Core-ES recebe veículo automotivo doado pelo Confere 

O Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Espírito Santo (Core-ES) foi contemplado com um dos 30 veículos zero quilômetro, doados pelo Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere) para os Conselhos Regionais de todo o país.
 
A entrega foi realizada pelo presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, ao presidente do Core-ES, Marcelo Marino Simonetti, na sede da entidade, Vitória, na manhã desta sexta-feira, 30.
 
A iniciativa integra o Plano de Ação do Confere, com foco no fortalecimento da estrutura de apoio às atividades institucionais do Sistema Confere/Cores. O carro, modelo sedan médio (Cronos), tem o objetivo de melhorar as condições de trabalho para que os Regionais ampliem sua atuação administrativa, orientativa e fiscalizatória, garantindo mais eficiência, presença territorial e qualidade no atendimento aos representantes comerciais.
“Que os representantes comerciais se sintam suportados por um Conselho Regional forte e pujante, que é o Core-ES”, declarou o presidente Archimedes ao realizar a entrega.
 
O presidente do Core-ES, Marcelo Simonetti, agradeceu o apoio institucional do Confere: “Obrigado! Agradeço ao Confere que trouxe ferramentas que possam agilizar e ampliar as atividades finalísticas do Regional”.
 
Estiveram presentes no ato: o diretor-secretário do Confere, João Pedro da Silva Rosa, os diretores do Core-ES, Julio Cesar Pereira Sandes, José Maria Claudio Junior, Fernando Almeida Pinto Junior, a gerente-geral do Core-ES, Fernanda Pianca, o fiscal Fabio Schneider, o assessor jurídico Alécio Firmo de Holanda Júnior, o assessor da presidência, Luciano Nunes e o assessor de TI, Guilherme Lyrio.

Desconto especial na anuidade de 2026 para Representantes Comerciais

Representante Comercial, aproveite condições especiais para o pagamento da anuidade de 2026:

  • 15% de desconto para pagamentos efetuados até 28 de fevereiro.
  • 10% de desconto para pagamentos realizados até 31 de março.

Pagamento em até 3 parcelas sem desconto, com vencimentos em:

  • 30 de abril (1ª parcela)
  • 31 de agosto (2ª parcela)
  • 31 de dezembro (3ª parcela)

As anuidades pagas após o vencimento estarão sujeitas a:

  • Multa de 2%,
  • Juros de mora de 1% ao mês,
  • Atualização monetária pelo índice oficial de preços ao consumidor.

Outras Informações Importantes:

  • Filiais ou representações de pessoas jurídicas em jurisdição de outro Conselho Regional pagarão anuidade de até 50% do valor pago pela matriz.
  • Representantes comerciais, pessoas físicas, que atuam como responsáveis técnicos de pessoas jurídicas devidamente registradas, pagarão anuidade correspondente a 50% do valor devido pelos demais profissionais autônomos.

Garanta sua regularidade! Se ainda não recebeu seu boleto, acesse o portal do seu Conselho Regional e solicite o documento.

Consulte aqui os contatos do Core do seu Estado: https://www.confere.org.br/enderecos.php

Confere empossa nova Diretoria do Core-ES para o triênio 2026/2029

O Confere realizou, no dia 29 de janeiro de 2026, a solenidade de posse da nova Diretoria do Core-ES, eleitos para o triênio 2026/2029. A cerimônia ocorreu na sede da autarquia, em Vitória/ES.

A sessão foi presidida pelo presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, e secretariada pelo diretor-secretário do Confere, João Pedro da Silva Rosa, contando ainda com a presença do procurador-geral do Confere, Izaac Pereira Inácio, além da participação remota de dirigentes do Sistema Confere/Cores.

Durante a solenidade, Archimedes Cavalcanti Júnior parabenizou os conselheiros empossados e ressaltou a importância da continuidade de uma gestão comprometida, técnica e integrada entre as instâncias do Sistema:

“A posse da nova Diretoria do Core-ES reafirma o compromisso do Sistema Confere/Cores com a boa governança, a legalidade e a valorização da Representação Comercial. Uma gestão forte, responsável e alinhada fortalece os Regionais, amplia a confiança da categoria e assegura à sociedade serviços cada vez mais eficientes.”

Na ocasião, o presidente empossado do Core-ES, Marcelo Marino Simonetti, formalizou a declaração de desimpedimento legal para o exercício do cargo, conforme determina a legislação, e apresentou um panorama das ações desenvolvidas na gestão anterior, destacando avanços institucionais, resultados positivos e premiações nacionais obtidas pelo Regional.

