Gastos com material escolar impactam orçamento de 85% das famílias

As famílias brasileiras gastaram R$ 49,3 bilhões com materiais escolares em 2024, o que representou um aumento de 43,7% ao longo dos últimos quatro anos. O valor é uma estimativa de pesquisa inédita do Instituto Locomotiva e QuestionPro. O levantamento mostra que essas compras impactam o orçamento de 85% das famílias brasileiras com filhos em idade escolar e que um a cada três compradores pretende parcelar para poder dar conta das despesas para o ano letivo de 2025.

Ao todo, foram realizadas 1.461 entrevistas com homens e mulheres com mais de 18 anos em todo o país. Os questionários foram aplicados entre 2 e 4 de dezembro.

O estudo mostra que a maioria dos pais e responsáveis de estudantes tanto da rede pública quanto da rede privada disseram que comprará materiais escolares para o ano letivo de 2025: 90% daqueles com filhos em escolas públicas e 96% daqueles com filhos em estabelecimentos privados.

A maior parte das famílias precisará comprar materiais escolares solicitados pelas escolas (87%), seguido de uniformes (72%) e livros didáticos (71%).

Os pesquisadores estimam que os valores gastos com materiais escolares aumentaram ao longo dos últimos anos, passando de um montante nacional de R$ 34,3 bilhões em 2021 para os atuais R$ 49,3 bilhões.

“É um gasto que vem crescendo e vem aumentando também o seu peso no orçamento dos famílias com filhos”, destaca o diretor de Pesquisa do Instituto Locomotiva, João Paulo Cunha.

Cunha ressalta que esse impacto ocorre tanto para famílias com filhos em escolas públicas e também nas privadas. “Muita gente acha que pais que estão com filhos em escolas públicas, por, teoricamente, ganharem o uniforme, o material, não têm nenhum gasto. Mas a realidade é muito diferente. Praticamente todos os pais que têm filhos em escolas públicas acabam tendo que, pelo menos, complementar parte do material escolar, parte do uniforme, e acabam também tendo um peso no orçamento doméstico por conta disso.”

A estimativa é que a maior parte dos gastos se concentre na classe B, R$ 20,3 bilhões; e na classe C, R$ 17,3 bilhões. Juntas, elas são responsáveis por 76% dos gastos nacionais. A Região Sudeste concentra a maior porcentagem dos gastos, 46%, seguida pelo Nordeste, 28%. O menor percentual está na Região Norte, 5%.

Esses valores impactam os orçamentos de 85% das famílias com filhos em idade escolar. O impacto é maior para as famílias de classe C, em que 95% disseram que os materiais impactam o orçamento familiar. Entre todos os entrevistados, 38% disseram que têm muito impacto no orçamento e 47%, que têm algum impacto. Apenas para 15% as compras de volta às aulas não têm impacto.

“Isso acaba tendo que sair de outros lugares. Cada família vai ter um arranjo diferente para conseguir ter esse tipo de gasto. Alguns vão ter que recorrer ao crédito, outros vão ter que tirar do guardado, mas o fato é que a maioria relata o peso e o impacto no orçamento doméstico”, enfatiza Cunha.

Diante dessa situação, 35% disseram que irão recorrer ao parcelamento nas compras para o ano letivo de 2025. Entre as famílias da classe C, essa porcentagem sobe para 39%. A maioria, no entanto, 65%, pretende pagar à vista. Entre as classes A e B, essa porcentagem é ainda maior, 71%.

Materiais escolares

De acordo com a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE), os aumentos dos custos com materiais escolares se dão principalmente por conta de fatores como inflação anual e elevação nos custos de produção, além dos preços de frete marítimo, no caso dos importados, e alta do dólar. Para 2025, a entidade estima um aumento entre 5% e 9%.

Segundo o presidente Executivo da ABFIAE, Sidnei Bergamaschi, muitos itens que compõem as listas escolares são importados, como mochilas e estojos.

“Os itens que compõem a cesta, a lista escolar, vários deles são itens importados. E aí, obviamente, quando você pega um ano que tem uma taxa de dólar mais alta, quando você pega um período como, por exemplo, pós-pandemia, que o frete marítimo internacional explodiu, o mundo se tornou cinco vezes mais caro do que ele custava, tudo isso acaba tendo algum impacto de custo e que vai terminar lá sempre para o consumidor”, diz Bergamaschi.

