Em uma noite marcada por reflexão e atualização profissional, o Core-TO realizou, na última sexta-feira, em Palmas (TO), uma edição do ciclo nacional de capacitação voltado aos representantes comerciais. O palestrante Walter Longo, publicitário, consultor e referência nacional em inovação e tendências de futuro, conduziu o público por uma análise profunda sobre as mudanças tecnológicas que já remodelam as negociações, o comportamento do consumidor e o posicionamento estratégico dos profissionais de representação comercial.
“Estamos vivendo um momento único, em que a tecnologia amplia a capacidade humana de criar valor. A IA não substitui o representante comercial, ela potencializa quem sabe utilizá-la de forma inteligente e estratégica”, afirmou Longo durante a apresentação.
Para Davi Aparecido Silva Pereira, presidente do Core-TO, trazer um especialista do porte de Walter Longo para Palmas reforça o compromisso do Regional com a qualificação constante da categoria.
“Nosso objetivo é preparar o representante comercial para um futuro que já chegou. Queremos oferecer conhecimento, ferramentas e visão de mercado para que cada profissional se fortaleça e ocupe seu espaço com mais segurança e competitividade”, destacou.
O evento integra o calendário nacional de treinamento e capacitação promovido pelo Sistema Confere/Cores em 2025, que percorre diversas cidades com o objetivo de estimular o debate sobre inovação, ética, fiscalização orientativa e o fortalecimento da Representação Comercial como atividade essencial para a economia do país.
Palestra “A Visão dos Vendedores Campeões” faz sucesso em mais uma cidade do interior paulista
Na noite desta segunda-feira (10), o auditório do Gran Continental Hotel, em Taubaté, foi palco da oitava apresentação da palestra “A Visão dos Vendedores Campeões”, ministrada pelo especialista em vendas, Cesar Galindo.
Os participantes do evento receberam as boas-vindas do diretor-presidente do Core-SP, José Luiz Abrantes Pereira, além de conhecerem um pouco da rotina do Setor Jurídico e ficar a par da importância de cumprir requisitos legais para atuar de maneira ética e transparente. Afinal, isso garante o acesso à direitos e a outros serviços, como o Balcão de Oportunidades, que conectam empresas a profissionais de representação comercial, e o Programa de Benefícios, uma iniciativa por meio da qual os profissionais, com registro regular e ativo, podem obter descontos e condições especiais na aquisição de uma série de produtos e serviços.
Após a abordagem desses tópicos, Galindo entrou em cena e detalhou os atributos necessários para que cada venda se transforme em um resultado positivo.
A técnica consiste em equilibrar o uso de novas tecnologias, que colaboram para melhorar a entrega de produtos, a partir da obtenção e do cruzamento de informações dos clientes, com habilidades emocionais, como a escuta e a capacidade de fazer perguntas.
Foi uma noite proveitosa, em que os representantes comerciais foram incentivados a trocar ideias, percepções a respeito do mercado e saber quais são os pontos fortes e as vulnerabilidades que precisam trabalhar se desejam ter uma trajetória cada vez mais próspera.
Este encontro em Taubaté marcou também a última palestra do ano dentro do ciclo Core Cursos, encerrando com chave de ouro uma série de eventos realizados em 2025.
Ao longo do ano, o ciclo de palestras percorreu importantes cidades paulistas, levando conhecimento e inspiração para centenas de profissionais. As apresentações aconteceram em São Paulo, Franca, Bauru, Marília, Araçatuba, Santo André, Santos e, por fim, Taubaté. Cada encontro contribuiu para ampliar a visão dos representantes comerciais e reforçar o compromisso do Core-SP com a valorização da categoria em diferentes regiões do estado.
Core-MG: “Identidade em Mãos”’ leva acolhimento e serviços aos representantes comerciais
No dia 10 de novembro, o Core-MG promoveu, mais uma edição do projeto Identidade em Mãos, iniciativa que tem como objetivo, registrar, orientar, integrar e acolher os novos representantes comerciais no Conselho.
Durante o encontro, os participantes receberam suas Identidades Profissionais e puderam conhecer de forma mais aprofundada a atuação institucional do Regional. O evento também proporcionou um momento de proximidade entre os profissionais e a equipe técnica da instituição, criando um ambiente de diálogo, escuta e valorização. Essa integração é parte fundamental do projeto, que busca fortalecer o vínculo entre o Conselho e a categoria, desde os primeiros passos do exercício profissional.
A iniciativa “Identidade em Mãos” segue consolidada como uma ação estratégica da atual gestão, com foco na formação de uma classe cada vez mais consciente, informada e comprometida com os princípios da representação comercial.

Ciclo de capacitação e treinamento com Walter Longo: Fortaleza – CE
O ciclo de capacitação e treinamento deste ano continua com Walter Longo, empreendedor, palestrante, professor e especialista em inovação, negócios e transformação digital. Nesta edição, o tema será “Empresa do Futuro: como ampliar suas chances de sucesso”.
