Black Friday deve movimentar R$ 5,4 bilhões no comércio do país

O comércio deve receber volume recorde de R$ 5,4 bilhões com a Black Friday deste ano, temporada de compras que terá como marco a sexta-feira da próxima semana (28). A estimativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A projeção da CNC representa crescimento de 2,4% em comparação com o ano passado (R$ 5,27 bilhões), já descontada a inflação do período.

O economista-chefe da CNC, Fabio Bentes, explicou à Agência Brasil que a pesquisa não se refere a um dia específico, mas ao impacto ao longo do mês de novembro. “Isso é uma característica da Black Friday brasileira”, diz.

A Black Friday já é a quinta data mais importante para o comércio, ficando atrás do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais.

Os setores que podem ter maiores vendas são:

  • hiper e supermercados: R$ 1,32 bilhão
  • eletroeletrônicos e utilidades domésticas: R$ 1,24 bilhão
  • móveis e eletrodomésticos: R$ 1,15 bilhão
  • vestuário, calçados e acessórios: R$ 950 milhões
  • farmácias, perfumarias e cosméticos: R$ 380 milhões
  • livrarias, papelarias, informática e comunicação: R$ 360 milhões

Influências


Ao apontar motivos para o volume recorde, a CNC lembra que a economia brasileira tem vivenciado desvalorização do dólar (que deixa produtos importados mais baratos), perda de força da inflação e crescimento de emprego e renda média do trabalhador.

A taxa de desemprego no país alcançou 5,6% no trimestre encerrado em setembro, o nível mais baixo já apurado pela série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciada em 2002.

Por outro lado, a CNC aponta fatores que impedem um crescimento ainda maior nas vendas: o nível elevado dos juros e o patamar de famílias endividadas.

O estudo cita um levantamento do Banco Central que aponta taxa média de juros das operações de créditos livres destinadas às pessoas físicas em 58,3% ao ano, maior nível para essa época do ano desde 2017.

Em relação ao endividamento, a entidade representativa do comércio cita pesquisa própria que mostra 30,5% das famílias com contas em atraso.

Outro fator que pesa contra é a concorrência com o setor externo, por meio de importações. Ou seja, pessoas que preferem comprar de lojas estrangeiras.

Descontos


A CNC fez um acompanhamento diário de 150 preços de itens de 30 categorias para medir os descontos médios. O levantamento aponta que 70% delas revelaram “elevado potencial de redução”, quando o preço já acusava tendência de queda superior a 5%.

Os maiores descontos ficaram com as seguintes categorias:

  • Papelaria: 10,14%
  • Livros: 9,02%
  • Joias e Bijuterias: 9,01%
  • Perfumaria: 8,20%
  • Utilidades Domésticas: 8,18%
  • Higiene Pessoal: 8,11%
  • Moda: 7,82%
  • História

A Black Friday brasileira é inspirada na tradicional queima de estoques realizada pelos comerciantes dos Estados Unidos após a celebração do Dia de Ação de Graças, feriado americano comemorado sempre na última quinta-feira de novembro.

Em 2010, segundo a CNC, a movimentação foi de R$ 1,52 bilhão. À época, apenas os segmentos de móveis e eletrodomésticos, livrarias e papelarias e as lojas de utilidades domésticas e eletroeletrônicos estavam envolvidos com o evento.

Cuidados


A temporada de promoções e apelo de vendas é acompanhada por armadilhas de golpistas e fraudadores, o que exige atenção dos consumidores.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, disponibiliza um guia para diminuir a chance de ser enganado.

Confira algumas orientações:

  • Desconfie de descontos irreais: promoções podem esconder preços inflados previamente. É possível acompanhar e comparar os valores dos produtos desejados ao longo do tempo, usando ferramentas on-line
  • Cheque a reputação da loja: especialmente em plataformas desconhecidas, pesquise em sites de reclamações
  • Atenção à entrega e aos reembolsos: verifique os prazos e políticas antes de fechar a compra
  • Prefira sites seguros: veja se o endereço começa com “https” e se há um cadeado ao lado do URL (endereço virtual)
  • Direito de arrependimento: compras on-line têm até sete dias para arrependimento com reembolso total
  • Caso suspeite de propaganda enganosa ou se sinta lesado em uma compra, denuncie no portal consumidor.gov.br ou no Procon do seu estado

Golpe por IA


Uma pesquisa recente publicada pelo site Reclame Aqui apontou que 63% dos consumidores não conseguem identificar golpes com inteligência artificial (IA).