A ABFIAE defende programas públicos para aquisição de material escolar, como o chamado Programa Material Escolar, implementado no Distrito Federal e nos municípios de São Paulo e Foz do Iguaçu, por meio do qual o poder público oferece crédito a estudantes de escolas públicas para a aquisição dos materiais.

“Isso tem permitido que alunos da rede pública possam acessar materiais diferentes e possam também comprar somente aquilo que ele precisa e aquilo que às vezes ele não tinha acesso”, diz o presidente da entidade.

A ABFIAE defende ainda a redução de impostos cobrados para esses produtos. Segundo a entidade, em alguns itens, os tributos chegam a representar 50% do valor do produto. “Nós fizemos esse pleito na reforma tributária, que ele fosse enquadrado junto com alguns itens que foram reduzidos, porque hoje você tem, normalmente, na faixa de 40%, até mais de 40% de impostos nos itens da lista escolar. Então, isso tem um peso grande no valor final”, ressalta.

Fonte: Agência Brasil

O futuro do varejo: o que os supermercados estão preparando para 2025?

A busca por inovação no setor supermercadista segue em ritmo acelerado. De acordo com uma pesquisa da NielsenIQ, 67% dos consumidores globais esperam que os supermercados adotem tecnologias que tornem a experiência de compra mais rápida e eficiente. No Brasil, grandes redes planejam avanços que incluem automação, integração omnichannel e soluções voltadas à sustentabilidade.

No Grupo Asun, por exemplo, as melhorias tecnológicas já estão no radar. Segundo Antonio Martins, DPO (Data Protection Officer) da empresa, o foco principal será a expansão de self-checkouts. “Embora não seja uma grande novidade, eles são uma solução eficaz diante da escassez de mão de obra e da demanda crescente por conveniência”, diz.

Além disso, Martins afirma que a rede planeja implementar etiquetas eletrônicas de preços e carrinhos inteligentes para o setor de e-commerce, o que promete otimizar o processo de separação de pedidos e melhorar a experiência do cliente. Para Fernando Luiz, especialista em varejo, a adoção de caixas autônomos e sistemas de pagamento por biometria são tendências indispensáveis. “Essas soluções não serão apenas diferenciais competitivos; elas se tornarão essenciais para atender às expectativas de um consumidor cada vez mais exigente”, explica.

Automatização e sustentabilidade lideram os investimentos

A automação é outro ponto central no planejamento dos supermercados para 2025. De acordo com Antonio Martins, sistemas de reabastecimento automatizados são uma prioridade. “Assim podemos garantir que produtos estejam sempre disponíveis, enquanto reduzem desperdícios e custos operacionais. A adoção de soluções de cibersegurança também está no radar do Grupo Asun. Estamos implementando tecnologias avançadas que protegem nossos sistemas e dados de clientes, garantindo um ambiente digital seguro”, ressalta.

Nelson Beltrame, professor da FIA Business School, reforça que o uso da inteligência artificial não apenas melhora processos operacionais, mas também permitirá que a personalização da experiência do cliente seja cada vez maior nos próximos anos. Promoções direcionadas e recomendações baseadas em compras anteriores são apenas algumas das possibilidades”, afirma.

Segundo o professor Beltrame, a integração entre os canais online e físico também será um dos pilares para o sucesso no setor. Fernando Luiz destaca que a sustentabilidade também guia o planejamento estratégico de 2025 buscando eficiência energética e redução de desperdícios. “Softwares de previsão de demanda e reaproveitamento de alimentos ajudarão a minimizar perdas, enquanto o uso de tecnologias como iluminação LED e o mercado de energia contribuirão para a economia de custos e menor impacto ambiental”, prevê o especialista em varejo.

Tendências que moldam o consumo

Para 2025, as tendências de consumo também desempenham um papel fundamental no planejamento dos supermercados. Alimentos frescos, orgânicos e funcionais estarão cada vez mais presentes nas gôndolas. “Os consumidores valorizam produtos saudáveis e sustentáveis, além de marcas que adotam práticas ecológicas, como a redução de plásticos e rastreabilidade de produtos”, aponta Fernando Luiz.