O encontro vai explorar as transformações que estão redefinindo o ambiente empresarial e como líderes e representantes comerciais podem se preparar para os novos desafios do mercado.
Walter Longo, reconhecido por sua visão estratégica e por antecipar tendências, trará uma reflexão profunda sobre os fatores que determinam o sucesso das empresas na era digital, destacando como a adaptação, o uso inteligente da tecnologia e a mentalidade inovadora são diferenciais decisivos para prosperar no futuro dos negócios.
Tema: Empresa do futuro – como ampliar as suas chances de sucesso.
- Data: 18 de novembro
- Horário: 13h
- Local: Auditório do Sebrae-CE
- Endereço: Av. Monsenhor Tabosa, 777 – Centro, Fortaleza – CE, 60165-065
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Como datas como a Black Friday podem impulsionar as vendas nos supermercados
Natal, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e, em novembro, a tão esperada Black Friday. Não faltam datas promocionais no calendário para trazer bons resultados para os supermercados, mas para isso é preciso saber aproveitar as oportunidades e programar a estratégia, bem como as ações.
A primeira dica dos especialistas em varejo é se planejar com antecedência. “O varejo é cíclico e depende muito dessas datas e, para que possamos desenvolver ações mercadológicas apropriadas, é fundamental que esta preparação aconteça bem antes porque estas datas acontecem ao longo do ano e se repetem”, alerta Claudio Felisoni, professor da FIA Business School. “Os supermercados podem aproveitar datas promocionais, como Black Friday e Natal, para impulsionar de modo bastante significativo as vendas, já que nesses períodos o consumo de alimentos, bebidas e produtos de confeitaria, geralmente, cresce bastante”, complementa.
É importante saber que nem todas as datas promocionais precisam ser aproveitadas por todos os supermercados. “Algumas datas são menos óbvias e que acabam gerando movimento também, como o Dia do Consumidor. Quando a gente olha para todas as datas que existem ao longo do ano, a gente consegue ver quais são as que são pertinentes para a nossa marca ou não”, dá a dica Cláudia Abreu, professora especialista em varejo e bens de consumo da ESPM.
Segundo a professora, as datas promocionais usam algumas alavancas para estimular o crescimento das vendas. “A gente tem três maneiras de aumentar a venda no varejo. Primeiro, adquirir uma base de clientes nova. Segundo, aumentar a frequência do cliente na loja. E terceiro, aumentar a cesta desse cliente. Essas são as alavancas principais quando a gente pensa em aumento de receita e as datas promocionais se apoiam nas 3 estratégias”, explica Claudia.
Outro ponto essencial para o bom aproveitamento das datas promocionais é ter um histórico dos clientes. “É muito importante que o supermercado tenha um banco de dados com essas informações coletadas e processadas, de modo a decodificar o comportamento de compra desses consumidores, nesses itens recorrentemente comprados ou mais intensamente comprados nessas datas”, indica Felisoni.
Essas informações devem ser usadas para criar oportunidades específicas para os consumidores. “Nas datas promocionais, além de a gente adquirir uma base de clientes nova, a gente pode melhorar o engajamento e a fidelização dos clientes já existentes, oferecendo uma experiência melhor para meu cliente porque eu sei o histórico de compra dele”, afirma a professora da ESPM.
A experiência de compra pode ser um dos diferenciais dos supermercados para atrair os consumidores, além do preço. “O preço é um atributo fundamental, principalmente para itens que ancoram a marca do supermercado, mas não é suficiente. A experiência de compra é um fator fundamental: manter a loja bem organizada, com as filas fluindo rapidamente, uma boa sinalização das ofertas, isso torna, sem dúvida nenhuma, um ambiente mais agradável, mais acolhedor e estimula o consumo”, diz o professor da FIA Business School.
Fonte: Super Varejo
2025- Resolução nº 2.169
Aprova as normas sobre os procedimentos orçamentários, contábeis e de prestações de contas dos Conselhos integrantes do Sistema Confere/Cores.
https://www.confere.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2025/11/2169-2-1.pdf
Bolsa sobe pela 14ª vez seguida e ultrapassa os 155 mil pontos
Em mais um dia de euforia no mercado financeiro, a bolsa subiu pela 14ª vez seguida e superou a marca dos 155 mil pontos, em um novo recorde. O dólar caiu para o menor valor desde o fim de setembro, com a expectativa de fim do shutdown (paralisação do governo) nos Estados Unidos.

O índice Ibovespa, da B3, encerrou esta segunda-feira (10) aos 155.257 pontos, com alta de 0,77%. Em alta durante toda a sessão, a bolsa brasileira foi impulsionada principalmente por ações de petroleiras, mineradoras e bancos. O indicador bateu recorde pela 11º vez consecutiva e está perto de igualar a sequência de 15 altas entre maio de junho de 1994, pouco antes do Plano Real.