O escritório Baptis​ta Luz Advogados, parceiro do site, apontou alguns caminhos que ajudam a identificar possíveis golpes elaboradas por IA:

  • Vídeos e vozes artificiais, falas descompassadas, piscadas fora de ritmo ou vozes com entonação robótica
  • Anúncios com celebridades ou influenciadores em contextos incomuns: quando o rosto ou a voz de uma pessoa famosa aparece promovendo algo que ela nunca divulgou oficialmente, por exemplo
  • Mensagens muito formais, com frases repetitivas ou erros sutis de concordância e pontuação
  • Perfis falsos com aparência profissional, contas recém-criadas em redes sociais, sem histórico de postagens ou com comentários automatizados
  • Imagens ou logotipos distorcidos: a IA ainda falha em pequenos detalhes, logos ligeiramente diferentes, sombras incoerentes, mãos ou objetos com proporções estranhas em imagens promocionais são pistas de manipulação digital
  • Comunicações que simulam atendimento humano: chats, e-mails ou mensagens com atendentes que parecem reais, mas respondem de forma genérica

Fonte: Agência Brasil

Core-MG participa de reunião com o TRF6 sobre nova etapa da modernização do Primeiro Grau

O Core-MG participou, nesta quarta-feira (19), de uma reunião com o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) destinada a apresentar e esclarecer os detalhes da nova etapa do processo de modernização do Primeiro Grau. As diretrizes e alterações estruturais desta fase foram recentemente divulgadas pela Corregedoria do Tribunal.

As mudanças, que entrarão em vigor no dia 24 de novembro de 2025, incluem ajustes significativos na tramitação processual, novas regras de competência, reorganização das unidades com atribuição criminal, redistribuição de acervos e redefinições operacionais necessárias para a plena implementação do projeto.

A reunião foi conduzida pelo Juiz Federal Lucilio Linhares Perdigão de Moraes, que apresentou os principais pontos da modernização. Também estiveram presentes representantes da Assessoria da Corregedoria e da equipe de Tecnologia da Informação do TRF6.

O Core-MG foi representado por sua equipe jurídica, que acompanhou as explicações e destacou a importância das atualizações para o adequado funcionamento das rotinas processuais relacionadas à atuação do Conselho.

De acordo com o Procurador do Core-MG, Pedro Paulo Garcia, as mudanças apresentadas pelo TRF6 têm impacto direto na atuação dos Conselhos Profissionais e destacou o papel institucional do Core-MG nesse diálogo: “Ao nos anteciparmos às mudanças e entendermos de forma técnica o novo fluxo processual, conseguimos melhorar a comunicação com o Judiciário e orientar a categoria com mais precisão. Essa interlocução direta é fundamental para que o representante comercial tenha seus direitos assegurados.”

Dólar sobe para R$ 5,33 com espera de dados econômicos nos EUA

Influenciado pelo exterior, o mercado financeiro teve um dia de turbulências. O dólar ultrapassou os R$ 5,30 e atingiu o maior valor em dez dias. A bolsa de valores caiu e fechou abaixo dos 157 mil pontos.

O dólar comercial encerrou esta segunda-feira (17) vendido a R$ 5,331, com alta de R$ 0,035 (+0,66%). A cotação subiu durante toda a sessão, mas disparou nas duas horas finais de negociação, até encerrar próxima da máxima do dia.

A moeda estadunidense está no maior valor desde o último dia 7. Apesar da alta desta segunda, a divisa acumula queda de 0,91% em novembro e de 13,74% em 2025.

A instabilidade também marcou o dia no mercado de ações. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 156.993 pontos, com queda de 0,47%. O indicador chegou a cair 0,73% às 17h04, mas diminuiu o ritmo de baixa nos minutos finais de negociação.

