Representação Comercial é debatida em audiência da ALMG

A reunião especial foi requerida pela deputada Ana Paula Siqueira (Rede), membro da comissão e autora do Projeto de Lei (PL) 3.993/22, que propõe a criação do Dia Estadual do Representante Comercial e ressaltou a importância desta profissão para o crescimento de pequenos e médios negócios, proporcionando a geração de empregos e a movimentação da economia local.

 “Sem o representante comercial não chegaríamos a lugares que hoje são atendidos, alguns a milhares de quilômetros dos centros comerciais”, analisou o diretor Executivo da Associação dos Atacadistas Distribuidores de Minas Gerais (Ademig), Joselton Carvalho Pires Ferreira.

Para o presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais de Minas (Sircom), Álvaro Alves Nunes Fernandes, a contribuição desses profissionais, além de assegurar acesso a produtos, gera, com a atividade, impostos em todas as esferas – municipais, estadual e federal.

Antônio José Maciel Ribeiro, presidente do Core-MG, explicou que o papel do representante vai além da tarefa de vender produtos. Ao conhecer as características de cada região ou localidade, as especificidades do consumidor, ele transmite essas informações para as empresas que representa, influenciando em tomadas de decisões e reposicionamentos de mercado. “Permite que as empresas respondam de maneira eficaz a novas tendências e mudanças nos hábitos de consumo”.

Archimedes Cavalcanti Junior, presidente do Confere, ressaltou que, atualmente, existem plataformas de vendas de países, conectando o mundo e dissolvendo as fronteiras. Nesse cenário, em sua opinião, o conhecimento do representante comercial pode ajudar o enfrentamento desse mercado “hostil e altamente concorrencial”.

Cesta de Natal teve aumento de 9,16% nos itens sazonais

A prévia da cesta de Natal, do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), aponta que 15 itens tradicionais terão um aumento médio de 9,16% este ano.

Entre os produtos analisados, como macarrão espaguete (-2,71), panetone frutas (-1,60%), champagne (0,07%), queijo ralado (2,53%), suco de morango (3,95%), molho de tomate (3,99%), atum sólido (4,29%), bombom (6,31%), peru (7,50%), vinho tinto (8,28%), palmito inteiro (8,48%), azeitona verde com caroço (9,06%), suco de laranja (16,19%) e lombo de porco com osso (19,72%). O azeite de oliva teve a maior alta, com inflação acumulada de 21,30%, seguido pelo lombo de porco.

De acordo com Guilherme Moreira, coordenador do IPC-FIPE, a pesquisa analisou produtos que, embora não façam parte da cesta de Natal, têm maior consumo nesta época do ano devido à sazonalidade. “Na cesta de Natal estão produtos típicos das cestas prontas, enquanto nos itens de Natal consideramos aqueles que, apesar de não serem típicos, têm consumo ampliado nesta época. Um exemplo é a picanha, que, mesmo fora da cesta tradicional, está presente em churrascos e comemorações”, explica Moreira.

Os itens de Natal analisados foram a farofa (-7,23), bacalhau (3,58%), sorvete (3,85%), uva (4,49%), bolo pronto (6,46%), chester (10,92%), morango (12,02%), pêssego (13,79%), picanha (14,94%), filé mignon (16,87%), pernil com osso (17,80%).

Os números reforçam a importância do planejamento antecipado para economizar nas festas de fim de ano.

Fonte: Super Varejo

Comissão Fiscal do Confere conclui três dias de Reuniões com aprovação unânime dos Balanços do 3º trimestre de 2024

No primeiro dia, 11 de novembro, a pauta abordou os balanços financeiros do terceiro trimestre de 2024. O gerente adjunto de Auditoria, Fábio da Silva Gargano, destacou a importância do trabalho da Comissão Fiscal ao trazer maior segurança nas decisões tomadas pelos delegados do Sistema Confere/Cores, com aumento da transparência dos atos praticados por esta nova gestão, pautada na legalidade e eficiência. Durante a reunião, foram apresentados os resultados financeiros, que passaram por análise detalhada dos membros da Comissão. O parecer final aprovou o balanço sem ressalvas.

