Exportações brasileiras cresceram 4,8% em julho

As exportações brasileiras cresceram 4,8% em julho, em termos de valores, na comparação com julho de 2024. No acumulado do ano, foram exportados R$ 198 bilhões em produtos nacionais. De acordo com o governo federal, o aumento foi expressivo graças aos negócios com os Estados Unidos, México, Argentina, União Europeia e Japão.

Em termos de volumes, o crescimento das exportações foi ainda maior: 7,2%, também na comparação com julho do ano passado, tendo por base dados da balança comercial divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

“No mês passado, o Brasil exportou US$ 32,31 bilhões. No acumulado do ano, até julho, as exportações brasileiras somam US$ 198 bilhões, o que representa um crescimento de 0,1% em valor e de 2% em volume, sobre igual período de 2024. No ano, a corrente de comércio soma US$ 359 bi, com saldo de U$ 37 bilhões”, detalhou o ministério.

Destinos

O crescimento nas exportações envolveu “vários destinos”. Em termos percentuais, o que registrou maior crescimento de volume – na comparação julho de 2025 com julho de 2024 – foi a Argentina (42,4%).

No caso do México, o aumento das exportações ficou em 17,2%. Já as exportações para a União Europeia cresceram 7,4%, na mesma base de comparação, relativa ao volume. Para o Japão, o aumento ficou em 7,3%, enquanto para os EUA ficou em 5%.

Produtos

Carne bovina, óleos brutos de petróleo, minérios de cobre e café não torrado estão entre os produtos que registraram maior crescimento, na comparação mensal.

“A Indústria de Transformação (aquela que transforma um material primário em um produto final ou em um intermediário destinado a outra indústria de transformação, como a celulose sendo transformada em papel, por exemplo) foi o setor que teve o maior crescimento em valor (7,4%), seguida pela Indústria Extrativa (3,6%) e pela Agropecuária (0,3%)”, detalhou o MDIC.

Importações

Também na comparação mensal, as importações brasileiras aumentaram 8,4% em termos de valor. Com isso, o mês de julho fechou em US$ 25,2 bilhões, com destaque para bens de capital (13,4%), bens intermediários (10,8%) e bens de consumo (5,1%).

“No ano, o aumento das importações é de 8,3% em valores e de 9,7% em volume, somando até julho US$ 161 bilhões”, informou a pasta.

Fonte: Agência Brasil

Core-RJ Itinerante chega a Petrópolis em 16 de setembro com serviços e atendimento exclusivo

O Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Rio de Janeiro (Core-RJ) realiza no dia 16 de setembro, a partir das 17h, mais uma edição do projeto Core-RJ Itinerante, desta vez na cidade de Petrópolis.
Com apoio da Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis (ACEP), a ação será realizada na sede da entidade, localizada na Rua Irmãos D’Angelo, 48 – 7º andar – Centro, e tem como objetivo aproximar ainda mais o Conselho dos representantes comerciais da região, oferecendo diversos serviços e orientações presenciais. 100% gratuito!
 
Durante o evento, os participantes terão acesso a:
  • Palestra sobre contabilidade regular
  • Atendimento para registro profissional
  • Negociação de débitos
  • Emissão e acesso a carteiras profissionais
  • Atendimento jurídico 
O Core Itinerante é uma oportunidade para os representantes comerciais regularizarem sua situação junto ao Conselho, esclarecerem dúvidas sobre a profissão e participarem de integração direta com a Diretoria do Core-RJ.
 
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas clicando aqui

Visita de cortesia reforça laços institucionais entre o Sistema Confere/Cores e a Fecomércio-BA

O presidente do Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere), Archimedes Cavalcanti Júnior, acompanhado do procurador-geral do Confere, Izaac Pereira Inácio, do presidente do Core-BA, Heval Dórea da Silva, e do tesoureiro do Core-BA, Jaciel Barreto, realizou visita institucional de cortesia ao presidente do Sistema Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes.

