Atividades turísticas no país crescem 4,6% em 2025 e atingem recorde

O Brasil terminou 2025 no maior nível de atividade turística em 14 anos. O Índice de Atividades Turísticas (Iatur) fechou o ano com alta de 4,6% em relação a 2024. Com esse desempenho, o setor atingiu o patamar mais alto da série histórica, em dezembro de 2024.

O dado faz parte da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Iatur reúne 22 das 166 atividades de serviços investigadas na pesquisa e que são ligadas à atividade turística, como hotéis, agências de viagens, bufês e transporte aéreo de passageiros.

O desempenho de dezembro de 2025 coloca as atividades turísticas 13,8% acima do patamar pré-pandemia da covid-19, em fevereiro de 2020, quando a economia começou a enfrentar restrições sanitárias e comerciais.

O índice é calculado desde 2011. O do ano passado foi o quinto seguido com expansão nas atividades turísticas.

Comportamento do Iatur nos últimos anos:

  • 2020: -36,7%
  • 2021: 22,2%
  • 2022: 29,9%
  • 2023:7,2%
  • 2024: 3,6%
  • 2025: 4,6%

A retração de mais de 30% em 2020 é explicada pela pandemia. Mas o forte crescimento dos dois anos seguintes está relacionado à recuperação pós-crise sanitária e econômica.

Motores de 2025


De acordo com o IBGE, o crescimento em 2025 foi impulsionado pelos aumentos de receita obtidos por empresas de transporte aéreo de passageiros; serviços de bufê; serviços de reservas de hospedagens e hotéis.

Os pesquisadores apuram informações de 17 unidades da federação: Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Distrito Federal, Amazonas, Pará, Mato Grosso, Alagoas e Rio Grande do Norte.

Em 2025, 14 localidades apresentaram resultado de alta. O desempenho positivo no país foi puxado, na ordem, por São Paulo (3,9%), Paraná (5,5%), Bahia (6,6%), Rio de Janeiro (10,8%) e Rio Grande do Sul (11,4%).

Mesmo não tendo tido o maior crescimento nominal, São Paulo exerceu a maior influência por causa do peso do estado no cálculo do Iatur.

Minas Gerais (-4,4%), Mato Grosso (-1,2%) e Goiás (-0,4%) foram os estados com perdas em 2025.

COP30


Pará, estado que sediou em novembro a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), fechou o ano com expansão de 7,8%, acima da média nacional.

Segundo o IBGE, “a COP foi um evento importante, mas de duração relativamente curta”, o que explica o Iatur do estado ter apresentado crescimento abaixo do de 2024 (9,7%).

Serviços


Ao considerar o setor de serviços como um todo, o que inclui 166 atividades pesquisadas, o IBGE identificou que o setor cresceu 2,8% em 2025, quinto ano seguido de expansão.

Entre os segmentos com maiores influências figuram portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet; transporte aéreo de passageiros; rodoviário de carga; publicidade; e desenvolvimento e licenciamento de programas de computador.

Com o desempenho de dezembro, os serviços estão 0,4% abaixo do maior nível já registrado, em novembro de 2025, e 19,6% acima do patamar pré-pandemia da covid-19.

Fonte: Agência Brasil

Confere empossa nova Diretoria do Core-AM, eleita para o triênio 2026/2029

O Core-AM realizou, nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, na sede da entidade, a solenidade de posse da Diretoria eleita para o triênio 2026/2029. O mandato terá início em 4 de março. 

A cerimônia contou com a presença do presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, e do diretor-secretário do Confere, João Pedro da Silva Rosa, reforçando a integração institucional e o alinhamento entre o Conselho Federal e o Regional. 

Durante a solenidade, o presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, destacou a atuação do Core-AM no fortalecimento institucional do Sistema. 

“O Core-AM colaborou de forma decisiva para o avanço do Sistema Confere/Cores. É um Regional que mantém conexão com a sociedade e com a categoria, promove capacitações e amplia o alcance da Representação Comercial no estado. O Confere conta com o Core-AM como protagonista na construção de um Sistema cada vez mais integrado e fortalecido.” 

O diretor-secretário do Confere, João Pedro da Silva Rosa, também ressaltou a evolução institucional do Regional nos últimos anos. 