No dia 12, as discussões se voltaram para a abertura de créditos adicionais ao orçamento de 2024, com destaque para a aquisição de uma nova sede para o Confere, utilizando recursos provenientes de superávit financeiro. Robson Carvalho de Lima, gerente de Aquisições, apresentou de forma sucinta uma visão geral do andamento do processo licitatório. A deliberação foi, novamente, aprovada sem ressalvas.

Encerrando a série de reuniões, no dia 13 de novembro, a Comissão Fiscal analisou o Plano de Ação e a proposta orçamentária para 2025. Carla Marset, assessora da Presidência, realizou uma apresentação dos principais projetos e atividades constantes do Plano de Ação 2025, na qual destacou que as diretrizes para o próximo ano incluem ações específicas para apoiar os Conselhos Regionais, alinhadas aos objetivos estratégicos da entidade. Após as discussões e esclarecimentos necessários, a Comissão deu sua aprovação final sem ressalvas. 

As reuniões tiveram, além das presenças já destacadas, os seguintes técnicos do Confere: Luiz Ricardo Nogueira da Silva, assessor de Auditoria; Renato Skaetta Carneiro, gerente Administrativo Financeiro, e Vânia Rita Feitosa da Silva, assessora Contábil e Financeira. 

Supermercados apostam em fidelização com estratégias personalizadas e experiências exclusivas para o fim de ano

Com a temporada festiva em alta, as redes de varejo estão investindo em campanhas de fidelização cada vez mais sofisticadas. Dados de uma pesquisa recente da Nielsen apontam que mais de 70% dos consumidores valorizam programas de fidelidade que oferecem benefícios personalizados, um aumento de 15% em relação ao ano anterior. Esse cenário tem incentivado redes supermercadistas a intensificar o uso de tecnologia e inovação para oferecer vantagens exclusivas aos clientes.

Doane Christina Moda, diretora de marketing da rede Enxuto Supermercados, destaca a importância da tecnologia como pilar das novas campanhas. “Estamos integrando dados de nosso CRM para compreender melhor o comportamento dos consumidores e oferecer produtos e ofertas personalizadas. Neste ano, relançamos nosso aplicativo focado em uma experiência de compra mais fluida e conveniente para nossos clientes. O Clube de Fidelidade Viva é outro ponto forte da estratégia do Enxuto, com ofertas antecipadas e experiências omnicanal, integrando o físico e o digital”, afirma.

Marco Toniolo, CEO da agência de Trade Marketing StarMKT, reforça o uso da personalização como estratégia diferencial para o varejo neste fim de ano. “As redes estão segmentando suas bases de clientes para entender perfis diferentes, como famílias e jovens solteiros, e direcionando ofertas que ressoam com cada grupo específico. Essa segmentação aumenta o engajamento e a frequência das visitas às lojas”, explica.

 

Inovações em fidelização com experiências e gamificação

 

Segundo Doane, para se diferenciar neste período de maior consumo, a rede Enxuto aposta em ações que vão além dos descontos tradicionais. “Teremos sorteios, blitz promocionais e workshops de culinária contínua pelo chef Fernando Kawasaki, além de degustações com produtos de parceiros da indústria. Queremos que o momento da compra seja divertido e que a experiência em loja agregue valor aos clientes, mantendo a praticidade e a qualidade, características que eles já esperam da nossa marca”, conta a diretora de marketing da rede.

De acordo com Nara Iachan, CMO da Loyalme, empresa especializada em soluções de fidelização, a gamificação é uma tendência promissora para o varejo durante o período de fim de ano. “Elementos de jogos, como desafios e recompensas, criam uma experiência imersiva que conecta emocionalmente os clientes com a marca. É uma maneira de criar memórias, tensões e aumentar o engajamento”, destaca a executiva.

 

IA e dados para aumentar a fidelização

 

Nara também afirma que a Loyalme utiliza Inteligência Artificial preditiva para prever comportamentos e necessidades dos clientes, o que permite personalizar as recompensas, promovendo uma conexão ainda mais forte com o consumidor. “Nesta época do ano, muitos supermercados estão oferecendo serviços personalizados, como montagem de cestas de Natal sob medida e entrega em domicílio, facilitando a vida do consumidor e aumentando a fidelidade”, aponta o CEO da StarMKT.

Segundo a executiva da rede Enxuto, a análise de dados comportamentais tem sido crucial para direcionar as campanhas de fim de ano. “Usamos o histórico de compras e interações nas plataformas digitais para identificar tendências e padrões, o que facilita a criação de ofertas relevantes, aumentando as chances de conversão. Ferramentas como chatbots também estão melhorando o atendimento, tornando a experiência de compra mais ágil e eficiente”, completa Doane Christina Moda.

