Seminário dos Coordenadores e Contabilistas do Sistema Confere/Cores, a ser realizada, presencialmente, em Brasília, de 24 a 28 de abril do ano corrente, das 9h às 17h, com intervalo de 1h para almoço.
Dispensa Eletrônica nº 020/2023 – Seguro Veículo Toyota Corolla
- Termo de Referência
- Link PNCP: https://pncp.gov.br/app/editais/34046367000168/2023/32
- Data da sessão: 25/04/2023
- Autorização do Ordenador de Despesa
- 29/04/2023 – RELATÓRIO HOMOLOGADO
Dispensa Eletrônica Nº 019/2023 – Contratação de DbExpress Driver for Interbase and Firebird
- Termo de Referência
- Link PNCP: https://pncp.gov.br/app/editais/34046367000168/2023/31
- Autorização do Ordenador de Despesa
- Data da sessão: 25/04/2023
- 05/05/2023 – RELATÓRIO HOMOLOGADO
Boletim Focus: Mercado reduz previsão para taxa de juros neste ano
O Banco Central divulgou nesta manhã de segunda-feira (17/1), mais uma edição do Boletim Focus, que resume a avaliação atual dos analistas do mercado financeiro em relação à economia do Brasil. Segundo o relatório, houve uma queda na projeção para a Taxa Selic deste ano. Neste último boletim, o mercado prevê que esse índice encerre o ano no patamar de 12,5% ao ano – na semana passada, a projeção era de 12,75%.
Para os próximos anos, não houve alteração em relação à projeção da taxa de juros, definida pelo Banco Central. Outro índice que também apresentou variação negativa neste último relatório foi o câmbio do dólar norte-americano. Para o final deste ano, os analistas esperam que a moeda esteja à venda por R$ 5,24. Essa mudança na expectativa ocorre após uma semana com forte queda de 2,82% no valor da cotação comercial do dólar.
Projeção para inflação ultrapassa os 6%
Na contramão dos outros índices, a expectativa para a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve novo aumento neste último relatório. Para o mercado, a previsão é que haja uma variação de 6,01% nos 12 meses deste ano, em relação a 2022. Também houve variação positiva para 2024, que deve encerrar o ano com inflação de 4,18% – que representa um aumento de 0,04% em relação à semana anterior.
Além disso, o mercado avalia que o Produto Interno Bruto (PIB) do país deve encerrar o ano com alta de 0,90%. Essa projeção é menor do que a divulgada na semana passada, quando os analistas projetavam um aumento de 0,91%.
Fonte: Correio Braziliense
Core-PR: Relançamento do Minha Casa Minha Vida pode ampliar oportunidades para representantes comerciais
O relançamento do programa Minha Casa Minha Vida, com a confirmação da intenção do governo de construir 150 mil novas unidades pelo programa apenas na Faixa 1 (destinada a famílias de rendas mais baixas), além da retomada de aproximadamente 83 mil unidades que estão paradas, está deixando o setor da construção – e, por consequência, o dos representantes comerciais – animado.
Isso porque, de acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em 2022, o mercado imobiliário registrou a primeira queda em cinco anos em relação ao número de lançamentos e de unidades residenciais vendidas. Assim, com a retomada do Minha Casa Minha Vida, a expectativa é de um novo aquecimento do mercado.
“Em 2020 e 2021, tivemos a pandemia. Foi um período em que as pessoas ficaram confinadas em casa e começaram a fazer modificações em suas residências. Isso mobilizou o setor. Então, veio 2022, ano eleitoral, com muitas situações nebulosas, muita instabilidade e o mercado se retraiu. Agora, em 2023, há a promessa de que esse programa terá um foco maior do governo e isso é importante, porque a construção civil mobiliza um grande contingente de segmentos e profissionais”, explica o consultor econômico e conselheiro do Conselho Federal de Economia, Carlos Magno Andrioli Bittencourt.