Nelson Beltrame ressalta a importância da experiência de compra híbrida, que integra loja física e online. “A flexibilidade para alternar entre canais é uma demanda crescente, e plataformas que garantam experiências uniformes entre esses ambientes serão determinantes para fidelizar o cliente”, finaliza o professor da FIA Business School.

Fonte: Super Varejo

ELEIÇÃO CONFERE – TRIÊNIO 2025/2028

Resolução nº 2.143/2024 – Deflagração do Procedimento Eleitoral para composição da Diretoria Executiva do Confere, Comissão Fiscal e Suplentes. Nomeação da Comissão Eleitoral, responsável pela direção do pleito.

Resolução nº 2.143/2024 – publicada no DOU

Requerimento de Chapa

Declaração de Aquiescência

Ficha de Qualificação

Aviso de Registro de Chapa

 

Setor de biscoitos e pães projeta encerrar o ano com 3,7% em crescimento

A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi) estima que o setor deve encerrar o ano com crescimento de 3,7% e faturar R$ 73 bilhões em 2024. Em volume, a entidade projeta 4,9% de expansão, o que representa um total de 5,3 milhões de toneladas.

Segundo a Abimapi, a categoria de massas alimentícias teve o melhor desempenho, o faturamento de quase R$ 15,2 bilhões é 9,2% maior do que o do ano anterior. Em volume, o segmento registrou aumento de 8,2%, totalizando 1,3 milhão de toneladas.Já a indústria de pães aparece em segundo lugar na evolução anual em faturamento. A categoria apresentou crescimento de 8,3% e fechará o ano com R$ 15,5 bilhões. Já em volume, o salto foi de 6,6%, com 793 mil toneladas.A categoria de bolos aparece na terceira posição, com aumento de 4,3%, no comparativo com 2023, esse setor foi responsável por faturar R$ 2,5 bilhões em 2024. Em volume, a categoria também registrou crescimento de 0,1%, o que totaliza 61 mil toneladas.

Por fim, os biscoitos apresentaram uma variação positiva de 1,2% em faturamento em 2024 e encerrarão o ano com R$ 32,8 bilhões. Já em volume, comparado ao ano anterior, o crescimento foi levemente superior, com 1,3% de expansão e 1,5 milhão de toneladas.

“O ano que vem seguirá nos desafiando, assim como toda a economia brasileira, uma vez que tanto o mercado interno quanto o externo permanecem sob forte pressão, de câmbio, juros, entre outros fatores decisivos. No entanto, entramos em 2025 com resultados extremamente positivos e temos confiança na nossa indústria”, destaca Claudio Zanão, presidente-executivo da Abimapi.

Fonte: Super Varejo

Jornada do Pregão Eletrônico: Capacitação para excelência no Sistema Confere/Cores

O Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere) reafirma seu compromisso com a capacitação contínua dos colaboradores do Sistema Confere/Cores ao proporcionar o curso Jornada do Pregão Eletrônico. A iniciativa, que alcançará cerca de 200 dirigentes e funcionários dos Conselhos Federal e Regionais, tem como objetivo aprimorar o conhecimento técnico e a eficiência na aplicação das modalidades licitatórias previstas na Lei nº 14.133/21.

Com uma abordagem teórico-prática, o curso será realizado em formato digital, oferecendo flexibilidade e acesso a conteúdos de alta qualidade. Os participantes terão à disposição:

  • Aulas gravadas disponíveis por 12 meses.
  • Materiais de apoio e apostilas completas.
  • Certificado de participação, reconhecendo o aprendizado adquirido.
  • Grupo VIP de suporte, promovendo um ambiente colaborativo para dúvidas e troca de experiências.

A aula inaugural foi ministrada ao vivo pela Professora Nádia Dall Agnol, nesta manhã (18/12). Essa primeira sessão marcará o início de uma jornada de aprendizado essencial para o desenvolvimento de competências relacionadas às licitações eletrônicas, incluindo o uso de plataformas como o Compras.gov.br.

O curso foi cuidadosamente planejado para atender às necessidades de Dirigentes, Pregoeiros, Agentes de Contratação e equipes de apoio, fortalecendo a capacidade técnica do Sistema Confere/Cores e promovendo uma gestão pública mais eficiente e transparente.

“Com essa capacitação, o Confere reforça seu papel em garantir que os serviços prestados aos representantes comerciais e à sociedade brasileira sejam de excelência, alinhados aos princípios de economicidade e eficiência”, explica o diretor-presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior.

