Abastecimento de presenteáveis mobiliza redes para Dia das Mães

O senso comum diz que um dia de celebração é pouco para homenagear as mães, mas, se desconsiderarmos o fator emotivo que envolve o Dia das Mães, a data traz forte apelo ao consumo. De acordo com o Ranking IBEVAR – FIA (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo), o Dia das Mães é extremamente relevante para o desempenho anual do varejo, mas, nesse período, duas categorias de presentes são recorrentes: os utilitários e os afetivos.

Para Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School, os itens presenteáveis para Dia das Mães são os itens qualificados como úteis, práticos ou funcionais, assim como produtos relacionados aos sentimentos e as emoções. “Os produtos afetivos vêm ganhando proeminência nessa data: chocolates, flores, fragrâncias, cosméticos, etc. Esse movimento se explica basicamente pelas condições econômicas e pelo deslocamento das vendas dos itens utilitários para outras datas, como o Black Friday”, aponta.

De acordo com Angelo, considerando a linha de produtos presenteáveis, durante o período de Dia das Mães as decisões de compra são movidas simultaneamente pela razão e emoção. “As ações de mercado devem priorizar as sugestões com apelos adequados. Se os presentes afetivos vêm se posicionando na escolha de compra dos filhos, é importante que a operação varejista se estruture de modo a suscitar no comprador esse impulso. Isso é particularmente relevante no ponto de venda”, sugere o presidente do IBEVAR.

Kits presenteáveis e promoção

Ricardo Pastore, coordenador do Núcleo de Varejo e Retail Lab da ESPM, entende que os supermercados podem considerar uma variedade de produtos como ideais para a linha de presenteáveis para o Dia das Mães. “Itens que combinam praticidade e um toque de exclusividade. A minha sugestão é que esses itens sejam organizados em kits como: chocolates e doces; vinhos e espumantes; produtos de beleza; flores e plantas; e utensílios para cozinha. Embalagens atraentes e mensagens condizentes com o tema ajudam a capturar o cliente pela emoção”, ensina.

Segundo o coordenador da ESPM, as redes de supermercados podem adotar diferentes estratégias para promover esses produtos, desde mídias sociais, e-mail marketing e grupos no Whatsapp. “Criar pontos de exposição nas lojas de todos os itens presenteáveis, facilita a visualização e a escolha dos consumidores. Procure trabalhar em conjunto com fornecedores para criar ofertas exclusivas ou embalagens especiais e use degustações para atrair mais clientes em diferentes pontos de contato, com apoio do som interno, folhetos, promoções, música, atores, etc”, finaliza Pastore.

Fonte: Supervarejo

 

 

Sistema Confere/Cores – Isenção de IPI + IOF na aquisição de veículos para representantes comerciais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA
PROJETO DE LEI Nº 981, DE 2019 (visa isentar de IPI + IOF, os representantes comerciais na aquisição de veículo automotor)

Em 22/04/2024 – Parecer favorável do relator Deputado Jorge Goetten (SC), agora pronto para ser pautado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal.

Mais uma vitória do Sistema Confere/Cores, através de uma articulação política/institucional do Core-SC e de seu presidente João Pedro da Silva Rosa. Mais um tijolo colocado nessa longa jornada. Vamos em frente!

No vídeo: João Pedro da Silva Rosa, diretor-secretário do Confere e presidente do Core-SC, com o Deputado Jorge Goetten, relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Confere participou nesta quarta-feira, 24/04, em Brasília, de um encontro com o presidente da Câmara Federal

O presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior

 

O Confere participou nesta quarta-feira, 24/04, em Brasília, de um encontro com o presidente da Câmara Federal, Deputado Arthur Lira, objetivando aproximação de empresários, lideranças empresariais e autoridades que possam fazer a diferença para os micro e pequenos negócios.

Foram tratados temas como a Reforma Tributária, a Reforma Administrativa e seus efeitos para o empreendedor brasileiro.

A relação do Congresso e as MPEs – e os impactos das reformas no empreendedorismo brasileiro.
O presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, foi uma das quatro lideranças com voz no evento, podendo apresentar as necessidades da representação comercial brasileira ao parlamento brasileiro.


Na oportunidade, o presidente Archimedes teve uma conversa reservada, franca e objetiva com o Presidente Arthur Lira, que se mostrou muito receptivo aos representantes comerciais brasileiros.