No caso dos representantes comerciais, o consultor explica, isso significa uma ampla gama de oportunidades, justamente devido ao círculo virtuoso que o aquecimento do setor cria. O presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná (Core-PR), Paulo Nauiack, concorda: “Inicialmente, o impacto será sentido diretamente por aqueles que trabalham com fornecedores da construção civil, como quem comercializa materiais de construção, revestimentos, acabamentos etc. Mas a expectativa é que esse aquecimento movimente também outros segmentos, beneficiando ainda mais profissionais da área”, diz.
Para aproveitar, planejamento
O otimismo também está crescendo entre os representantes comerciais. “Para nós, a continuidade do programa é um fato que deve ser avaliado como uma oportunidade de ampliar as vendas, mesmo para quem já tem uma carteira de clientes considerável. Vemos a medida com bons olhos, principalmente a partir do meio do ano em diante”, afirma André Dias, proprietário da Rejak Representação de Material de Construção.
Porém, quem quiser aproveitar o bom momento do mercado precisa se preparar para isso, avalia Dias. “Primeiro, faço um planejamento para não perder o início do movimento de crescimento. Então, é importante formar uma estratégia, estabelecer um foco e quem serão nossos alvos”, recomenda. No caso da Rejak, algumas ações já estão sendo tomadas para garantir o sucesso nesta fase do setor, como a contratação de mais duas pessoas para atendimento especializado para construtoras.
Fonte: Core-PR (corepr.org.br)
Representante comercial, você já sabe da importância de manter o registro ativo no Core do seu estado, né?
O prazo para o pagamento da anuidade sem multas e sem juros se encerra em 30/04. Por isso, não deixe para a última hora e efetue o pagamento o quanto antes para garantir a regularidade do seu registro e de suas atividades.
Juntos, a gente mantém uma categoria forte e respeitada pelo mercado.
Presença feminina na Representação Comercial cresce nacionalmente, nos últimos cinco anos
As ações que incentivam a presença de mulheres na Representação Comercial estão cada vez mais frequentes e tem se tornado uma pauta prioritária no Sistema Confere/Cores.
A valorização da mulher no mercado de trabalho foi debatida na Reunião Plenária, realizada em março. Na ocasião, o diretor-presidente do Core-PR, Paulo Cesar Nauiack, destacou a importância de ações para a inclusão da mulher na Representação Comercial: “O índice de mulheres representantes comerciais ainda é baixo em relação a participação masculina. Precisamos, urgentemente, fomentar a presença feminina, quebrar as barreiras de inclusão e aceitação na Representação Comercial. A equidade de gênero é um assunto amplamente discutido, mas nem sempre com o desenvolvimento adequado e a evolução da teoria para a prática”.
Quebrando tabus, Rita de Cássia de Oliveira é representante comercial há 30 anos no segmento de autopeças: “Venci preconceitos em um cenário que era desafiador. Me sinto honrada em ser parte dessa transformação”.

Representante Comercial, você se prepara para as vendas nas principais datas comemorativas?
Planeje com antecedência: não deixe para pensar nas vendas de última hora. Planeje com antecedência quais produtos ou serviços você irá oferecer e como irá divulgá-los.
Conheça o seu público: cada mãe é única, e é importante conhecer o perfil do seu público para oferecer produtos ou serviços que atendam às suas necessidades e preferências.
Faça promoções especiais: ofereça promoções e descontos especiais para incentivar as compras no Dia das Mães. Você pode oferecer brindes, descontos em produtos ou serviços complementares, entre outras ideias.
Tenha um atendimento diferenciado: o atendimento é um dos principais diferenciais que pode levar o cliente a escolher você. Preste atenção às necessidades dos clientes e oferecendo soluções personalizadas.
Lembre-se: o Dia das Mães é uma oportunidade para demonstrar amor e carinho pelas mães, e isso pode ser feito através de presentes especiais. Com essas dicas, você pode aproveitar ao máximo essa data e garantir vendas de sucesso.