Em sua fala, Marcelo Simonetti enfatizou o processo de fortalecimento interno e de aproximação com a sociedade e a categoria:

“Desde o início, ficou claro que era necessário fazer o dever de casa, promover mudanças estruturais e mostrar à sociedade o verdadeiro papel do Conselho. Implantamos indicadores de desempenho, ações de compliance, humanizamos o atendimento aos representantes comerciais e nos aproximamos de entidades, do Legislativo e da categoria, por meio de iniciativas de capacitação, valorização, diálogo e reconhecimento.”

A nova diretora suplente, Roseane dos Santos Gonçalves, também destacou a evolução institucional do Regional e o convite à participação ativa dos representantes comerciais:

“Eu era uma representante comercial que apenas reclamava, até que fui atraída para conhecer de perto o trabalho do Conselho. Presenciei o crescimento do Core-ES e espero contribuir para fortalecer ainda mais essa Diretoria e o trabalho desenvolvido.”

Com a nova composição diretiva, o Core-ES inicia oficialmente, em 1º de março de 2026, o triênio 2026/2029, reafirmando seu compromisso com a legalidade, a valorização da Representação Comercial e o fortalecimento institucional do Sistema Confere/Cores no Espírito Santo.

Core-SP reforça frota com novos veículos cedidos pelo Confere

Na manhã de hoje, 29 de janeiro, o Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de São Paulo (Core-SP) recebeu dois novos veículos à sua frota oficial. As unidades foram entregues pelo Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere).

Com a chegada dos novos automóveis, o Core-SP amplia sua capacidade de atuação em todo o estado, assegurando o cumprimento das normas que regem a categoria. A iniciativa reforça a união do Sistema Confere/Cores e a conexão total com os representantes comerciais, que, ao lado da sociedade, são os principais destinatários dos serviços prestados pelos Conselhos Regionais.

Confere realiza entrega do primeiro veículo aos Conselhos Regionais no Rio de Janeiro

O Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere) deu início ao processo de entrega dos veículos adquiridos para os Conselhos Regionais, marcando um importante avanço no fortalecimento da estrutura operacional do Sistema Confere/Cores. A primeira entrega foi realizada no Rio de Janeiro, com a presença do presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior e do diretor-secretário João Pedro da Silva Rosa.

A iniciativa contempla a aquisição de 30 veículos zero quilômetro, modelo sedan médio (Cronos), que serão destinados aos Conselhos Regionais em todo o país. Os automóveis estão sendo recebidos diretamente pelos Regionais em seus respectivos estados.

Durante a solenidade simbólica realizada no Rio de Janeiro, o presidente do Confere destacou o significado institucional da ação e a união do Sistema em prol da Representação Comercial:

“Com muita alegria, o Confere se faz presente hoje no Rio de Janeiro para a entrega simbólica do primeiro veículo, entre 30 veículos zero quilômetro adquiridos pelo Conselho Federal para todos os Regionais do Brasil. Essa ação marca a união do Sistema Confere/Cores e a conexão com a categoria da Representação Comercial, que é destinatária, junto com a sociedade, dos serviços prestados pelos Conselhos Regionais.”

Na ocasião, Archimedes Cavalcanti Júnior realizou a entrega da chave do veículo ao presidente do Core-RJ, Derlin José Guimarães Rodrigues, reforçando o papel dos Conselhos no cumprimento de sua missão institucional:

“Com muita alegria, presidente Derlin, entrego a chave deste veículo para que o Conselho do Rio de Janeiro, assim como todos os Conselhos Regionais, possa cumprir sua missão finalística em prol da representação comercial no Rio de Janeiro, em todo o Brasil e em benefício da sociedade brasileira.”

A aquisição dos veículos integra o Plano de Ação do Confere, com foco no fortalecimento da capacidade administrativa, orientativa e fiscalizatória dos Regionais. De acordo com o Termo de Referência, os veículos foram classificados como bens comuns, sem características de luxo, atendendo aos princípios da economicidade, eficiência e interesse público.

Entre os critérios técnicos estabelecidos estão a padronização visual do Sistema Confere/Cores, garantia mínima de 36 meses, assistência técnica em todas as capitais, três revisões inclusas, um ano de seguro, emplacamento e conformidade com normas ambientais e de eficiência energética.

Core-MG participa da FEMUR 2026 em Ubá com fiscalização orientativa e diálogo próximo ao setor moveleiro

O Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de Minas Gerais (Core-MG) marcou presença na FEMUR 2026 – Feira de Móveis de Ubá, um dos mais importantes eventos do setor moveleiro do país, realizado no município de Ubá/MG. A feira reuniu diversas empresas, representantes comerciais e profissionais do segmento, fortalecendo ainda mais o polo moveleiro da Zona da Mata mineira.

