O representante comercial Darcy Candiogo; o deputado estadual Léo Vieira (PSC); o procurador-geral adjunto do Confere, Izaac Pereira Inácio; e Robson Oliveira, assessor parlamentar do deputado
Durante o encontro, foram discutidas ações para a redução e isenção de impostos para a categoria dos representantes comerciais no estado do Rio de Janeiro.
O parlamentar se comprometeu em apresentar um Projeto de Lei nos próximos dias em nova reunião com representantes comerciais e dirigentes do Confere.
“Precisamos estudar e buscar soluções para desoneração dos representantes comerciais”, firmou o deputado.
O representante comercial Darcy Candiogo entre o procurador-geral adjunto do Confere, Izaac Pereira Inácio e o diretor-presidente do Confere, Manoel Affonso Mendes, na sede do Confere
Diagnóstico: o consumidor nunca mais será o mesmo. Segundo análises, as recomendações para manter a saúde das vendas, após a pandemia, são:
– ATENDIMENTO VIRTUAL, PRÁTICO E PRÓXIMO:
Panorama Mobile Time/Opinion Box perguntou a consumidores sobre quais canais mais utilizam para se relacionarem com marcas na pandemia. A resposta: WhatsApp: 78%; Instagram: 72%; Messenger: 58%; Telegram: 54%. São números expressivos que indicam permanência.
– VENDA DE ITENS DE COMODIDADE:
Se empresas adotaram de vez o home office e várias atividades de bem-estar se tornaram on-line, isso significa que a vida intensa em casa continuará sendo cultivada. Moda comfy, jardinagem e mobiliário de escritório são tendências que só devem crescer. Segundo a GfK, a procura por equipamentos de ginástica cresceu 500%; de eletroportáteis, 800%; de kits para churrasco, 200%.
– EDUCAÇÃO VIRTUAL:
Tanto no sentido de estudar quanto no de fomentar, o Representante Comercial deve ficar de olho. Muita gente, que achava que nunca seria um bom aluno de EAD, acabou tendo que experimentar e viu que é possível. A alta demanda impulsionou investimentos e consolidação. Fecomércio SP aponta: é provável que o consumo de cursos on-line se torne a regra.
Recentemente, uma grande parcela de brasileiros foi surpreendida com o vazamento de dados de identificação pessoal na internet. Diante do ocorrido, a segurança da informação foi um tema que ganhou destaque e chamou a atenção de empresas que lidam com dados de clientes diariamente.
Pensando nisso, o Confere selecionou quatro dicas para que os representantes comerciais possam garantir a segurança das informações de seus clientes. São elas:
1. Crie senhas fortes:
Pense em combinações fortes para as suas senhas e não compartilhe elas com ninguém.
2. Proteja as redes de WiFi:
Quando as redes sem fio não são devidamente protegidas, pessoas não autorizadas conseguem acessar o WiFi. Isso facilita a invasão do banco de dados e o roubo de informações dos seu clientes.
3. Realize backups regularmente:
Evitar a perda de dados é tão importante quanto protege-los de acessos indesejados. Realize backups constantemente e evite imprevistos.
4. Faça o gerenciamento de riscos:
Um gerenciamento de riscos é essencial para que você possa prever e minimizar as possibilidades de ataque aos dados dos seus clientes.
Você tem alguma dúvida sobre o assunto? Acesse o Fale Conosco na página principal do site, que o Confere responde!
Os pequenos empreendedores podem contratar operações de crédito diretamente pelo smartphone. O Banco do Brasil (BB) anunciou a contratação do microcrédito produtivo orientado (MPO) por meio do aplicativo da instituição financeira.
Com a ferramenta, os contratos passarão a ser firmados pelo celular, dispensando a impressão de documentos e a assinatura física. Destinado à ampliação da produção ou à expansão de pequenos negócios, o MPO oferece empréstimos de R$ 1 mil a R$ 21 mil, com pagamentos de 5 a 18 parcelas, estabelecidos com base na capacidade do credor.
No aplicativo, o empreendedor informal pede o microcrédito. Em cinco minutos, em média, a agência de relacionamento do correntista analisa o pedido e calcula a capacidade de pagamento. Caso o proponente aprove a proposta do banco, assinará todos os documentos eletronicamente.
Na seção “Perfil”, dentro do aplicativo, o cliente clica em “Confirmações pendentes” e escreve a senha de seis dígitos, formalizando a contratação do microcrédito produtivo orientado sem a necessidade de ir à agência. O Banco do Brasil orienta o proponente a ler toda a documentação antes de proceder à assinatura eletrônica.
Segundo o Banco do Brasil, a melhoria dos canais eletrônicos de atendimento é essencial para fortalecer os pequenos negócios, principalmente neste momento de recrudescimento da pandemia de covid-19. De acordo com a instituição, os profissionais que mais recorrem ao microcrédito produtivo orientando são vendedores informais de roupas e acessórios, cabelereiros, manicure e pedicure, vendedores informais de alimentos, empreendedores dos ramos de estética e outros serviços de cuidados com a pele e higiene pessoal.