Com alta de 3,82% apenas em outubro, a bolsa brasileira sobe 29,08% em 2025. Essa é a maior alta anual acumulada desde a valorização de 31,58% registrada em 2019.
No mercado de câmbio, o dia também foi positivo. O dólar comercial fechou o dia vendido a R$ 5,307, com recuo de R$ 0,029 (-0,55%). A cotação operou em queda durante toda a sessão, mas aprofundou a tendência de baixa por volta das 15h, quando se firmou na faixa de R$ 5,30.
A moeda estadunidense está no menor valor desde 23 de setembro, quando tinha fechado em R$ 5,27. A divisa cai 1,36% em novembro e acumula queda de 14,12% em 2025.
Tanto fatores internos como externos contribuíram para a euforia no mercado. No cenário internacional, a perspectiva do fim do shutdown nos Estados Unidos, após um acordo entre os republicanos e a parcela centrista da bancada democrata no Senado, fez as bolsas estadunidenses subirem fortemente e o dólar cair em todo o planeta.
No Brasil, o mercado financeiro está sob a expectativa da divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom), nesta terça-feira (11), e da inflação oficial em outubro. Os investidores querem analisar o tom do documento para ter pistas de quando o Banco Central (BC) deve começar a baixar a Taxa Selic (juros básicos da economia).
Em relação ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), caso a inflação em outubro venha mais baixa que o previsto, haverá a abertura de espaço para o Copom começar a cortar a Selic em janeiro, em vez de março do próximo ano. Juros mais baixos estimulam a migração de investimentos para a bolsa de valores.
* com informações da Reuters
Fonte: Agência Brasil
Processo Administrativo nº 18/2025 – Pregão Eletrônico SRP nº 90.001/2025 – MGI – Aquisição de Notebooks
Diretoria do Core-DF toma posse para o triênio 2025/2028
Respaldado pelo ótimo desempenho que o Core-DF vem apresentando nos últimos anos, os atuais diretor-presidente do Core-DF, Wiliam Vicente Bernardes, o diretor-secretário Eduardo Henrique do Amaral Pessôa, e o diretor-tesoureiro Milton Carlos da Silva, foram reconduzidos aos cargos para o triênio 2025/2028 na manhã desta segunda-feira (10).
“É com extrema satisfação e alegria que assumo novamente a gestão do Core-DF. Estamos aqui para trabalhar bastante e conseguir resultados cada vez mais promissores. E, quanto a isso, não posso deixar de destacar a importância da parceria com o Confere, que tem nos ajudado a atingir conquistas tão expressivas. Tenho muito orgulho de exercer a profissão de representante comercial”, destacou o presidente do Core-DF, Wiliam Vicente Bernardes.
Archimedes parabenizou a diretoria pelos feitos alcançados e reforçou os votos de confiança e expectativa com relação ao trabalho do Regional na nova gestão. “Que o Core-DF siga investimento na melhoria das suas atividades finalísticas e ações em prol da nossa categoria e da sociedade do Distrito Federal”, concluiu.
Confira a relação completa dos dirigentes para o triênio 2025/2028:
Diretor-Presidente: Wiliam Vicente Bernardes
Diretor-Secretário: Eduardo Henrique do Amaral Pessôa
Diretor-Tesoureiro: Milton Carlos da Silva
1º Diretor Suplente: Giovanni Barreto
2º Diretor Suplente: Heron Rodrigues Suzano
3º Diretor Suplente: Vilmar José Fagundes dos Passos
CONSELHEIROS COMPONENTES DA COMISSÃO FISCAL:
Membros Efetivos:
Marlon Carvalho Portugal
Hilmar Antônio da Mota
José Ednaudo Gomes de Oliveira
DELEGADOS REPRESENTANTES JUNTO AO CONFERE:
Efetivos:
Wiliam Vicente Bernardes
Milton Carlos da Silva
Ciclo de capacitação e treinamento com Walter Longo: Palmas – TO
O ciclo de capacitação e treinamento deste ano continua: Walter Longo – empreendedor, palestrante, professor e especialista em inovação, negócios e transformação digital.
O mercado está em constante evolução, e entender como a IA pode transformar as negociações, a prospecção de clientes e o relacionamento comercial é fundamental para quem deseja se destacar.
Walter Longo é referência quando o assunto é o futuro dos negócios. Com uma visão estratégica sobre o impacto da tecnologia no mercado, ele trará reflexões essenciais para os representantes comerciais se adaptarem e prosperarem na era da Inteligência Artificial.
Tema: Impactos da Inteligência Artificial nos Negócios de Representação Comercial e na Sociedade
- Data: 14 de novembro
- Horário: 18h30
- Local: Centro de Atividades do SESC Palmas
- Endereço: Quadra 502 Norte, Avenida LO-16, Plano Diretor Norte, nº 10 – Palmas/TO
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