Please enter banners and links.

Na última segunda-feira (29) aconteceu, no Auditório William Lei — situado no 1º andar da Sede do Conselho Regional dos Representantes Comerciais (Core-SP) — um encontro para tratar de um tema fundamental, que não merece visibilidade apenas no mês de setembro, mas deve fazer parte da rotina de todos nós: a saúde mental.

Para orientar os colaboradores a respeito das boas práticas, o Core-SP contou com o apoio da especialista em Neurociência e mestra em Educação, História e Cultura pela Universidade Mackenzie, Ana Beatriz Lopes, docente do Instituto Brasileiro de Educação em Gestão Pública (IBEGESP).

O evento sobre Saúde Mental no Ambiente de Trabalho, promovido pelo Core-SP, contou com a participação ativa dos colaboradores, seja de forma presencial ou remota, acompanhando com interesse e engajamento. Excetuando-se os casos previamente justificados, todos os setores estiveram representados, demonstrando o compromisso institucional com o bem-estar e a valorização da saúde emocional no ambiente profissional.

Antes de falar a respeito dos pilares essenciais na manutenção da saúde mental, a professora traçou o caminho que as informações e memórias, percorrem no cérebro, que começa pela captação do estímulo externo no tálamo e, muitas vezes, é lançada diretamente para amígdala, uma estrutura similar a uma amêndoa, que nos alerta sobre qualquer iminente, por meio da geração de estresse, o que não seria um problema caso o quadro não se tornasse crônico, levando ao aparecimento de condições como: a depressão e o esgotamento físico e mental: o conhecido burnout.

Para administrar os efeitos do estresse excessivo, deve-se investir em uma alimentação equilibrada, fazer exercícios físicos constantemente,  estar em contato com quem nos faz bem, manter a curiosidade ativa – sempre à procura de conhecimento e aprendizado — ter um propósito na vida e dormir entre seis e oito horas por noite, já que o sono realiza a limpeza do cérebro, regenerando-o para o início de um novo dia.

A professora ressaltou que a formação de novos hábitos começa com pequenos passos e que, como diz o provérbio ” feito é melhor que perfeito”.

Vale lembrar também que, além do autocuidado e da integração entre o corpo e a mente, devemos buscar ajuda profissional, de psiquiatras e psicólogos, caso não tenhamos ferramentas mentais suficientes para lidar com problemas.

Em uma situação emergencial, também é possível recorrer ao Centro de Valorização da Vida (CVV), seja pelo telefone 188, ou pelo site:

https://cvv.org.br/

O Core-SP agradece à professora pelo conhecimento partilhado e ao IBEGESP pela parceria e enfatiza que essa palestra foi a primeira iniciativa de uma agenda de longo prazo, com foco na qualidade de vida de seus colaboradores.

A seguir os registros de alguns momentos dessa memorável palestra: