Confere e Core-MG se reúnem com o IBGE para tratar sobre a CNAE

Na manhã desta sexta-feira (31), colaboradores e dirigentes do Confere e do Core-MG realizaram reunião técnica com integrantes do IBGE,  a fim de tratar sobre a necessidade de adequação da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, com a atividade de representação comercial.

O procurador do Core-MG, Pedro Paulo Garcia, iniciou a reunião destacando que a Representação Comercial é originária dos caixeiros viajantes e, naquela época, era focada no comércio de produtos básicos. Ocorre que, hoje, a profissão possui um escopo de atuação muito maior, abrangendo a intermediação de negócios em geral, seja de bens ou de serviços, inclusive digitais.

De acordo com o assessor jurídico do Confere, Lucas Ramos, a definição de representação comercial prevista na CNAE diverge daquela regulamentada pela Lei nº 4.886/65, pois classifica em grupos distintos a representação comercial e a intermediação de negócios. Frisou que, embora a CNAE tenha como finalidade principal a coleta de dados estatísticos, tal divergência tem prejudicado a fiscalização da atividade de representação comercial e tem sido utilizada por infratores para a prática de irregularidades tributárias.

O coordenador de Cadastro e Classificações na Diretoria de Pesquisas do IBGE, Francisco Marta, informou que a CNAE vigente não se baseou na legislação brasileira, mas na International Standard Industrial Classification of All Economic Activities – ISIC, classificação internacional para definição de atividades econômicas. Destacou entender os desafios enfrentados e a necessidade de reclassificar as atividades de intermediação em novas categorias, o que poderá ser feito na próxima atualização da CNAE, prevista para o ano de 2027:

“Entendo que precisamos fazer uma reformulação na versão 3.0 para deixar mais clara a redação desses itens. Na verdade, já estamos trabalhando nesse material, com previsão de lançamento para 2027. Nele, a tendência é que o CNAE 7490 se torne menos generalista, com os serviços não financeiros distribuídos em suas respectivas categorias”, destacou. 

Ao final, o Confere informou que irá contribuir com o IBGE no que for necessário para a construção de uma nova CNAE que melhor reflita a definição de representação comercial, garantindo maior precisão nos dados coletados pelo Governo e maior efetividade às atividades exercidas pelas entidades fiscalizadoras.

Guarapari ganha Dia Municipal dos Representantes Comerciais

Com articulação do Core-ES, foi sancionada a Lei nº 5.109/2025, que institui oficialmente o Dia Municipal do Representante Comercial em Guarapari. O projeto de Lei nº 164/2025 foi sancionado no dia 14 de outubro e a data será celebrada todo dia 1º de outubro e passa a integrar o Calendário Oficial do Município, em proposição da vereadora Tainá Coutinho.
 
Essa conquista se soma a outras importantes homenagens já alcançadas pela categoria: o Dia Pan-Americano e Estadual do Representante Comercial, instituído em 2018 por iniciativa do deputado Marcelo Santos; o Dia Municipal do Representante Comercial em Vila Velha, criado pelo vereador Renzo Mendes; e o Dia Municipal do Representante Comercial na Serra.
 
Mais um passo importante no reconhecimento da força e da relevância dos representantes comerciais para o crescimento da economia e o desenvolvimento da sociedade.
O Core-ES agradece à vereadora Tainá Coutinho por abraçar essa causa e reafirma seu compromisso de valorizar e fortalecer a representação comercial em todo o Espírito Santo.

CORE-MT registra aumento de 1.124% no alcance nas Redes Sociais

O Core-MT registrou aumento de 1.124% no alcance das suas publicações nas redes sociais em relação ao trimestre anterior, conforme dados do Relatório Integrado do 3º Trimestre de 2025.

Entre os meses de julho e setembro, o Conselho alcançou cerca de 34 mil contas nas redes sociais. “A comunicação é um pilar importante para qualquer instituição, desde a comunicação com a base, com os representantes registrados, quanto à comunicação externa, uma vez que também se faz necessário ter essa ponte com a mídia local, posicionando o Core-MT como um conselho atuante e que de fato, tem representatividade”, afirmou Ellen Banna, gestora administrativa do Conselho.

Ellen Banna acredita que esse resultado é devido ao uso de uma linguagem mais criativa e dinâmica, alinhada à realidade do mercado. “Intensificamos o uso de ferramentas como vídeos orientativos e dinâmicos, que aumentaram significativamente o engajamento nas redes sociais e em canais oficiais do Core, como o site institucional e a rede de contatos no WhatsApp”, destacou.

Core-MT atinge aumento de 59,36% em empresas fiscalizadas no 3º Trimestre

O Core-MT ampliou em 59,36% o percentual de empresas fiscalizadas comparado ao mesmo período de 2024, de acordo com o relatório do 3º Trimestre de 2025, apresentado no último dia 20 de outubro, durante a realização da reunião Plenária, composta por toda a diretoria do Conselho.