Durante o encontro, foram tratados temas relevantes ao setor produtivo baiano, com ênfase especial na atividade da Representação Comercial, segmento essencial para o desenvolvimento econômico do estado e do país. A reunião também proporcionou a oportunidade de debater estratégias de fortalecimento institucional, articulação setorial e valorização dos profissionais da categoria.

Na ocasião, o presidente Archimedes expressou agradecimento pelo apoio contínuo e institucional da Fecomércio-BA à Representação Comercial da Bahia e às lideranças que atuam no segmento. O gesto reforça o compromisso conjunto com o fortalecimento da atividade e evidencia a construção de uma sólida parceria entre as entidades, baseada na cooperação, no respeito mútuo e na busca por avanços para o setor.

Outro ponto de destaque da reunião foi o anúncio, feito pelo presidente do Confere, da escolha do nome do presidente Kelsor Fernandes para receber a Comenda Dr. Plínio Affonso de Farias Mello, a mais alta honraria concedida pelo Sistema Confere/Cores a personalidades que se destacam por sua contribuição ao desenvolvimento da Representação Comercial no Brasil.

A entrega da comenda ocorrerá em sessão solene no dia 30 de setembro, durante evento comemorativo ao Dia do Representante Comercial, que contará também com palestra do renomado especialista em inovação e negócios Walter Longo, ampliando o diálogo sobre os impactos da Inteligência Artificial nos negócios de Representação Comercial e na sociedade.

 

Como redes de supermercados estão se preparando para enfrentar crises políticas e econômicas

Diante da crescente volatilidade dos cenários políticos e econômicos, redes de supermercados brasileiras enfrentam desafios cada vez mais complexos que impactam desde a cadeia produtiva até o abastecimento das gôndolas. Para garantir a continuidade das operações e a satisfação do consumidor, essas empresas têm investido em estratégias que combinam planejamento rigoroso, parcerias sólidas e tecnologia avançada, buscando resiliência em tempos de incerteza.

Para a diretora de Marketing da rede Dalben, Fernanda Dalben, a antecipação é um dos pilares essenciais: “Primeiro, ter uma relação bem próxima com a indústria para entender as movimentações, fazer um planejamento, acho que isso é muito importante porque a própria indústria tem algumas informações de quando vai aumentar o preço, de quando vai ter uma instabilidade, para que a gente consiga antecipar esses pedidos com melhor negociação”, diz.

Na rede Asun, o diretor Comercial, Jairo Antonio Da Silva destaca a importância da diversificação para reduzir riscos: “A Asun busca um leque variado de fornecedores, tanto locais quanto de outras regiões, e mantém um mix de produtos que inclui marcas de menor custo e embalagens menores, além dos produtos importados com excelente custo-benefício”, destaca. Segundo o executivo, essa estratégia permite oferecer ao cliente alternativas diante da alta de preços em determinados segmentos, sem comprometer o orçamento familiar. “Além disso, a rede busca equilibrar o estoque para evitar excessos e rupturas, utilizando sistemas rigorosos de controle que impactam diretamente na saúde financeira da empresa”, emenda.

Planejamento e parcerias: a base para mitigar riscos

De acordo com Fernanda Dalben, a construção de parcerias estratégicas e o alinhamento com fornecedores e operadores logísticos são elementos centrais para garantir a continuidade do abastecimento, especialmente em contextos de instabilidade. “Essa questão mesmo do planejamento, dessas parcerias, principalmente sabendo de uma possível instabilidade, nos ajuda a planejar esses volumes, tentar fazer uma melhor negociação dentro da nossa realidade e tentar otimizar a questão de frete”, afirma a diretora.

Jairo Antonio reforça o papel da colaboração e do mapeamento de riscos para evitar vulnerabilidades. “Fortalecemos o relacionamento com fornecedores e parceiros logísticos, estabelecendo canais de comunicação abertos e transparentes. Essa colaboração permite o compartilhamento de informações sobre previsões de demanda e desafios, facilitando a busca por soluções conjuntas e ágeis.” O diretor explica que a rede Asun também investe em alternativas logísticas e centros de distribuição diversificados para aumentar a capilaridade e mitigar impactos causados por imprevistos como greves ou desastres naturais.