 

Assista na integra o evento:

 

 

Galeria de fotos

Core-SP na Agrishow 2024: tudo o que você precisa saber sobre o evento

Maior evento do Agronegócio do país acontecerá em Ribeirão Preto; organização espera receber mais de 100 mil visitantes

O Conselho Regional dos Representantes Comerciais (Core-SP) estará, pela primeira vez, entre os mais de 800 expositores da Agrishow, a maior feira do Agronegócio no Brasil e um dos maiores eventos deste ramo na América Latina.

A 29ª edição do encontro – que acontece entre  29 de abril e 3 de maio – trará novidades a respeito  dos cuidados com o plantio e a colheita de diversas culturas, além de lançamentos na área de maquinário, insumos e outros produtos relacionados à manutenção e aperfeiçoamento da produção de matérias-primas para as mais diversas indústrias.

Neste ano, será muito mais fácil se localizar em meio aos estandes, já que  a organização da feira desenvolveu um aplicativo que ajuda os visitantes a transitarem pelo espaço e também a localizarem seus veículos no estacionamento.

Para acessá-lo e descobrir todas as funcionalidades, basta digitar Agrishow no campo de busca da Play Store ou App Store.

O endereço do evento, em 2024, é:  Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira, Km 321, Ribeirão Preto – São Paulo. O horário é: das 8 às 18 horas.

 

Para saber como chegar, acesse:

https://www.agrishow.com.br/pt/visitar/compra-de-ingresso.html?utm_source=7th&utm_medium=google-cpc&utm_campaign=search_pt&gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwlZixBhCoARIsAIC745C_pEDTvDW2jT4Y3_MBLe_LT5GoZgUcnETgJIkZD8jjWl2WKBg1KNcaAro_EALw_wcB

Os integrantes da Diretoria e os colaboradores do Core-SP, contam com a sua visita.

Nosso estande é o de número J027 e ficará entre as ruas 02 e 03. Será um prazer recebê-lo!

 

Fonte: Core-SP

Venda de motos novas cresce 21% no 1º trimestre; veja as mais vendidas

Os brasileiros já compraram mais de 430 mil motos novas até março de 2024, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Foram, no total, 432.288 novos emplacamentos no primeiro trimestre deste ano, um aumento de 21,07% em relação a igual período de 2023.

 

Só em março de 2024, a federação registrou 152.670 novos emplacamentos.

  • Em relação a fevereiro, a alta foi de 12,02% (136.292 unidades);
  • Em relação a março de 2023, o avanço foi de 4,61% (145.936 unidades).

 

Os números são fortes mesmo em relação ao ano passado, que registrou o maior patamar de emplacamentos de motos desde 2012. Ao todo, foram 1.581.526 motos emplacadas em 2023, contra 1.637.506 naquele ano.

O primeiro trimestre de 2012, inclusive, registrou 442 mil emplacamentos de novas motos, apenas 2% a mais que a mesma janela de 2024.

 

“O segmento vem sendo influenciado positivamente por uma série de fatores nos últimos anos, como o aumento dos serviços de entrega e a busca por um transporte individual econômico”, afirma Andreta Junior, presidente da Fenabrave.

 

Ainda de acordo com Andreta Junior, o início de 2024 registra alta expressiva na venda de motos também por conta da melhora do crédito. O g1 mostrou como juros mais baixos tem favorecido a alta de emplacamentos também entre os carros e comerciais leves.

De acordo com Andreta Junior, houve um aumento de 15% na aprovação de crédito e a expectativa é que a queda da taxa básica de juros e consequentemente dos spreads bancários (diferença entre os juros de captação dos bancos e as taxas cobradas na ponta consumidora) também beneficiem o setor.

 

“Quando tem uma queda na taxa de juros, o mercado consegue alongar o prazo [de financiamento]. E a inadimplência também está estabilizada, então tudo tem contribuído também para a venda de veículos”, disse.

As mais vendidas

Honda CG 160 foi a moto nova mais vendida no Brasil no primeiro trimestre de 2024, segundo dados da Fenabrave. Ao todo, foram emplacadas 102.931 unidades do modelo no acumulado de janeiro a março.

A segunda colocação do ranking ficou com a Honda Biz, com 72.084 unidades vendidas, seguida pela Honda Pop 110i, que fechou o pódio com 37.186 emplacamentos no período.

Entre as marcas, os dados da Fenabrave mostram uma predominância da Honda no mercado brasileiro de motos, com 70,78% do total de unidades comercializadas de janeiro a março deste ano. Na sequência, estão a Yamaha (17,14%), a Mottu (3,47%), a Shineray (2,84%) e a Haojue (1,04%).

 

Veja a lista de mais motos vendidas no 1º trimestre:

  1. Honda CG 160: 102.931 unidades
  2. Honda Biz: 72.084 unidades
  3. Honda Pop 110i: 37.186 unidades
  4. Honda NXR 160: 36.232 unidades
  5. Mottu Sport 110i: 15.011 unidades
  6. Honda PCX 160: 13.927 unidades
  7. Honda CB 300F: 11.955 unidades
  8. Yamaha YBR 150: 11.376 unidades
  9. Honda XRE 300: 11.201 unidades
  10. Yamaha Fazer 250: 11.168 unidades

 

Aumento de veículos financiados

Entre os veículos de quatro rodas, foram 514.517 novos emplacamentos no país no primeiro trimestre, uma alta de 9,1% em relação ao mesmo período de 2023. O cenário de crédito também foi apontado como primordial.

De acordo com Andreta Junior, os automóveis adquiridos por meio de empréstimos correspondiam a cerca de 52,6% do total de veículos vendidos em fevereiro de 2023 — proporção que passou para 56,7% do total em fevereiro deste ano.

“Esse número foi reduzido nos últimos tempos, já que estava-se comprando muito mais carros à vista do que financiados. Agora com a queda da taxa de juros, a tendência é que [esse número] volte para o volume de 60%, 70% do total”, completou o presidente da Fenabrave.

 

Fonte: G1 Economia 

Palestra “Alta Performance em RC” ensina técnicas para fidelizar clientes e conquista Representantes Comerciais em Vitória. Core-ES homenageou presidente do Confere

A palestra “Alta Performance em RC”, ministrada pelo professor, conferencista e consultor José Ricardo Noronha, no auditório da Fecomércio, em Vitória, no dia 19 de abril, foi um verdadeiro sucesso.

Com muito carisma, o palestrante compartilhou seus conhecimentos e habilidades para encantar e fidelizar clientes, criando uma conexão genuína com a plateia. As estratégias práticas e as dicas específicas para a Representação Comercial inspiraram e motivaram a todos.

O diretor-presidente do Core-ES, Marcelo Marino Simonetti, considerou o evento muito positivo. “O feedback dos representantes capixabas foi o melhor possível. A didática, a dinâmica envolvente e a relevância das técnicas foram alguns dos atributos citados. Alguns representantes mencionaram que a palestra foi um ponto de virada em suas carreiras inspirando uma mudança de mentalidade. Agradeço ao Confere por proporcionar este momento aos registrados”, comemora.

Homenagens

Além das estratégias enriquecedoras, o evento em Vitória contou com importantes homenagens, entre elas, a realizada pelo Core-ES ao Diretor-presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, agraciado com o Troféu “Eu Represento”, assinado pela artista plástica capixaba Ana Paula Castro. A homenagem foi criada visando reconhecer aqueles que realizam um notório trabalho em âmbito nacional em prol da Representação Comercial.

“O Core-ES reconhece e valoriza muito o trabalho do Sr. Archimedes, que mesmo diante dos imensos obstáculos vivenciados, vem propondo e implementando a inovação e mudanças de paradigmas em todos os Regionais. Sendo assim, nada mais justo do que nosso primeiro homenageado seja o Diretor-Presidente, Archimedes Cavalcanti Júnior”, declarou o diretor-presidente do Core-ES, Marcelo Simonetti.

Simonetti e José Maria Claudio Junior, Diretor-Tesoureiro do Core-ES, também foram agraciados com a Comenda Dr. Plínio Affonso de Farias Mello, a mais alta honraria concedida pelo Confere, pela notória relevância e reconhecimento do Sistema Confere/Cores, pelos serviços prestados em prol da Representação Comercial no Brasil.

E as homenagens não pararam por aí: o Superintendente do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades) e Diretor de Relações Institucionais da Federação Do Comércio De Bens, Serviços e Turismo Do Estado Do Espírito Santo (Fecomércio), Cézar Wagner Pinto, recebeu o Troféu Amigo do Representante Comercial concedido ao Core-ES aos que realizam relevante trabalho em prol da categoria em âmbito estadual.