Num dia sem notícias relevantes no mercado interno, prevaleceram as preocupações com os Estados Unidos. Os investidores esperam a divulgação de dados da economia estadunidense, após o fim do shutdown (paralisação do governo), que durou cerca de 40 dias.

Na quarta-feira (19), o Federal Reserve (Fed, Banco Central estadunidense) divulga a ata da reunião de 29 de outubro. Na quinta (20), saem os dados do emprego nos Estados Unidos. Os dois documentos são aguardados para dar pistas sobre se Banco Central da maior economia do planeta poderá cortar os juros básicos em dezembro.

Juros mais baixos em economias avançadas estimulam a migração de capitais para países emergentes, como o Brasil. No entanto, a ansiedade em torno do apagão de dados provocado pelo shutdown tem provocado turbulências no mercado financeiro.

* Com informações da Reuters

Fonte: Agência Brasil

Palestra em Palmas destaca impacto da Inteligência Artificial na Representação Comercial

Em uma noite marcada por reflexão e atualização profissional, o Core-TO realizou, na última sexta-feira, em Palmas (TO), uma edição do ciclo nacional de capacitação voltado aos representantes comerciais. O palestrante Walter Longo, publicitário, consultor e referência nacional em inovação e tendências de futuro, conduziu o público por uma análise profunda sobre as mudanças tecnológicas que já remodelam as negociações, o comportamento do consumidor e o posicionamento estratégico dos profissionais de representação comercial.

“Estamos vivendo um momento único, em que a tecnologia amplia a capacidade humana de criar valor. A IA não substitui o representante comercial, ela potencializa quem sabe utilizá-la de forma inteligente e estratégica”, afirmou Longo durante a apresentação.

Para Davi Aparecido Silva Pereira, presidente do Core-TO, trazer um especialista do porte de Walter Longo para Palmas reforça o compromisso do Regional com a qualificação constante da categoria.

“Nosso objetivo é preparar o representante comercial para um futuro que já chegou. Queremos oferecer conhecimento, ferramentas e visão de mercado para que cada profissional se fortaleça e ocupe seu espaço com mais segurança e competitividade”, destacou.

O evento integra o calendário nacional de treinamento e capacitação promovido pelo Sistema Confere/Cores em 2025, que percorre diversas cidades com o objetivo de estimular o debate sobre inovação, ética, fiscalização orientativa e o fortalecimento da Representação Comercial como atividade essencial para a economia do país.

Palestra “A Visão dos Vendedores Campeões” faz sucesso em mais uma cidade do interior paulista

Na noite desta segunda-feira (10), o auditório do Gran Continental Hotel, em Taubaté, foi palco da oitava apresentação da palestra “A Visão dos Vendedores Campeões”, ministrada pelo especialista em vendas, Cesar Galindo.

Os participantes do evento receberam as boas-vindas do diretor-presidente do Core-SP, José Luiz Abrantes Pereira, além de conhecerem um pouco da rotina do Setor Jurídico e ficar a par da importância de cumprir requisitos legais para atuar de maneira ética e transparente. Afinal, isso garante o acesso à direitos e a outros serviços, como o Balcão de Oportunidades, que conectam empresas a profissionais de representação comercial, e o Programa de Benefícios, uma iniciativa por meio da qual os profissionais, com registro regular e ativo, podem obter descontos e condições especiais na aquisição de uma série de produtos e serviços.

Após a abordagem desses tópicos, Galindo entrou em cena e detalhou os atributos necessários para que cada venda se transforme em um resultado positivo.

A técnica consiste em equilibrar o uso de novas tecnologias, que colaboram para melhorar a entrega de produtos, a partir da obtenção e do cruzamento de informações dos clientes, com habilidades emocionais, como a escuta e a capacidade de fazer perguntas.

Foi uma noite proveitosa, em que os representantes comerciais foram incentivados a trocar ideias, percepções a respeito do mercado e saber quais são os pontos fortes e as vulnerabilidades que precisam trabalhar se desejam ter uma trajetória cada vez mais próspera.