“Parabenizo a gestão pelos três anos que passaram. O Core-AM apresentou crescimento expressivo e consolidou sua atuação institucional. Mas nada está tão bom que não possa melhorar, e tenho convicção de que esta nova gestão dará continuidade ao trabalho, com ainda mais resultados.” 

O novo diretor-tesoureiro do Regional, Edmilson do Nascimento Vasconcelos, destacou: 

“Espero contribuir o máximo possível, somando esforços com a Diretoria e os conselheiros para ampliar os resultados e fortalecer ainda mais o Core-AM.” 

Reeleito para o novo triênio, o diretor-secretário Filipe Xavier Moraes de Almeida destacou o aprendizado acumulado na última gestão. 

“Foram três anos de muito aprendizado. Crescemos como gestores e como instituição. Entramos neste novo ciclo com mais experiência, responsabilidade e o compromisso de alcançar resultados ainda mais consistentes para a categoria.” 

O diretor-presidente reeleito, Gilvan Farias Lima, agradeceu o apoio recebido ao longo do mandato anterior e reafirmou o compromisso com a continuidade do trabalho. 

“Agradeço ao Confere pelo apoio permanente nesses últimos três anos, aos meus pares de Diretoria, aos conselheiros e aos colaboradores do Core-AM. Seguiremos trabalhando com responsabilidade, diálogo e compromisso com a valorização do representante comercial amazonense.” 

A nova gestão assume o compromisso de dar continuidade às ações voltadas ao fortalecimento institucional, à orientação profissional e à valorização da Representação Comercial no Amazonas, alinhada às diretrizes do Sistema Confere/Cores. 

A Diretoria Executiva para o próximo triênio ficou assim constituída: 

Diretoria Executiva – 2026/2029 
Diretor-Presidente: Gilvan Farias Lima 
Diretor-Secretário: Filipe Xavier Moraes de Almeida 
Diretor-Tesoureiro: Edmilson do Nascimento Vasconcelos 

Conselheiros Componentes da Comissão Fiscal – Membros Efetivos 
1º Glettson de Palma Paula 
2º Osair Silva de Souza 
3º Stenio Lima da Silva 

Conselheiros Diretores Suplentes 
1º Fernando Bezerra da Cunha 
2º João Luis Silva Braga 

Delegados Representantes junto ao Confere 
Efetivos: 
Gilvan Farias Lima 
Filipe Xavier Moraes de Almeida 

Suplentes: 
Edmilson do Nascimento Vasconcelos 
Glettson de Palma Paula 

Vozes Femininas – Reforma Tributária e seus impactos na Representação Comercial

O Manhã com Representantes – Vozes Femininas será um encontro dedicado à reflexão e ao diálogo sobre os impactos da Reforma Tributária na representação comercial, a partir de diferentes olhares e experiências profissionais.
 
Em formato de roda de conversa, o evento reúne mulheres especialistas para debater os aspectos contábeis, previdenciários e empresariais, da reforma, trazendo informações relevantes, esclarecendo dúvidas e promovendo uma troca qualificada de conhecimentos.
 
 
A iniciativa valoriza o protagonismo feminino no mercado de trabalho e reforça a importância da informação como ferramenta para decisões mais seguras e conscientes na atuação profissional.
 
O encontro é gratuito e aberto a representantes comerciais e demais interessados no tema.
 
Dia 04/03/26, às 10h, no Auditório do Core- RJ (Av. Graça Aranha, 416, 4º andar- Centro, Rio de Janeiro/RJ) temos um encontro marcado! 

Processo administrativo de Licitação nº 02/2025 – Contratação de empresa especializada na prestação de Serviços de Impressão, Cópia e Digitalização (Outsourcing de Impressão), na modalidade franquia de páginas mais excedentes- Pregão eletrônico nº 90002/2026

Sistema Confere/Cores lança cartilha “Direitos que Fortalecem a Representação Comercial” 

O Sistema Confere/Cores lança a cartilha “Direitos que Fortalecem a Representação Comercial”, um material elaborado para orientar, esclarecer e fortalecer a atuação dos representantes comerciais em todo o país.

Fundamentada na Lei nº 4.886/65 e suas atualizações, a publicação reúne, de forma clara e objetiva, os principais direitos que asseguram proteção jurídica, estabilidade financeira e equilíbrio nas relações contratuais da categoria.