Fonte: Core-ES

 

Faturamento da cesta de Páscoa cresce 1,9% impulsionado pelo aumento do preço

O setor varejista alimentar registrou um crescimento significativo no faturamento da cesta de Páscoa, impulsionado pelo aumento de preços observado nas quatro semanas anteriores e durante a semana da Páscoa.

De acordo com informações analisadas pela Scanntech, empresa de inteligência de dados para o varejo alimentar, o faturamento da cesta cresceu 1,9%, enquanto o volume de vendas registrou uma queda de – 2,7%. Esse aumento no faturamento pode ser atribuído ao crescimento de 4,8% nos preços dos produtos, evidenciando a influência do aumento de preço no desempenho financeiro da cesta.

Destaca-se a relevância da cesta de Páscoa, que representa 11,8% do faturamento do varejo alimentar durante a semana da Páscoa, mantendo uma participação semelhante à observada em 2023.

Dentro da cesta, o preço do ovo de Páscoa, impulsionado pelo alto preço do cacau, teve um aumento de 9,6%, impulsionando a variação positiva do faturamento em 4,7%, superando o de chocolate, que registrou aumento de 1% nas vendas. No entanto, vale ressaltar que o chocolate continua sendo mais importante em termos de faturamento, representando 4,8% da cesta de Páscoa, enquanto os ovos correspondem a 2,4%, na semana da Páscoa.

Outros destaques da cesta de Páscoa são o aumento de 21% nas vendas de bacalhau (em volume) e a queda de 19% na de azeite no acumulado das 4 semanas antes da Páscoa em relação a 2023.

Fonte: SuperVarejo

Core-MT marca presença na Norte Show

O Core-MT participa com estande na Norte Show 2024, de 16 a 19 abril  na Acrinorte, em Sinop-MT.

“Na Norte Show, estamos honrados em receber visitas ilustres. Hoje, tivemos o prazer de encontrar o Senador Rogério Marinho, e também o presidente da ACES Sinop (Associação Comercial e Empresarial de Sinop) e da UNESIN (União das Entidades de Sinop), Cleyton Laurindo. É sempre um privilégio receber líderes e parlamentares importantes. Esses encontros nos proporcionam oportunidades únicas de troca de ideias, colaboração e fortalecimento de parcerias em prol do desenvolvimento do setor comercial. Juntos, seguimos em frente, construindo um futuro cada vez mais promissor para os representantes comerciais e para toda a comunidade empresarial do nosso estado”, frisou João Carlos Gasparetto, presidente do Core-MT.

A feira traz soluções tecnológicas para o homem do campo, palestras magnas e técnicas, oficinas, demonstração de produtos, leilões, novidades em maquinários, implementos agrícolas, veículos, com foco em agricultura familiar, agricultura de precisão e pecuária.

IBC-Br sobe 0,40% em fevereiro ante janeiro e tem melhor resultado desde abril de 2023

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) subiu 0,40% em fevereiro, na série livre de efeitos sazonais. No primeiro mês de 2024, a alta havia sido de 0,60% antes da revisão. Após o ajuste apresentado nesta quarta-feira, 17, pelo Banco Central, a taxa ficou em 0,52%. De janeiro para fevereiro, o índice de atividade calculado pelo BC passou de 148,08 pontos para 148,67 pontos na série O dado do IBC-Br veio um pouco acima da mediana das expectativas do mercado financeiro coletadas pelo Projeções Broadcast, de avanço de 0,30% no indicador no mês. No geral, o intervalo aguardado ia de queda de 0,60% a crescimento de 1,00%.

 

Já na comparação entre os meses de fevereiro de 2024 e o mesmo mês de 2023, houve crescimento de 2,59% na série sem ajustes sazonais. Esta série registrou O indicador de fevereiro ante o mesmo mês de 2023 ficou superior à mediana de avanço de 2,34% da pesquisa do Projeções Broadcast. As expectativas coletadas no levantamento variavam de estabilidade até elevação de 4,00%. Conhecido como uma espécie de “prévia do BC” para o Produto Interno Bruto (PIB), o IBC-Br serve mais precisamente como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. Atualmente, o BC prevê crescimento de 1,8% para o PIB deste ano, enquanto o governo projeta avanço de 2,2%.

Fonte: Uol Economia