Este encontro em Taubaté marcou também a última palestra do ano dentro do ciclo Core Cursos, encerrando com chave de ouro uma série de eventos realizados em 2025. 


Ao longo do ano, o ciclo de palestras percorreu importantes cidades paulistas, levando conhecimento e inspiração para centenas de profissionais. As apresentações aconteceram em São Paulo, Franca, Bauru, Marília, Araçatuba, Santo André, Santos e, por fim, Taubaté. Cada encontro contribuiu para ampliar a visão dos representantes comerciais e reforçar o compromisso do Core-SP com a valorização da categoria em diferentes regiões do estado.

Core-MG: “Identidade em Mãos”’ leva acolhimento e serviços aos representantes comerciais

No dia 10 de novembro, o Core-MG promoveu, mais uma edição do projeto Identidade em Mãos, iniciativa que tem como objetivo, registrar, orientar, integrar e acolher os novos representantes comerciais no Conselho.

Durante o encontro, os participantes receberam suas Identidades Profissionais e puderam conhecer de forma mais aprofundada a atuação institucional do Regional. O evento também proporcionou um momento de proximidade entre os profissionais e a equipe técnica da instituição, criando um ambiente de diálogo, escuta e valorização. Essa integração é parte fundamental do projeto, que busca fortalecer o vínculo entre o Conselho e a categoria, desde os primeiros passos do exercício profissional.

A iniciativa “Identidade em Mãos” segue consolidada como uma ação estratégica da atual gestão, com foco na formação de uma classe cada vez mais consciente, informada e comprometida com os princípios da representação comercial.

Ciclo de capacitação e treinamento com Walter Longo: Fortaleza – CE

O ciclo de capacitação e treinamento deste ano continua com Walter Longo, empreendedor, palestrante, professor e especialista em inovação, negócios e transformação digital. Nesta edição, o tema será “Empresa do Futuro: como ampliar suas chances de sucesso”.

O encontro vai explorar as transformações que estão redefinindo o ambiente empresarial e como líderes e representantes comerciais podem se preparar para os novos desafios do mercado.

Walter Longo, reconhecido por sua visão estratégica e por antecipar tendências, trará uma reflexão profunda sobre os fatores que determinam o sucesso das empresas na era digital, destacando como a adaptação, o uso inteligente da tecnologia e a mentalidade inovadora são diferenciais decisivos para prosperar no futuro dos negócios.

Tema: Empresa do futuro – como ampliar as suas chances de sucesso.

  • Data: 18 de novembro
  • Horário: 13h
  • Local: Auditório do Sebrae-CE
  • Endereço: Av. Monsenhor Tabosa, 777 – Centro, Fortaleza – CE, 60165-065

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Como datas como a Black Friday podem impulsionar as vendas nos supermercados

Natal, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e, em novembro, a tão esperada Black Friday. Não faltam datas promocionais no calendário para trazer bons resultados para os supermercados, mas para isso é preciso saber aproveitar as oportunidades e programar a estratégia, bem como as ações.

A primeira dica dos especialistas em varejo é se planejar com antecedência. “O varejo é cíclico e depende muito dessas datas e, para que possamos desenvolver ações mercadológicas apropriadas, é fundamental que esta preparação aconteça bem antes porque estas datas acontecem ao longo do ano e se repetem”, alerta Claudio Felisoni, professor da FIA Business School. “Os supermercados podem aproveitar datas promocionais, como Black Friday e Natal, para impulsionar de modo bastante significativo as vendas, já que nesses períodos o consumo de alimentos, bebidas e produtos de confeitaria, geralmente, cresce bastante”, complementa.

É importante saber que nem todas as datas promocionais precisam ser aproveitadas por todos os supermercados. “Algumas datas são menos óbvias e que acabam gerando movimento também, como o Dia do Consumidor. Quando a gente olha para todas as datas que existem ao longo do ano, a gente consegue ver quais são as que são pertinentes para a nossa marca ou não”, dá a dica Cláudia Abreu, professora especialista em varejo e bens de consumo da ESPM.