Em números absolutos, foram 910 empresas inspecionadas, frente às 571 empresas fiscalizadas no mesmo período do ano anterior. “O número de empresas fiscalizadas reflete nosso compromisso inabalável com a legalidade e a valorização do Representante Comercial. O avanço percentual no trimestre demonstra a consolidação de uma atuação mais eficiente e abrangente, garantindo um mercado mais ético e competitivo”, afirmou Alan Cosine, diretor secretário do Core-MT.

De acordo com Alan, o papel da fiscalização vai além da punição, atuando principalmente em frentes educativas e preventivas. “Este trabalho rigoroso e em expansão assegura o cumprimento dos normativos do Sistema Confere/Cores, orientando a sociedade e os contratantes sobre a legislação e a obrigatoriedade do registro profissional”, destacou.

Dentre as ações específicas de fiscalização realizadas pelo Core-MT, estão diversas feiras de negócios realizadas em Cuiabá, como a Femoda, Expomulti e Expoecos. “O conselho esteve presente em todas essas feiras, com uma escala definida para abordagens nos stands, levando fiscalização e orientação sore a relevância de ter o registro profissional em dia. Isso protege o mercado e garante mais transparência no exercício da Representação Comercial”, explicou o conselheiro do Core-MT, Rodrigo Valmórbida.

Brasil cria 213 mil postos de trabalho em setembro, aponta Caged

Os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, apontam que 213.002 postos de trabalho com carteira assinada foram abertos em setembro. O indicador mede a diferença entre contratações e demissões.

O saldo é maior em relação a agosto, quando o país tinha criado 147.358 empregos.

A criação de empregos caiu 15,6% em comparação a setembro do ano passado, pressionada pelos juros altos e pela desaceleração da economia. No mesmo mês de 2024, tinham sido criados 252.237 postos de trabalho, nos dados com ajuste, que consideram declarações entregues em atraso pelos empregadores.

Em relação aos meses de setembro (desde 2020), o total supera o de setembro de 2023, quando foram criadas 204.720 vagas.

Setores


Na divisão por ramos de atividade, todos os cinco setores pesquisados criaram empregos formais em setembro.

  1. Serviços: 106.606 postos
  2. Indústria (de transformação, de extração e de outros tipos): 43.095
  3. Comércio: 36.280.
  4. Construção civil: 23.855
  5. Agropecuária: 3.167.


Destaques


Nos serviços, a criação de empregos foi puxada pelo segmento de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, com a abertura de 52.873 postos formais. A categoria de administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais abriu 16.985 vagas.

Na indústria, o destaque positivo ficou com a indústria de transformação, que contratou 39.305 trabalhadores a mais do que demitiu. Em segundo lugar, ficou o segmento de água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação, que abriu 2.120 vagas. A indústria extrativa abriu 841 vagas em setembro

Regiões e estados


Todas as cinco regiões registraram abertura de vagas formais em setembro.

  • Sudeste: 80.639 postos
  • Nordeste: 72.347
  • Sul: 27.302
  • Norte: 18.151
  • Centro-Oeste: 14.569


Na divisão por unidades da Federação, todas registraram saldo positivo. Os destaques na criação de empregos foram São Paulo (+49.052 postos); Rio de Janeiro (+16.009) e Pernambuco (+15.602).

Os menores saldos de criação de emprego foram registrados no Acre (+845 postos); Amapá (+735) e Roraima (+295).

Acumulado


De janeiro a setembro, o Caged registrou o acumulado de vagas formais:

  • 1.716.600 (9 meses de 2025)
  • 1.995.164 (9 meses de 2024)


Os dados trazem ajustes, quando o Ministério do Trabalho registra declarações entregues fora do prazo pelos empregadores e retifica os dados de meses anteriores.

Fonte: Agência Brasil

Core-PB celebra o Mês do Representante Comercial com palestra de Walter Longo sobre Inteligência Artificial e o futuro dos negócios

Encerrando as comemorações do Mês do Representante Comercial, o Core-PB realizou, na última sexta-feira (24), uma palestra com o renomado publicitário e especialista em inovação Walter Longo, no Teatro Sesc da Fecomércio-PB, em João Pessoa. O evento integrou o Ciclo de Capacitação e Treinamento 2025, promovido em parceria com o Confere, reunindo representantes comerciais, empresários e lideranças do setor.

Com o tema “Impactos da Inteligência Artificial nos Negócios de Representação Comercial e na Sociedade”, Walter Longo trouxe uma reflexão sobre como as novas tecnologias estão transformando a forma de negociar, prospectar clientes e construir relacionamentos. Ele destacou que a inteligência artificial não substitui o humano, mas o potencializa: “O diferencial do representante comercial está na capacidade de usar a tecnologia para ampliar o alcance de sua inteligência e o poder de suas relações”.

Para o presidente do Core-PB, Marconi Barros, o evento simbolizou o compromisso do Conselho com o fortalecimento e a valorização da profissão:

“O representante comercial é um elo vital entre a indústria e o mercado, responsável por movimentar a economia e gerar oportunidades. É importante que esse profissional esteja preparado para os novos tempos, com conhecimento, ética e atualização constante.”

Com casa cheia e grande participação do público, o evento reforçou o compromisso do Core-PB e do Sistema Confere/Cores com a formação, o aprimoramento e a valorização contínua dos representantes comerciais em todo o Brasil.