 

Fonte: Super Varejo

Sistema Confere/Cores abre Consulta Pública para elaboração do Plano de Dados Abertos

Para promover maior transparência e acessibilidade, o Sistema Confere/Cores está realizando uma consulta pública com o objetivo de coletar contribuições para a construção de seu Plano de Dados Abertos (PDA). A iniciativa busca definir as diretrizes e prioridades para a disponibilização de dados institucionais em formato aberto, ampliando o acesso à informação para toda a sociedade.

O que são Dados Abertos?

Dados abertos são informações públicas que podem ser acessadas digitalmente, em formatos que permitem a leitura automatizada e o cruzamento de dados. Esses dados são disponibilizados sob licenças que permitem sua livre utilização e compartilhamento, respeitando apenas a atribuição de autoria ou fonte. Essa prática é fundamental para fomentar a transparência, apoiar a inovação e gerar valor para os cidadãos.

Como Participar da Consulta

A consulta pública está disponível de 14 a 29 de novembro e pode ser acessada de duas maneiras:

  1. Formulário Eletrônico: Acesse diretamente pelo link https://forms.office.com/r/Din156MJBs.
  2. Menu “Consulta Pública” no Portal da Transparência: O formulário também pode ser acessado por meio da sessão da Transparência nos sites das entidades integrantes do Sistema Confere/Cores.

Por que Participar?

A participação da sociedade é essencial para a construção de um PDA que reflita as necessidades e expectativas dos cidadãos. Este é um convite para que representantes comerciais e demais interessados colaborem com sugestões e opiniões que contribuam para tornar o Sistema Confere/Cores mais transparente e acessível.

Presidente do Confere participa de reuniões no Core-CE

A visita teve como objetivo ouvir as demandas locais, alinhar estratégias e buscar sugestões para aprimorar o funcionamento e os serviços prestados à categoria dos representantes comerciais no Estado.

Durante o encontro, o presidente Archimedes reuniu-se com os departamentos estratégicos do Core-CE, como financeiro, arrecadação, procuradoria e tecnologia da informação, abordando questões específicas relacionadas a cada área.


Além de se aprofundar nas necessidades e desafios dos setores, as reuniões foram importantes para um diagnóstico das oportunidades do Regional e propiciaram o estreitamente do relacionamento entre o Confere e os colaboradores do Core-CE. “Minha visita ao Ceará foi extremamente produtiva. As reuniões foram uma oportunidade valiosa para compreender de perto as particularidades do estado e buscar soluções que atendam às demandas locais. Estamos trabalhando de forma integrada para garantir o crescimento e a valorização da profissão”, destacou o presidente.

Fórum Conexão de Representantes Comerciais fortalece o setor e promove integração no Ceará 

Por lá, se apresentaram o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, Francisco José Gomes da Silva, que explorou o tema “Segurança Jurídica nas Relações Comerciais e Contratuais”; o chefe de Fiscalização do Trabalho no Ceará, Luís Freitas, que fez uma análise detalhada sobre “O Representante Comercial e o Empregado: Diferenças e Condições que os Distinguem”; além do vice-presidente de Administração do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE), Adalberto Vitor, e o advogado tributarista Dr. José Damasceno, que trataram sobre a Reforma Tributária e os impactos para os serviços de representação comercial.


O evento também contou com um painel sobre o papel estratégico dos representantes comerciais na cadeia de abastecimento e as perspectivas de crescimento do setor, composto por diretores de renomadas distribuidoras, como José do Egito, Victor Maia e Sara Bezerra.


O encontro foi marcado ainda pela presença maciça de líderes de Cores de outros estados e o presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, que reforçou a relevância do fortalecimento e da união da categoria. Entre os diretores-presidentes do Sistema que estiveram por lá, estão Marcelo Martino (Core-RJ), Hely Ricardo de Lima (Core-PA), João Pedro da Silva Rosa (Core-SC), Herval Dórea da Silva (Core-BA), Alexandre Ferreira Lopes (Core-MA), José Luiz Abrantes (Core-SP) e Henrique Zampieri (Core-GO).