Segundo a professora, as datas promocionais usam algumas alavancas para estimular o crescimento das vendas. “A gente tem três maneiras de aumentar a venda no varejo. Primeiro, adquirir uma base de clientes nova. Segundo, aumentar a frequência do cliente na loja. E terceiro, aumentar a cesta desse cliente. Essas são as alavancas principais quando a gente pensa em aumento de receita e as datas promocionais se apoiam nas 3 estratégias”, explica Claudia.

Outro ponto essencial para o bom aproveitamento das datas promocionais é ter um histórico dos clientes. “É muito importante que o supermercado tenha um banco de dados com essas informações coletadas e processadas, de modo a decodificar o comportamento de compra desses consumidores, nesses itens recorrentemente comprados ou mais intensamente comprados nessas datas”, indica Felisoni.

Essas informações devem ser usadas para criar oportunidades específicas para os consumidores. “Nas datas promocionais, além de a gente adquirir uma base de clientes nova, a gente pode melhorar o engajamento e a fidelização dos clientes já existentes, oferecendo uma experiência melhor para meu cliente porque eu sei o histórico de compra dele”, afirma a professora da ESPM.

A experiência de compra pode ser um dos diferenciais dos supermercados para atrair os consumidores, além do preço. “O preço é um atributo fundamental, principalmente para itens que ancoram a marca do supermercado, mas não é suficiente. A experiência de compra é um fator fundamental: manter a loja bem organizada, com as filas fluindo rapidamente, uma boa sinalização das ofertas, isso torna, sem dúvida nenhuma, um ambiente mais agradável, mais acolhedor e estimula o consumo”, diz o professor da FIA Business School.

Fonte: Super Varejo

Bolsa sobe pela 14ª vez seguida e ultrapassa os 155 mil pontos

Em mais um dia de euforia no mercado financeiro, a bolsa subiu pela 14ª vez seguida e superou a marca dos 155 mil pontos, em um novo recorde. O dólar caiu para o menor valor desde o fim de setembro, com a expectativa de fim do shutdown (paralisação do governo) nos Estados Unidos.

O índice Ibovespa, da B3, encerrou esta segunda-feira (10) aos 155.257 pontos, com alta de 0,77%. Em alta durante toda a sessão, a bolsa brasileira foi impulsionada principalmente por ações de petroleiras, mineradoras e bancos. O indicador bateu recorde pela 11º vez consecutiva e está perto de igualar a sequência de 15 altas entre maio de junho de 1994, pouco antes do Plano Real.

Com alta de 3,82% apenas em outubro, a bolsa brasileira sobe 29,08% em 2025. Essa é a maior alta anual acumulada desde a valorização de 31,58% registrada em 2019.

No mercado de câmbio, o dia também foi positivo. O dólar comercial fechou o dia vendido a R$ 5,307, com recuo de R$ 0,029 (-0,55%). A cotação operou em queda durante toda a sessão, mas aprofundou a tendência de baixa por volta das 15h, quando se firmou na faixa de R$ 5,30.

A moeda estadunidense está no menor valor desde 23 de setembro, quando tinha fechado em R$ 5,27. A divisa cai 1,36% em novembro e acumula queda de 14,12% em 2025.

Tanto fatores internos como externos contribuíram para a euforia no mercado. No cenário internacional, a perspectiva do fim do shutdown nos Estados Unidos, após um acordo entre os republicanos e a parcela centrista da bancada democrata no Senado, fez as bolsas estadunidenses subirem fortemente e o dólar cair em todo o planeta.

No Brasil, o mercado financeiro está sob a expectativa da divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom), nesta terça-feira (11), e da inflação oficial em outubro. Os investidores querem analisar o tom do documento para ter pistas de quando o Banco Central (BC) deve começar a baixar a Taxa Selic (juros básicos da economia).

Em relação ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), caso a inflação em outubro venha mais baixa que o previsto, haverá a abertura de espaço para o Copom começar a cortar a Selic em janeiro, em vez de março do próximo ano. Juros mais baixos estimulam a migração de investimentos para a bolsa de valores.

* com informações da Reuters

Fonte: Agência Brasil