Durante o evento, o Core-MG realizou fiscalização de caráter orientativo, passando por todos os estandes da feira com o objetivo de esclarecer dúvidas e orientar empresários, representantes comerciais e expositores sobre a legislação que regulamenta a atividade, em especial a Lei nº 4.886/65.

A ação contou com a presença do presidente do Core-MG, Antônio José, e do fiscal da Zona da Mata, lotado em Juiz de Fora, Paulo Roberto de Oliveira. Juntos, eles dialogaram diretamente com empresários e representantes comerciais, reforçando a importância do exercício legal da profissão e do registro regular junto ao Conselho.

Um diferencial importante dessa atuação foi o fato de o presidente do Core-MG também atuar no setor moveleiro, o que tornou o contato com os empresários ainda mais próximo e produtivo. Por vivenciar diariamente a realidade do mercado, Antônio José conhece de perto os desafios, as dificuldades e também as conquistas do setor, o que contribuiu para um diálogo mais empático, prático e alinhado às necessidades reais dos profissionais presentes na feira.

Segundo o presidente, a participação do Core-MG em eventos como a FEMUR é fundamental para aproximar o Conselho do mercado, promovendo orientação, prevenção de irregularidades e valorização da representação comercial. “Nosso papel vai além da fiscalização punitiva. Estar presente, orientar e esclarecer é essencial para fortalecer a atividade e garantir segurança jurídica para todos os envolvidos”, destacou.

A presença do Regional na FEMUR 2026 reafirma o compromisso da autarquia com a valorização da representação comercial, o cumprimento da legislação e o fortalecimento das relações comerciais, especialmente em um setor estratégico para a economia mineira como o moveleiro.

Dívida pública pode alcançar até R$ 10,3 trilhões em 2026

Depois de encerrar 2025 acima de R$ 8,6 trilhões e em nível recorde, a Dívida Pública Federal (DPF) deverá chegar ao fim deste ano entre R$ 9,3 trilhões e R$ 10,3 trilhões. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Tesouro Nacional, que apresentou o Plano Anual de Financiamento (PAF) da dívida pública para 2026.

O plano apresenta metas para a dívida pública para este ano. Assim como no ano passado, o governo criou um espaço para diminuir a fatia de títulos prefixados (com taxas de juros fixas e definidas antecipadamente) e aumentar a participação dos papéis corrigidos pela taxa Selic (juros básicos da economia). Isso ajudaria a atrair os investidores aos títulos vinculados à Selic, que estão no maior nível em quase dois anos.

No ano passado, o PAF originalmente previa que a Dívida Pública Federal poderia encerrar 2025 entre R$ 8,1 trilhões e R$ 8,5 trilhões. Em setembro, o PAF foi revisado para que o indicador fechasse 2025 entre R$ 8,5 trilhões e R$ 8,8 trilhões.

Composição


Segundo o documento, a DPF deverá encerrar 2026 com a seguinte composição:

  • Títulos vinculados à Selic: de 46% a 50%, atualmente está em 48,3%;
  • Títulos corrigidos pela inflação: de 23% a 27%, atualmente está em 25,9%;
  • Títulos prefixados: de 21% a 25%, atualmente está em 22%;
  • Títulos vinculados ao câmbio: de 3% a 7%, atualmente está em 3,8%.

Os números não levam em conta as operações de compra e venda de dólares no mercado futuro pelo Banco Central, que interferem no resultado.

Os títulos corrigidos por taxas flutuantes aumentam o risco da dívida pública, porque a Selic pressiona mais o endividamento do governo quando os juros básicos da economia sobem. Quando o Banco Central reajusta os juros básicos, a parte da dívida interna corrigida pela Selic aumenta imediatamente.

Em tese, os papéis prefixados trazem mais previsibilidade. Isso porque os juros desses títulos são definidos no momento da emissão e não variam ao longo do tempo. Dessa forma, o Tesouro sabe exatamente quanto pagará de juros daqui a vários anos, quando os papéis vencerem, e os investidores tiverem de ser reembolsados. No entanto, os títulos prefixados têm taxas mais altas que a da Selic e aumentam o custo da dívida pública em momentos de instabilidade econômica.

Prazo


O Plano Anual de Financiamento também abriu uma margem para aumentar o prazo da DPF. No fim de 2025, o prazo médio ficou em 4 anos. O PAF estipulou que ficará entre 3,8 e 4,2 anos no fim de dezembro. O Tesouro divulga as estimativas em anos, não em meses. Já a parcela da dívida que vence nos próximos 12 meses encerrará 2025 entre 18% e 22%. Atualmente, está em 17,5%.

