análises, as recomendações para manter a saúde das vendas, após a pandemia, são:


– ATENDIMENTO VIRTUAL, PRÁTICO E PRÓXIMO:

Panorama Mobile Time/Opinion Box perguntou a consumidores sobre quais canais mais utilizam para se relacionarem com marcas na pandemia. A resposta: WhatsApp: 78%; Instagram: 72%; Messenger: 58%; Telegram: 54%. São números expressivos que indicam permanência.


– VENDA DE ITENS DE COMODIDADE:

Se empresas adotaram de vez o home office e várias atividades de bem-estar se tornaram on-line, isso significa que a vida intensa em casa continuará sendo cultivada. Moda comfy, jardinagem e mobiliário de escritório são tendências que só devem crescer. Segundo a GfK, a procura por equipamentos de ginástica cresceu 500%; de eletroportáteis, 800%; de kits para churrasco, 200%.


– EDUCAÇÃO VIRTUAL:

Tanto no sentido de estudar quanto no de fomentar, o Representante Comercial deve ficar de olho. Muita gente, que achava que nunca seria um bom aluno de EAD, acabou tendo que experimentar e viu que é possível. A alta demanda impulsionou investimentos e consolidação. Fecomércio SP aponta: é provável que o consumo de cursos on-line se torne a regra.

4 DICAS

Recentemente, uma grande parcela de brasileiros foi surpreendida com o vazamento de dados de identificação pessoal na internet. Diante do ocorrido, a segurança da informação foi um tema que ganhou destaque e chamou a atenção de empresas que lidam com dados de clientes diariamente. 

Pensando nisso, o Confere selecionou quatro dicas para que os representantes comerciais possam garantir a segurança das informações de seus clientes. São elas: 


1. Crie senhas fortes: 

Pense em combinações fortes para as suas senhas e não compartilhe elas com ninguém. 


2. Proteja as redes de WiFi: 

Quando as redes sem fio não são devidamente protegidas, pessoas não autorizadas conseguem acessar o WiFi. Isso facilita a invasão do banco de dados e o roubo de informações dos seu clientes. 


3. Realize backups regularmente: 

Evitar a perda de dados é tão importante quanto protege-los de acessos indesejados. Realize backups constantemente e evite imprevistos. 


4. Faça o gerenciamento de riscos: 



Um gerenciamento de riscos é essencial para que você possa prever e minimizar as possibilidades de ataque aos dados dos seus clientes. 


Você tem alguma dúvida sobre o assunto?
Acesse o Fale Conosco na página principal do site, que o Confere responde! 

Aplicativo do Banco do Brasil passa a oferecer microcrédito produtivo

Os pequenos empreendedores podem contratar operações de crédito diretamente pelo smartphone. O Banco do Brasil (BB) anunciou a contratação do microcrédito produtivo orientado (MPO) por meio do aplicativo da instituição financeira.

Com a ferramenta, os contratos passarão a ser firmados pelo celular, dispensando a impressão de documentos e a assinatura física. Destinado à ampliação da produção ou à expansão de pequenos negócios, o MPO oferece empréstimos de R$ 1 mil a R$ 21 mil, com pagamentos de 5 a 18 parcelas, estabelecidos com base na capacidade do credor.

No aplicativo, o empreendedor informal pede o microcrédito. Em cinco minutos, em média, a agência de relacionamento do correntista analisa o pedido e calcula a capacidade de pagamento. Caso o proponente aprove a proposta do banco, assinará todos os documentos eletronicamente.

Na seção “Perfil”, dentro do aplicativo, o cliente clica em “Confirmações pendentes” e escreve a senha de seis dígitos, formalizando a contratação do microcrédito produtivo orientado sem a necessidade de ir à agência. O Banco do Brasil orienta o proponente a ler toda a documentação antes de proceder à assinatura eletrônica.

Segundo o Banco do Brasil, a melhoria dos canais eletrônicos de atendimento é essencial para fortalecer os pequenos negócios, principalmente neste momento de recrudescimento da pandemia de covid-19. De acordo com a instituição, os profissionais que mais recorrem ao microcrédito produtivo orientando são vendedores informais de roupas e acessórios, cabelereiros, manicure e pedicure, vendedores informais de alimentos, empreendedores dos ramos de estética e outros serviços de cuidados com a pele e higiene pessoal.


Faturamento

O MPO só pode ser contratado por três tipos de empreendedores: informais com renda mensal de até R$ 30 mil, microempreendedor individual (MEI) com faturamento de até R$ 81 mil por ano ou microempresa com faturamento de até R$ 360 mil por ano. O contratante não pode ter mais de R$ 80 mil de dívidas com bancos e outras instituições financeiras, exceto no caso de operações de crédito habitacional.

Voltada à ampliação da capacidade produtiva, esse tipo de linha de crédito pode financiar a melhora do fluxo de caixa (capital de giro). O MPO também pode ser usado para a compra de equipamentos, móveis, ferramentas e demais itens necessários ao funcionamento da atividade econômica.



Fonte: Agência Brasil

Semana do Consumidor começa oficialmente hoje em todo o país

Nesta Semana do Consumidor, que começa nesta segunda-feira (15), as lojas virtuais estão com promoções de até 80% e parcelamentos em 12 vezes. Contudo, é preciso tomar cuidado para não cair em ofertas enganosas e ter prejuízo financeiro com a compra dos produtos. 