O Fórum Conexão de Representantes Comerciais foi organizado pelo Sindicato dos Representantes Comerciais (Sirecom-CE), com apoio do Core-CE e da Associação Cearense dos Atacadistas e Distribuidores (ACAD). 

‘Era’ do varejo inteligente: monitoramento de dados se torna diferencial competitivo das redes

O varejo está passando por uma verdadeira revolução tecnológica onde as redes supermercadistas usam sensores, câmeras inteligentes e análise de dados em tempo real para otimizar operações, melhorar a experiência de compra e ganhar vantagem competitiva no mercado. O movimento conhecido como “Era do Varejo Inteligente”, ganha força pela combinação de inovações tecnológicas e a busca constante por eficiência, onde os dados são o coração das decisões estratégicas das empresas.

 

Angelo Vieira Jr., especialista em Marketing, Inovação, CX e Digital, explica como sensores de movimento e câmeras inteligentes estão moldando o layout das lojas e a interação com os consumidores. “As redes supermercadistas estão usando tecnologias como mapas de calor e reconhecimento facial para otimizar o fluxo de clientes e garantir que os produtos certos estejam nas prateleiras certas. Essas inovações podem aumentar a eficiência do layout em até 20%, e quando aplicadas corretamente, podem elevar as vendas em até 15%”, afirma Vieira.

 

A análise de comportamento do consumidor também tem um papel central nesse processo e as ferramentas de monitoramento ajudam a identificar os produtos mais atrativos e os horários de maior movimento, por exemplo, permitindo que as redes ajustem o layout da loja e a disposição dos produtos para maximizar o interesse dos clientes. “O monitoramento em tempo real da movimentação dentro das lojas garante uma experiência de compra mais fluida e personalizada”, complementa Vieira.

 

Estratégias em tempo real e tendências

 

Segundo dados da McKinsey & Company, as práticas de monitoramento dentro de lojas podem gerar um aumento significativo na satisfação dos consumidores e, por isso, ajustar estratégias e prever demandas com precisão é cada vez mais essencial para as empresas que atuam no varejo moderno. “Com o uso de ferramentas de monitoramento em tempo real, as redes têm conseguido se antecipar às necessidades dos consumidores. O monitoramento online permite que as redes reajam rapidamente às mudanças de comportamento de compra”, explica Leandro Rosadas, economista e especialista em gestão de supermercados.

 

Uma pesquisa da Forrester Research mostra que o uso de algoritmos de aprendizado de máquina para prever a demanda pode aumentar a precisão em até 80%. Nesse cenário, as redes supermercadistas reduzem desperdícios, otimizam estoques e melhoram a rentabilidade. Outro estudo, feito pela Nielsen, confirma que campanhas ajustadas com base em dados em tempo real podem aumentar a eficácia das vendas em até 25%. “Estamos falando de um nível de agilidade e precisão que transforma completamente a forma como as decisões são tomadas no setor”, ressalta Rosadas.

 

De acordo com Vieira, o futuro do varejo está sendo moldado por tendências tecnológicas que vão além do simples monitoramento de dados e a integração entre inteligência artificial (IA), machine learning e Internet das Coisas (IoT) vem criando novas oportunidades para as redes supermercadistas. “A IA está sendo usada para analisar grandes volumes de dados e prever comportamentos de compra com uma eficiência que pode aumentar as operações em até 30%”, afirma Vieira, citando dados da PwC.

 

Omnichannel, big data e eficiência

Dentro das tendências de monitoramento, a experiência omnicanal também vem transformando o setor de varejo. “Os varejistas que conseguem integrar seus canais de maneira fluida e personalizada têm uma grande vantagem competitiva”, destaca Vieira. Além das ferramentas tradicionais de monitoramento, o uso de big data tem permitido que as redes obtenham insights detalhados sobre os hábitos de compra dos consumidores. “A extração de dados sobre o comportamento do público ajuda as redes a tomarem decisões mais estratégicas e alinhadas com as expectativas dos clientes”, aponta Rosadas.

 

Para o especialista em inovação, a realidade aumentada é outra ferramenta que tem ganhado espaço no varejo e pode aumentar o engajamento do cliente nas lojas. “Imagine um cliente pegando um produto e um display interativo sugerindo itens complementares ou fornecendo informações nutricionais. Esse tipo de experiência não apenas impressiona o consumidor, mas também fornece dados valiosos para os varejistas”, destaca Vieira.