 

Core-PA realiza premiação inédita com o Troféu “Amigo do Representante Comercial”

O Core-PA realizou, na última segunda-feira (16), a primeira edição da premiação do Troféu “Amigo do Representante Comercial”. O evento aconteceu durante o almoço de confraternização da categoria, em Belém, e reconheceu personalidades e entidades que têm contribuído para a valorização e o fortalecimento dos representantes comerciais.

Entre os homenageados estavam Jorge Portugal, presidente da ASPAS, Geam Freitas, presidente do SINDESPA, e Frederico Chimiti Jr., presidente da ADAPA. Os líderes participaram de um bate-papo interativo e inspirador com os presentes, abordando temas relevantes para a categoria.

A premiação foi conduzida pelo presidente do Core-PA, Hely Ricardo de Lima, acompanhado da Diretoria do Regional, e marcou um momento de celebração e reconhecimento do trabalho realizado em prol dos representantes comerciais no estado.

 

Confere é reconhecido com selo do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

O Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere) recebeu o selo do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), um reconhecimento concedido a entidades públicas comprometidas com a redução dos níveis de exposição a fraudes e corrupção.

O PNPC é uma iniciativa do Tribunal de Contas da União (TCU) em parceria com as Redes de Controle da Gestão Pública do Brasil. Por meio da plataforma digital e-Prevenção, o programa promove a implementação de práticas de integridade e gestão ética nas organizações públicas brasileiras.

Compromisso com a Integridade
Ao receber o selo, o Confere reafirma seu compromisso com a adoção de boas práticas que incluem a prevenção, detecção, investigação, correção, monitoramento e promoção da transparência em todas as suas ações.

O Confere conta com um sistema robusto de integridade, composto por auditoria interna, comissões de ética e ouvidoria, além de canais de denúncia e procedimentos de responsabilização. Essas iniciativas garantem um ambiente ético e transparente, fortalecendo a confiança de todos os envolvidos com a representação comercial.

Integridade como Valor Essencial
A integridade no setor público é mais do que um compromisso institucional; é um dever de cada agente que atua em prol da sociedade. O selo do PNPC representa o reconhecimento de um trabalho contínuo para assegurar que os princípios éticos e de governança sejam uma prioridade na gestão do Confere.

“Seguimos firmes na missão de fortalecer a representação comercial com ética, transparência e responsabilidade”, destaca o presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior.

 

De mascate a representante comercial

Neste 1° de outubro é comemorado o Dia Pan-Americano do Representante Comercial. Oriunda dos caixeiros viajantes e mascates, a profissão de representante comercial é uma das mais antigas e vitais para a economia brasileira, sendo, ainda hoje, responsável por aproximadamente 30% de todos os negócios realizados no País. Atualmente, existem quase 1 milhão de representantes comerciais no Brasil.

Para celebrar a data, o Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere) vai realizar uma palestra com José Ricardo Noronha, considerado um dos maiores especialistas em vendas da América Latina. O evento será transmitido ao vivo no canal do Confere no Youtube. Entre os temas abordados, novo cenário de negócios, economia da experiência, o ciclo de vendas e suas seis fases, negociação ganha-ganha no modelo de Harvard, boas práticas para vender muito mais e melhor, uso da IA no negócio, entre outros.

Fonte: Monitor Mercantil

Presidente do Confere recebe troféu O Mascate em homenagem do Core-CE

No final da manhã desta quarta-feira, o presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Junior, foi surpreendido por uma homenagem articulada pela diretoria do Core-CE.

Em votação realizada durante reunião prévia e apresentada virtualmente hoje, durante o segundo dia da III Plenária Ordinária, o Core-CE aprovou por unanimidade a entrega do troféu O Mascate para o presidente do Confere.

A peça, esculpida pelo talentoso escultor Assis Filho, é inspirada na história de um comerciante ambulante que percorria cidades e vilarejos oferecendo seus produtos e conquistando a confiança de seu público com simpatia e dedicação.

Em sua fala, o presidente agradeceu a homenagem e compartilhou o prêmio com os diretores de todos os regionais, destacando a importância de estarem enfrentando os problemas juntos, de forma coletiva e colegiada. “É assim que estamos transformando o sistema e avançando em várias frentes. Através da força coletiva de todos os estados”, destacou.