A noite contou ainda com um momento especial de homenagem. Dinalvo Ubiratan de Souza Barbosa, diretor-suplente do Core-PB, recebeu o Troféu “O Mascate”, em reconhecimento à sua notável trajetória na Representação Comercial.

Completando 40 anos de atuação, a Tema Representações nasceu do espírito visionário e da determinação de Dinalvo Ubiratan, que iniciou o negócio ao lado de sua esposa Elsa (in memoriam). Juntos, percorreram toda a Paraíba, do litoral ao sertão, construindo relações sólidas, baseadas na confiança e na amizade.

Ao longo dos anos, a empresa consolidou-se como referência no segmento de materiais de construção, expandindo sua atuação com o apoio e dedicação dos filhos Neto (in memoriam), Christian, Renata e Khivia, transformando o empreendimento em um verdadeiro legado familiar.

Reconhecido pela seriedade, ética e compromisso com a profissão, Dinalvo tornou-se um importante colaborador e defensor da categoria junto ao Core-PB, contribuindo ativamente para o fortalecimento da Representação Comercial na Paraíba.

Em razão dessa história marcada por trabalho, valores e quatro décadas de dedicação, a Tema Representações recebeu uma homenagem justa e simbólica, em reconhecimento ao profissionalismo, à trajetória exemplar e à contribuição significativa para o desenvolvimento do comércio paraibano.

Intenção de lançamentos da indústria desacelerou 25% em agosto

O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial de setembro aponta desaceleração de 25% na intenção da indústria de transformação em lançar produtos comparado a agosto. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice recuou 40,3%. Esses são os dados apurados pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, que lança o índice mensalmente.

“O último mês do terceiro trimestre registrou um dos menores níveis do ano, tanto no índice original quanto no dessazonalizado, refletindo uma postura mais cautelosa por parte da indústria”, analisa Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. Calculado com base no volume de solicitações de códigos de barras para novos itens no mercado, o índice funciona como um termômetro antecipado da indústria ao refletir as tendências das empresas em inovar e expandir portfólio.

Fonte: Super Varejo

Core-RS promove palestra de Walter Longo sobre o impacto da Inteligência Artificial em Porto Alegre

Ontem (27/10), Porto Alegre sediou mais uma etapa do ciclo nacional de capacitação promovido pelo Sistema Confere/Cores. O encontro reuniu representantes comerciais e lideranças do setor na sede da AMRIGS, para uma palestra com Walter Longo, publicitário, especialista em inovação e autor renomado, que abordou o tema “O Impacto da Inteligência Artificial nos Negócios de Representação Comercial e na Sociedade”.

Durante o evento, Walter Longo apresentou uma análise provocadora sobre o papel da Inteligência Artificial no cenário atual, destacando que a tecnologia deve ser vista não como uma ameaça, mas como uma poderosa aliada para ampliar a eficiência, a criatividade e o alcance humano.

“A IA está nos forçando a repensar o papel do ser humano no processo de criação de valor. O grande diferencial não será competir com as máquinas, mas aprender a utilizá-las como extensão da nossa inteligência”, destacou Longo.

O presidente do Core-RS, Roberto Salvo, ressaltou a importância de promover debates como esse para fortalecer a categoria diante das transformações tecnológicas:

“O conhecimento é a base do nosso desenvolvimento. Trazer um pensador do porte de Walter Longo para dialogar com os representantes gaúchos é investir no futuro da profissão. A Inteligência Artificial não substitui a essência humana, mas exige que estejamos preparados para liderar com estratégia, ética e visão de mercado”, afirmou.

O ciclo de treinamentos segue por todo o país, levando conteúdo de qualidade e promovendo a valorização profissional dos representantes comerciais brasileiros. 

Core-MG: Programa de Suporte e Assessoria (PSA) leva capacitação e orientação à Seccional Leste em Governador Valadares

No dia 24 de outubro, o Core-MG realizou mais uma edição do Programa de Suporte e Assessoria (PSA), desta vez na Seccional Leste, em Governador Valadares.

Seguindo o mesmo formato de sucesso das edições anteriores, o encontro teve como foco a orientação, capacitação e valorização dos representantes comerciais, reforçando o compromisso do Conselho em estar presente e próximo da categoria em todas as regiões de Minas Gerais.

Durante o evento, os participantes receberam atendimento em grupo, com momentos voltados à capacitação técnica e à integração do projeto “Identidade em Mãos”, que orienta sobre os direitos, deveres e o papel do representante comercial.

“O PSA tem cumprido, mês a mês, sua missão de orientar e valorizar os profissionais da representação comercial. Em Governador Valadares não foi diferente, mais um encontro de sucesso, promovendo conhecimento e fortalecendo nossa categoria no Leste de Minas”, destacou a o presidente do Core-MG, Antônio Maciel Ribeiro.

O Regional mineiro agradece a presença e o envolvimento de todos os representantes comerciais que participaram do encontro. O diálogo, a escuta ativa e a qualificação contínua seguem como pilares fundamentais da atuação do Conselho em todo o estado.