Faturamento
O MPO só pode ser contratado por três tipos de empreendedores: informais com renda mensal de até R$ 30 mil, microempreendedor individual (MEI) com faturamento de até R$ 81 mil por ano ou microempresa com faturamento de até R$ 360 mil por ano. O contratante não pode ter mais de R$ 80 mil de dívidas com bancos e outras instituições financeiras, exceto no caso de operações de crédito habitacional.
Voltada à ampliação da capacidade produtiva, esse tipo de linha de crédito pode financiar a melhora do fluxo de caixa (capital de giro). O MPO também pode ser usado para a compra de equipamentos, móveis, ferramentas e demais itens necessários ao funcionamento da atividade econômica.
Aproveite e mantenha o seu registro profissional em dia!
Após o dia 31 de março o pagamento da anuidade poderá ser parcelado, em 3 vezes, sem desconto, vencendo-se a primeira em 30 de abril, a segunda em 31 de agosto e a terceira em 31 de dezembro do mesmo ano.
Busque maiores informações sobre os valores das anuidades, aqui no site do Confere.
Nesta Semana do Consumidor, que começa nesta segunda-feira (15), as lojas virtuais estão com promoções de até 80% e parcelamentos em 12 vezes. Contudo, é preciso tomar cuidado para não cair em ofertas enganosas e ter prejuízo financeiro com a compra dos produtos.
A Semana do Consumidor foi criada pelo comércio para tentar aumentar as vendas em função do Dia Internacional do Consumidor, que é comemorado hoje. No Brasil, apesar de diversas conquistas, como o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que completou 30 anos no ano passado, muitos consumidores ainda precisam recorrer à Justiça para obter ressarcimento de compras malsucedidas.
Em comemoração aos 30 anos do CDC, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) reuniu os principais pontos do código, que podem ser úteis para orientar o consumidor na hora da compra.
Informações claras sobre a compra – A oferta e a apresentação dos produtos e serviços devem ter informações claras e precisas sobre preço, forma de pagamento, garantia e prazos de validade.
Publicidade enganosa é crime – Quem promover publicidade que sabe ser enganosa ou abusiva pode ser condenado a pena de três meses a um ano de detenção e multa.
Direito ao arrependimento – O consumidor pode desistir da compra dentro do prazo de sete dias após o recebimento do produto ou serviço, sempre que a compra ocorrer fora do estabelecimento (internet, telefone).
Atraso na entrega – Caso o produto não seja entregue, o comprar pode cobrar a entrega do item, aceitar outro produto equivalente ou rescindir o contrato e receber o dinheiro de volta.
Prazo de reclamação – O CDC estabeleceu um prazo de vigência para reclamações de defeitos: 30 dias para fornecimento de serviços e produtos não duráveis e 90 dias para serviços e produtos duráveis.
Troca de produtos – As empresas são responsáveis pela qualidade dos produtos. Se o problema não for resolvido em até 30 dias, o consumidor pode pedir a troca por outro produto da mesma espécie, restituição do valor pago ou abatimento proporcional do preço.
Peças de reposição – Quando uma empresa deixa de produzir ou importar um produto, a oferta de peças de reposição deve ser mantida pelo prazo de vida útil do produto.
Recall – As empresas são obrigadas a comunicar às autoridades e ao público sobre peças que apresentem perigo ao consumidor durante período de venda no mercado, além de providenciar o conserto gratuitamente.
O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, informou nesta segunda-feira (8) que o governo decidiu prorrogar por mais três meses o prazo de carência dos empréstimos concedidos a empresários por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).
Criado em maio do ano passado como uma forma de ajudar pequenos empresários a enfrentar a crise provocada pela pandemia, o Pronampe permitiu ao empresário pegar até 30% do faturamento em empréstimo, com pagamento em 36 vezes e juros de até 1,25% mais taxa Selic.
O programa tinha prazo de carência de oito meses, e os empréstimos começariam a ser pagos neste mês. Ao todo, as três fases do programa em 2020 emprestaram R$ 37,5 bilhões a 517 mil empresários.
“O Ministério da Economia acabou de aprovar uma extensão de três meses na carência. Ou seja, aquele empresário que tomou recursos em agosto e que teria que começar a pagar agora […] terá mais três meses, no meio dessa situação muito difícil, para ter um pouco de alívio”, afirmou Costa.
Segundo o secretário, o governo articula um projeto de lei para permitir que recursos do Pronampe não usados em 2020 (cerca de R$ 2 bilhões) sejam usados em 2021.
Carlos da Costa afirmou ainda que negocia com o Senado mais R$ 4,8 bilhões para ajudar a socorrer empresas.
Bom, ainda bem que agora se discute! Mulher é força que move o mundo. Ou seria uma galáxia inteira? Afinal, dentro de cada uma, há várias realidades paralelas e complementares acontecendo ao mesmo tempo. E pena que isso não é tão reconhecido (até hoje!). Mulheres ganham menos ocupando cargos iguais. Em vagas de diretoria e gerência, elas recebem o equivalente a 71,3% da remuneração dos homens, segundo estudo IBGE (2018).
E mesmo com todos os desafios, o desbravamento de mentalidade social segue forte, lançando mão do empreendedorismo feminino para mudar essa realidade. O Confere se orgulha da atuação das mulheres na Representação Comercial, o que impulsiona as vendas e a economia brasileira.
Desejamos um feliz e representativo Dia Internacional da Mulher!