Digitalização e dados: decisões mais assertivas em cenários imprevisíveis

O uso estratégico de dados e ferramentas digitais tem se tornado indispensável para as redes que buscam agilidade e assertividade na tomada de decisões em um ambiente de alta incerteza. Fernanda Dalben destaca que o uso de dados é fundamental nesse sentido. “Por exemplo, usamos o nosso CRM para entender esse comportamento de compra, essa mudança de comportamento do consumidor. Tem uma categoria que ele está deixando de comprar por uma questão muitas vezes de preços, onde a gente está menos competitivo. Então, a gente faz bastante pesquisa de mercado e pesquisa de concorrência também”, ensina.

Além disso, a rede Dalben utiliza inteligência artificial para previsão de demanda e integra Business Intelligence (BI) para que diversos setores compartilhem informações em tempo real, agilizando ações operacionais quando necessário. “A gente andou construindo alguns BI’s aqui, onde a gente consegue ver a, ter informações em tempo real e também compartilhadas com vários setores, como marketing, trade, comercial, operação, que enxergam os mesmos números, os mesmos dados, e isso dá uma agilidade, inclusive, operacional para a gente conseguir agir”, aponta a diretora de marketing da rede Dalben.

Na rede Asun, a digitalização também é um diferencial estratégico com a implementação de uma plataforma avançada de análise preditiva. “Essa ferramenta permite prever picos e quedas de demanda com maior assertividade, otimizando compras, evitando desperdícios e garantindo o abastecimento. O sistema integra dados de vendas, estoques, informações climáticas e até tendências em redes sociais, oferecendo um panorama dinâmico para ajustar o mix e as promoções conforme as mudanças no comportamento do consumidor”, diz Jairo.

Estrutura e operação: fortalecendo a adaptabilidade

As mudanças estruturais e operacionais realizadas nos últimos anos têm sido decisivas para aumentar a adaptabilidade das redes diante de crises e instabilidades. Fernanda Dalben aponta que a construção de BI integrado entre setores é uma dessas transformações. “Isso dá uma agilidade, inclusive, operacional para a gente conseguir agir quando precisar, de repente, escoar um produto ou onde a gente sabe que vai ter um problema com o produto, a gente conseguir agir em tempo real”, afirma.

Jairo Antonio Da Silva enfatiza um conjunto amplo de iniciativas da rede Asun. “Simplificamos e padronizamos processos de compra, recebimento e distribuição, tornando-os mais eficientes, menos suscetíveis a erros e mais resilientes a interrupções. Investimos também em treinamento e desenvolvimento da equipe, capacitando para resolução de problemas e tomada de decisão ágil”, revela. Outro ponto fundamental destacado pelo diretor comercial da rede Asun é a modernização contínua da infraestrutura tecnológica, centralização das compras para fortalecer o poder de barganha e a criação de fundos de contingência para enfrentar situações emergenciais.

O delicado equilíbrio entre preço, margem e abastecimento

Segundo Fernanda Dalben, manter preços acessíveis ao consumidor, garantir margens de lucro saudáveis e assegurar o abastecimento constante é um desafio que exige estratégias muito bem calibradas. “Uma forma inteligente de preservar margem, eu acho que é a questão do CRM onde a gente faz ofertas cada vez mais direcionadas para o público exato, para não precisar fazer a promoção de massa para todo mundo. O mix de produtos é constantemente revisitado para garantir competitividade sem perder o foco no cliente, buscando marcas alternativas e parcerias com fabricantes para oferecer qualidade com o melhor preço”, ressalta a executiva.

Na visão do diretor comercial da Asun, a precificação dinâmica e a negociação agressiva são essenciais: “Utilizamos sistemas que analisam a concorrência, custos e demanda para ajustar os preços de forma estratégica por região. Em cenários de crise, a busca por condições comerciais mais favoráveis, como prazos de pagamento estendidos, descontos por volume ou parcerias de longo prazo, torna-se ainda mais vital. A rede também foca na eficiência operacional, reduzindo despesas e perdas para manter preços competitivos sem sacrificar a rentabilidade”, completa Jairo Antonio Da Silva.