A Semana do Consumidor foi criada pelo comércio para tentar aumentar as vendas em função do Dia Internacional do Consumidor, que é comemorado hoje. No Brasil, apesar de diversas conquistas, como o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que completou 30 anos no ano passado, muitos consumidores ainda precisam recorrer à Justiça para obter ressarcimento de compras malsucedidas. 

Em comemoração aos 30 anos do CDC, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) reuniu os principais pontos do código, que podem ser úteis para orientar o consumidor na hora da compra. 

Informações claras sobre a compra – A oferta e a apresentação dos produtos e serviços devem ter informações claras e precisas sobre preço, forma de pagamento, garantia e prazos de validade.

Publicidade enganosa é crime – Quem promover publicidade que sabe ser enganosa ou abusiva pode ser condenado a pena de três meses a um ano de detenção e multa.

Direito ao arrependimento – O consumidor pode desistir da compra dentro do prazo de sete dias após o recebimento do produto ou serviço, sempre que a compra ocorrer fora do estabelecimento (internet, telefone).

Atraso na entrega – Caso o produto não seja entregue, o comprar pode cobrar a entrega do item, aceitar outro produto equivalente ou rescindir o contrato e receber o dinheiro de volta. 

Prazo de reclamação – O CDC estabeleceu um prazo de vigência para reclamações de defeitos: 30 dias para fornecimento de serviços e produtos não duráveis e 90 dias para serviços e produtos duráveis. 

Troca de produtos – As empresas são responsáveis pela qualidade dos produtos. Se o problema não for resolvido em até 30 dias, o consumidor pode pedir a troca por outro produto da mesma espécie, restituição do valor pago ou abatimento proporcional do preço. 

Peças de reposição – Quando uma empresa deixa de produzir ou importar um produto, a oferta de peças de reposição deve ser mantida pelo prazo de vida útil do produto. 

Recall – As empresas são obrigadas a comunicar às autoridades e ao público sobre peças que apresentem perigo ao consumidor durante período de venda no mercado, além de providenciar o conserto gratuitamente. 



Fonte: Agência Brasil

Pronampe: governo anuncia prorrogação do prazo de carência dos empréstimos

O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, informou nesta segunda-feira (8) que o governo decidiu prorrogar por mais três meses o prazo de carência dos empréstimos concedidos a empresários por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

Criado em maio do ano passado como uma forma de ajudar pequenos empresários a enfrentar a crise provocada pela pandemia, o Pronampe permitiu ao empresário pegar até 30% do faturamento em empréstimo, com pagamento em 36 vezes e juros de até 1,25% mais taxa Selic.

O programa tinha prazo de carência de oito meses, e os empréstimos começariam a ser pagos neste mês. Ao todo, as três fases do programa em 2020 emprestaram R$ 37,5 bilhões a 517 mil empresários.

“O Ministério da Economia acabou de aprovar uma extensão de três meses na carência. Ou seja, aquele empresário que tomou recursos em agosto e que teria que começar a pagar agora […] terá mais três meses, no meio dessa situação muito difícil, para ter um pouco de alívio”, afirmou Costa.

Segundo o secretário, o governo articula um projeto de lei para permitir que recursos do Pronampe não usados em 2020 (cerca de R$ 2 bilhões) sejam usados em 2021.

Carlos da Costa afirmou ainda que negocia com o Senado mais R$ 4,8 bilhões para ajudar a socorrer empresas.



Fonte: www.g1.globo.com

ELEIÇÃO CORE-GO – TRIÊNIO 2021/2024

1. Edital
– Publicado no Diário Oficial da União em 05.03.21

– Publicado no “Diário da Manhã” em 05.03.2021

2. Regulamento Eleitoral

3. Requerimento de Registro de Chapa

4. Ficha de Qualificação

5. Declaração de Aquiescência

6. Resolução nº 1.177/2021 – Confere
– Publicado no Diário Oficial da União em 05.03.21

7. Aviso de Registro de Chapa
– Publicado no Diário Oficial da União em 24.03.2021
– Publicado no Jornal Diário da Manhã 24.03.2021

8. Aditamento ao Edital de Convocação (AVISO)
Publicado no Diário Oficial da União em 08.04.2021
Publicado no “Diário da Manhã” em 08.04.2021

DIA INTERNACIONAL DA MULHER



  • Empreendedorismo
  • Igualdade de gênero
  • Empoderamento
  • História
  • Representação comercial


Bom, ainda bem que agora se discute! Mulher é força que move o mundo. Ou seria uma galáxia inteira? Afinal, dentro de cada uma, há várias realidades paralelas e complementares acontecendo ao mesmo tempo. E pena que isso não é tão reconhecido (até hoje!). Mulheres ganham menos ocupando cargos iguais. Em vagas de diretoria e gerência, elas recebem o equivalente a 71,3% da remuneração dos homens, segundo estudo IBGE (2018).


E mesmo com todos os desafios, o desbravamento de mentalidade social segue forte, lançando mão do empreendedorismo feminino para mudar essa realidade. O Confere se orgulha da atuação das mulheres na Representação Comercial, o que impulsiona as vendas e a economia brasileira.


Desejamos um feliz e representativo
Dia Internacional da Mulher!