Segundo o Tesouro, o governo tem dois mecanismos de segurança para garantir a capacidade de financiamento em caso de crise econômica que não permita ao Tesouro lançar títulos no mercado. Em primeiro lugar, o governo tem reservas internacionais suficientes para pagar os vencimentos da dívida pública externa em 2026, que totalizam R$ 33,3 bilhões. Além disso, tem um colchão de R$ 1,187 trilhão para cobrir 7,33 meses dos vencimentos da dívida pública interna.

Por meio da dívida pública, o Tesouro Nacional emite títulos e pega dinheiro emprestado dos investidores para honrar compromissos. Em troca, o governo compromete-se a devolver os recursos com alguma correção, que pode seguir a taxa Selic, a inflação, o câmbio ou ser prefixada, definida com antecedência.

Fonte: Agência Brasil

Petrobras reduz preço da gasolina em 5,2% a partir desta terça

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (26) que vai reduzir em 5,2% o preço da gasolina A vendida às distribuidoras. O novo preço passa a valer a partir desta terça-feira (27).

A gasolina A é o combustível puro que sai das refinarias e é misturado ao etanol pelas distribuidoras, para que possa ser vendido ao consumidor final nos postos.

Com a redução, o preço médio de venda da Petrobras para as distribuidoras passará a ser, em média, de R$ 2,57 por litro, uma redução de R$ 0,14.

No comunicado que anunciou a mudança de valores, a empresa informa que, desde dezembro de 2022, a queda no preço da gasolina chega a R$ 0,50 ─ um recuo de 26,9%, já considerando a inflação do período.

A última mudança no preço do combustível havia sido em 21 de outubro de 2025, quando ficou 4,9% mais barata.

Preço nas bombas


O movimento da Petrobras deve representar alívio na inflação do país, uma vez que a gasolina é o produto com maior peso no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador que apura a inflação oficial.

Apesar de a Petrobras ser a maior produtora do combustível no país, o preço da gasolina nas bombas não depende apenas da estatal. Após o produto ser vendido às distribuidoras, sofre influências de outros custos, como o frete, mistura com o etanol, cobrança de impostos e a margem de lucro dos postos.

Diesel


A Petrobras informou que o preço do diesel vendido às distribuidoras não sofrerá alteração. Desde dezembro de 2022, a redução acumulada no preço do óleo combustível vendido às distribuidoras é de 36,3%, considerando a inflação do período.

Fonte: Agência Brasil

Confere realiza reunião com Regionais sobre atualização do módulo de fiscalização da API da Transparência

O Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere) realizou, nesta sexta-feira, 23 de janeiro, reunião por videoconferência com os Conselhos Regionais para apresentar e esclarecer as atualizações no Manual de preenchimento do módulo de fiscalização da API da Transparência, em vigor desde 1º de janeiro de 2026.

A atualização tem como objetivo aprimorar a pesquisa, a extração e a qualificação dos dados referentes ao item 1 do relatório mensal de fiscalização, por meio da utilização de novos filtros no Sistema Gerenti.

Na abertura do encontro, o chefe do Setor de Transparência do Confere, Felipe Seabra, destacou o propósito das mudanças implementadas na plataforma: “Estamos aqui para apresentar a atualização realizada no Gerenti, que visa aprimorar o preenchimento do quantitativo de ações do setor de fiscalização no módulo da API da Transparência, garantindo maior precisão e qualidade das informações.”

Em seguida, o chefe do Setor de Desenvolvimento do Confere, Flávio Paes, apresentou as alterações técnicas realizadas no sistema, demonstrando, de forma prática, as novas funcionalidades disponíveis para registro e filtragem das ações fiscalizatórias.

Durante a apresentação, foram detalhadas as principais mudanças no preenchimento do módulo de fiscalização, com destaque para a classificação das ações em fiscalização educativa, preventiva e punitiva, conforme diretrizes do Plano Nacional de Fiscalização. A separação permite maior clareza na consolidação dos dados, melhora a qualidade dos relatórios e assegura maior aderência aos normativos do Sistema Confere/Cores.

Também foram apresentados exemplos práticos de registro das fiscalizações no Gerenti, orientações sobre o uso dos filtros de relatórios e esclarecimentos sobre a correta classificação das ações, contribuindo para a padronização das informações encaminhadas pelos Regionais.

Ao final do encontro, os participantes tiveram espaço para esclarecimento de dúvidas, sugestões de melhorias e alinhamento de procedimentos, reforçando o caráter orientativo da iniciativa.

A reunião integra as ações do Confere voltadas ao fortalecimento da transparência, da conformidade normativa e da qualidade das informações produzidas pelos Conselhos Regionais, assegurando maior confiabilidade aos dados de fiscalização disponibilizados à sociedade.