 

De acordo com Ângelo, o uso de tecnologias de monitoramento e análise de dados está levando o setor varejista a um novo patamar de eficiência e personalização. “Redes que adotam essas inovações têm conseguido se destacar em um mercado altamente competitivo, oferecendo uma experiência de compra mais fluida e atrativa. Estamos vendo o varejo se transformar em algo muito além de um local de compras. Agora, é um ponto de experiência, onde dados e tecnologia criam uma jornada totalmente personalizada”, conclui Vieira Jr.

Fonte: SuperVarejo

Nova diretoria do Core-PB toma posse para o triênio 2024/2027

Em seu discurso de posse, o presidente do Core-PB, Marconi Barros de Santos, que foi reeleito ao cargo, agradeceu a oportunidade, falou sobre o orgulho e a responsabilidade de continuar à frente do Regional, e destacou que está disponível para escutar as necessidades da categoria. “Nossa gestão será pautada pelo diálogo, pela transparência e pela inovação. Estamos abertos a atender às demandas da categoria e absorver sugestões e críticas construtivas, enfatizou, Marconi.

O diretor-presidente também firmou compromisso de contribuir para o aprimoramento profissional dos representantes comerciais. “Diante das mudanças econômicas e a evolução tecnológica que impacta diretamente no mercado da Representação Comercial, assumimos a responsabilidade de preparar os profissionais para que possam se adaptar e prosperar nesse cenário dinâmico, fornecendo ferramentas para que cada um possa se sobressair e alcançar o sucesso”, afirmou.

O diretor-presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, aproveitou a ocasião para destacar o amadurecimento da administração do Core-PB, que evoluiu em vários indicadores, principalmente na gestão e no atendimento ao representante comercial paraibano. “O Core-PB apresentou um crescimento notável e uma gestão financeira otimizada ao longo do último ano, evidenciado pelo expressivo aumento de mais de 45% na receita arrecadada em comparação ao mesmo período anterior e pela superação do orçamento inicialmente previsto, ultrapassado em mais de 15%. A expansão no quadro de pessoal em 50% ao longo de dois anos reflete o fortalecimento da equipe para atender à crescente demanda e ofertar um atendimento de excelência aos representantes comerciais paraibanos”, frisou.

A disponibilidade financeira do Core-PB também registrou um avanço significativo, crescendo acima dos 42%, demonstrando uma sólida capacidade de reserva. “Com aquisições patrimoniais estratégicas e superávits nas áreas financeira, patrimonial e orçamentária, o Regional se destaca pelo aprimoramento contínuo em suas operações e pela robustez de sua gestão financeira”, concluiu.

A cerimônia contou, ainda, com a presença de Herval Dórea da Silva, diretor-presidente do Core-BA; João Pedro da Silva Rosa, diretor-secretário do Confere; Paulo César Nauiack, presidente do Core-PR; Davi Aparecido Silva Pereira, presidente do Core-TO; Jairo Jorge Duarte de Rezende, diretor-presidente do Core-MS; Hely Ricardo de Lima, diretor-tesoureiro do Confere; Izaac Pereira Inácio, procurador-geral do Confere; João Carlos Gasparetto, diretor-presidente do Core-MT; entre outros.

Confira a relação dos membros eleitos:

DIRETORIA-EXECUTIVA

Diretor-Presidente: Marconi Barros dos Santos

Diretor-Secretário: Marcos Antonio de Oliveira Silva

Diretor-Tesoureiro: Carlos Eduardo Souto da Silva

CONSELHEIROS COMPONENTES DA COMISSÃO FISCAL

MEMBROS EFETIVOS

  1. Joseildo Isidro dos Santos
  2. Eduardo Jorge Leite Marinho
  3. Luiz Antonio de França

CONSELHEIROS DIRETORES SUPLENTES

1º Diretor Suplente: Luiz Carlos Barreto de Queiroz

2º Diretor Suplente: Newton Roberto Soares Batista

3º Diretor Suplente: Dinalvo Ubiratan de Souza Barbosa

DELEGADOS REPRESENTANTES JUNTO AO CONFERE

EFETIVOS:

Marconi Barros dos Santos

Marcos Antonio de Oliveira Silva

SUPLENTES:

Carlos Eduardo Souto da Silva

Joseildo Isidro dos Santos