Fonte: Super Varejo

Ciclo de capacitação e treinamento com Walter Longo: Rio de Janeiro – RJ

O ciclo de capacitação e treinamento deste ano continua: Walter Longo – empreendedor, palestrante, professor e especialista em inovação, negócios e transformação digital.

O mercado está em constante evolução, e entender como a IA pode transformar as negociações, a prospecção de clientes e o relacionamento comercial é fundamental para quem deseja se destacar.

Walter Longo é referência quando o assunto é o futuro dos negócios. Com uma visão estratégica sobre o impacto da tecnologia no mercado, ele trará reflexões essenciais para os representantes comerciais se adaptarem e prosperarem na era da Inteligência Artificial.

  • Tema: Liderança em tempos de mudança
  • Data: 11 de agosto
  • Horário: 17h
  • Local: Auditório do CCBB
  • Endereço: R. Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20010-000

Vagas limitadas! Garanta seu lugar: inscreva-se!

Campo Grande recebe palestra sobre Inteligência Artificial e premiação que celebra o legado da Representação Comercial no Estado

Na última sexta-feira, 1º de agosto, o Core-MS realizou um importante evento voltado ao fortalecimento da Representação Comercial. Realizado no Grand Park Hotel, o encontro reuniu profissionais do setor para uma noite de capacitação e reconhecimento, com destaque para a palestra do especialista Walter Longo e a entrega da Premiação Klaus Heinz Oskar Sturck.

Dando continuidade ao ciclo de capacitação promovido pelo Sistema Confere/Cores, o evento contou com a presença de Walter Longo — empreendedor, palestrante, professor e referência nacional em inovação, negócios e transformação digital. Com o tema “Impactos da Inteligência Artificial nos Negócios de Representação Comercial e na Sociedade”, a palestra trouxe reflexões essenciais sobre as mudanças que a tecnologia vem impondo ao mercado e às relações comerciais.

Durante a apresentação, Walter abordou como a inteligência artificial está redesenhando processos de prospecção, negociação e relacionamento com clientes. A proposta foi provocar o olhar estratégico dos representantes comerciais diante das novas ferramentas digitais, incentivando a adaptação às transformações que já moldam o presente e o futuro da profissão.

A noite também foi marcada pela entrega da Premiação Klaus Heinz Oskar Sturck, idealizada pelo presidente do Core-MS, Jairo Jorge Duarte de Rezende, em homenagem a seu mentor e um dos pioneiros da Representação Comercial no Mato Grosso do Sul. Mais do que uma homenagem, a premiação reconhece representantes e clientes que se destacam pelo compromisso, ética e parceria com a categoria, perpetuando os valores deixados por Klaus.

Eleição Core-RJ – Triênio 2026/2029

Resolução nº 2.164 – Dispõe sobre o processo eleitoral pelo voto direto para composição do Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Rio de Janeiro – Core-RJ, no triênio 2026/2029.

Edital de Convocação

Regulamento Eleitoral

Requerimento de Registro de Chapa

Declaração de Aquiescência

Ficha de Qualificação

Aviso de Registro de Chapa

Eleição Core-MA – Triênio 2026/2029

Resolução nº 2.165 – Dispõe sobre o processo eleitoral pelo voto direto para composição do Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Maranhão – Core-MA, no triênio 2026/2029.

Edital de Convocação

– Publicado no Diário Oficial da União – 04.08.2025

– Publicado no Jornal O Imparcial – 04.08.2025

Regulamento Eleitoral

Requerimento de Registro de Chapa

Declaração de Aquiescência

Ficha de Qualificação

Aviso de Registro de Chapa

– Publicado no Diário Oficial da União – 22.08.2025

– Publicado no jornal O Imparcial – 22.08.2025

Resolução nº 2.166/2025 – Substitui membro da Comissão Eleitoral constituída para processar o pleito para eleger os conselheiros do Core-MA, triênio 2026/2028.