O material aborda temas essenciais para a prática profissional, como:

  • Garantias em caso de falência ou recuperação judicial da representada;
  • Regras claras sobre nascimento do direito à comissão e prazos de pagamento;
  • Correção monetária em caso de atraso;
  • Proteção contra redução indevida de ganhos;
  • Aviso prévio ou indenização em caso de rescisão sem justa causa;
  • Indenização mínima de 1/12 de toda a retribuição recebida;
  • Vedação de cláusulas del credere;
  • Foro do domicílio do representante;
  • Checklist para análise de contratos.

A publicação reforça que o representante comercial é profissional autônomo, com direitos expressamente previstos em lei, e que o conhecimento dessas garantias é instrumento fundamental para decisões seguras e relações contratuais equilibradas.

Informação que fortalece a categoria

Ao conhecer seus direitos, o representante:

  • amplia sua capacidade de negociação;
  • reduz riscos contratuais;
  • protege sua renda;
  • fortalece sua posição no mercado.

A cartilha “Direitos que Fortalecem a Representação Comercial” já está disponível para download no site do Confere.

Clique aqui para acessar o material completo.

Sessão Solene na Câmara Municipal de Curitiba celebra os 60 anos do Core-PR

Os 60 anos do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado do Paraná – Core-PR foi marcado por uma Sessão Solene na Câmara Municipal de Curitiba, na noite desta segunda-feira. A cerimônia reuniu cerca de 130 convidados e destacou a trajetória e a relevância da Representação Comercial para o desenvolvimento econômico do Estado.

Convocada e conduzida pelo presidente da Casa, vereador Tico Kuzma, a solenidade homenageou mais de 50 representantes comerciais e colaboradores do Core-PR, reconhecidos por sua contribuição ao fortalecimento da profissão. Entre os homenageados, dois funcionários com mais de 30 anos de dedicação à entidade foram destacados como exemplos de compromisso, constância e zelo institucional.

A sessão também reservou um momento especial para valorizar profissionais que atuam nos bastidores das relações comerciais — aqueles que, no cotidiano das empresas e instituições, acolhem, orientam e facilitam o trabalho dos representantes comerciais.

Diversas autoridades e lideranças institucionais prestigiaram o evento, entre elas, Dr. Régis Vicente Sartori, do Ministério Público Estadual; Luiz Celso Castegnaro, presidente do CRECI-PR; Gilmar Silva de Andrade, presidente do CRA-PR; além de representantes do CREA-PR, da Associação Comercial do Paraná, da Fecomércio-PR, da Secretaria de Administração do Estado, do Sindicato dos Atacadistas (SINCA), do Conselho Regional de Economia, e empresários do setor supermercadista.

De acordo com o diretor-presidente Paulo César Nauiack, ao celebrar seis décadas de história, o Core-PR reafirma sua relevância institucional e o papel estratégico dos representantes comerciais, profissionais que conectam mercados, geram oportunidades de negócios e impulsionam a economia paranaense. “Uma noite que reafirmou a relevância do Core-PR, a força do associativismo e o valor das pessoas que constroem, diariamente, a história da Representação Comercial”, destacou.

Identidade em Mãos: CORE-MG reforça acolhimento e orientação para novos representantes comerciais

O Core-MG promoveu, nesta segunda-feira (09), mais uma edição do programa “Identidade em Mãos”, iniciativa institucional voltada à recepção, orientação e integração de profissionais recém-registrados na representação comercial. Realizado periodicamente na sede do Conselho em Belo Horizonte, o encontro reforça o compromisso do Core-MG com o fortalecimento da identidade profissional da categoria.

O evento oferece aos novos representantes comerciais um atendimento personalizado com a equipe técnica do Regional, durante o qual os participantes podem: receber a Carteira Profissional Física; esclarecer dúvidas sobre direitos, deveres e responsabilidades previstos na Lei nº 4.886/1965; obter orientações práticas sobre o exercício legal da profissão; fortalecer o vínculo institucional com o Core-MG e compreender o papel do Conselho no desenvolvimento da categoria.

Integrado às ações de modernização dos serviços do Core-MG, o programa “Identidade em Mãos” também dialoga com a disponibilização da Carteira Profissional Digital — ferramenta que amplia a praticidade e segurança no uso do documento profissional pelos representantes comerciais.

Segundo o Conselho, a iniciativa promove acolhimento, aproximação institucional e orientação preventiva, elementos essenciais para garantir mais segurança jurídica e respaldo aos profissionais desde o início de suas carreiras.