Fonte: Core-PR
Inflação oficial desacelera e atinge 0,71% em março, diz IBGE
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que apura a inflação oficial do país, atingiu 0,71% em março, desacelerando em relação a fevereiro, quando ficou em 0,84%, e atingindo o menor patamar desde janeiro de 2021. Em março de 2022, o IPCA chegou a 1,62%. No ano, o índice acumula elevação de 2,09% e, nos últimos 12 meses, de 4,65%, percentual menor do que os 5,60% registrados no período imediatamente anterior.
O maior impacto (0,43 ponto percentual – pp) e maior variação (2,11%) no índice no mês passado partiram do grupo Transportes.
Com alta nos preços de 8,33%, a gasolina representou o maior impacto individual no índice de março (0,39 pp) e teve grande peso no comportamento do grupo. O etanol avançou 3,20%. Os dados foram divulgados hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para o analista da pesquisa, André Almeida, a volta da cobrança dos impostos federais no início daquele mês foi o motivo da elevação da gasolina e do etanol. “Os resultados da gasolina e do etanol foram influenciados principalmente pelo retorno da cobrança de impostos federais no início do mês, estabelecido pela Medida Provisória nº 1157/2023. Havia, portanto, a previsão do retorno da cobrança de PIS/Cofins sobre esses combustíveis a partir de 1º de março”, disse.
Ainda no grupo transportes, o gás veicular registrou queda de 2,61% e óleo diesel, de 3,71%. As passagens aéreas, que haviam recuado 9,38% em fevereiro, caíram 5,32% desta vez. Reajustes em tarifas de táxi em Belo Horizonte, em ônibus intermunicipal na região metropolitana do Rio de Janeiro, além de ônibus urbano em quatro áreas de abrangência do índice, também influenciaram em Transportes.
Outros grupos
Na sequência de altas, ficaram saúde e cuidados pessoais (0,82%) e habitação (0,57%). Nos dois casos foram observadas desacelerações em relação a fevereiro, contribuindo com 0,11 pp e 0,09 pp, respectivamente. O grupo saúde e cuidados pessoais foi pressionado, especialmente, pelo avanço de 1,20% do plano de saúde, que permanece incorporando as frações mensais dos planos novos e antigos referentes ao ciclo de 2022-2023. Já no grupo habitação, o maior impacto (0,09 pp) partiu da energia elétrica residencial, que subiu 2,23%.
A queda da alimentação no domicílio, que saiu da alta de 0,04% em fevereiro para o recuo de 0,14% em março, foi a causa do aumento de 0,05% em alimentação e bebidas. Outro grupo que teve aumento (0,50%) foi o de comunicação. Em movimento contrário, o grupo artigos de residência, que caiu 0,27% depois de alta de 0,11% em fevereiro, foi o único pesquisado a registrar queda neste mês.
As variações negativas em março, nos itens de televisão, som e informática (-1,77%) foram as principais responsáveis pelo comportamento do grupo. “As promoções realizadas durante a semana do consumidor, ocorrida em março, podem ter influenciado”, relatou o analista.
Regiões
Nos índices regionais, todas as áreas avançaram em março, sendo que a maior variação foi registrada em Porto Alegre (1,25%). A causa foram as altas da gasolina (10,63%) e da energia elétrica residencial (9,79%). Fortaleza, com alta de 0,35%, foi a menor variação no mês, com quedas de 17,94% no preço do tomate e de 2,91% no frango inteiro.
Pesquisa
De acordo com o IBGE, o IPCA é calculado com base nas famílias com rendimentos de 1 a 40 salários mínimos, residentes nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, além do Distrito Federal e dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju.
Fonte: Agência Brasil
Core-GO convida para palestra
O Core-GO, com o apoio do Sebrae/Goiás, realizará a primeira palestra do ano: “Como atrair, conquistar e manter clientes: O passo a passo da fidelização de clientes” que acontecerá no dia 18 de abril, às 19h, na sede do Sebrae, com o especialista em Gestão de Pessoas, Leandro Garibaldi.
Para mais informações: www.core-go.org.br.