Sistema Confere/Cores elege Diretoria para o triênio 2025/2028

Na manhã desta terça-feira (25/03), a chapa Avançar Juntos foi eleita para comandar o Confere durante o triênio 2025/2028. O atual diretor-presidente, Archimedes Cavalcanti Júnior, foi reconduzido ao cargo, assim com o diretor-Secretário, João Pedro da Silva Rosa, e o diretor-Tesoureiro que estava como interino, Hely Ricardo de Lima. “O nome da nossa chapa não foi escolhido à toa. Juntos transmite a ideia de que a gestão é inclusiva e valoriza a participação de todos os envolvidos. Avançar sugere movimento para o progresso e o desenvolvimento contínuo. Progresso e futuro, refletindo a nossa visão de futuro e o compromisso com a melhoria constante do Sistema Confere/Cores”, destacou o diretor-presidente, Archimedes Cavalcanti Júnior.

Na ocasião, também foram eleitos Francisco de Assis Philomeno Gomes Júnior e Antônio José Maciel Ribeiro, como 1º e 2º diretores-Suplente, respectivamente; e os membros da Comissão Fiscal: Milton Carlos da Silva, como presidente; Francisco Sales de Souza Neto, como 2º membro efetivo; Arthur Georges Guillou, como 3º membro efetivo; e Marcos Antônio de Oliveira Silva, como membro suplente.

Durante o evento, o presidente Archimedes nomeou 15 delegados como diretores de Representação Institucional do Sistema Confere/Cores, para que possam representar o Confere. “Além de uma homenagem a aqueles que já representam os Conselho Regionais, eles poderão representar o Conselho Federal nas mais diversas ocasiões. Isso garante que o Confere esteja presente em todas as regiões do país, reforçando a sua capilaridade e conexão com os representantes e ajudando na construção de uma imagem sólida do Sistema”, afirmou o presidente.

Também foram nomeados como diretores Filipe Xavier Moraes de Almeida e Davi Aparecido da Silva Pereira, à frente da área de Transformação Digital e Segurança Cibernética; Luís José de Menezes e Souza e Roberto Salvo, da Articulação com Poderes Públicos; e Marconi Barros dos Santos e Petrúcio da Silva, de Comunicação Institucional.

Outros 16 delegados passaram a integrar as comissões de Orientação, Fiscalização, Ética e Disciplina; de Conformidade, Governança e Integridade; e Honraria e Mérito; além de 6 delegados nomeados como membros do Centro de Serviços Compartilhados.

 

Chapa Avançar Juntos

 

Diretor-Presidente: Archimedes Cavalcanti Júnior

Diretor-Secretário: João Pedro da Silva Rosa

Diretor-Tesoureiro: Hely Ricardo de Lima

1º Diretor-Suplente: Francisco de Assis Philomeno Gomes Júnior

2º Diretor-Suplente: Antônio José Maciel Ribeiro

Comissão Fiscal: 1º Membro Efetivo – Presidente: Milton Carlos da Silva

2º Membro Efetivo: Francisco Sales de Souza Neto

3º Membro Efetivo: Arthur Georges Guillou

Membro Suplente: Marcos Antônio de Oliveira Silva

 

NOMEAÇÕES

 

DIRETOR DE REPRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL:

Alexandre Ferreira Lopes

Emerson Natal de Almeida Sousa

Gilvan Farias Lima

Henrique Risquetti Zampieri

Herval Dórea da Silva

Jairo Jorge Duarte de Rezende

João Carlos Gasparetto

José Antônio de Araújo

José Luiz Abrantes Pereira

Josias da Silveira França

Manoel Baia Siqueira Neto

Marcelo Marino Simonetti

Marcelo Martino E Silva

Paulo Cesar Nauiack

Willian Vicente Bernardes

 

DIRETOR DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E SEGURANÇA CIBERNÉTICA:

Davi Aparecido Silva Pereira

Filipe Xavier Moraes de Almeida

 

DIRETOR DE ARTICULAÇÃO COM PODERES PÚBLICOS:

Luis José De Menezes E Souza

Roberto Salvo

 

DIRETOR DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL:

Marconi Barros Dos Santos

Petrucio Da Silva

 

COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO, FISCALIZAÇÃO, ÉTICA E DISCIPLINA:

Alan Cosine Soares

Celso Luis De Andrade

Francisco De Assis Philomeno Gomes Junior

José Eurico Silva Oliveira

José Maria Claudio Junior

Roberto Moaci Campos Drumond

 

COMISSÃO DE CONFORMIDADE, GOVERNANÇA E INTEGRIDADE:

Adrião Rodrigues De Lima Neto

Fernando Hebia Dias

João De Souza

Maurício Pereira Da Silva

Rita De Cássia De Oliveira

 

COMISSÃO DE HONRARIA E MÉRITO:

Augusto Gomes Dourado Neto

Jaciel Barreto Lopes

José Soares Barbosa

Lionezio Duarte Rezende

Romeu Capra

 

CENTRO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS:

Carlos José Moreira Cotta

José Luiz Abrantes Pereira

José Valdeci Pinto Rodrigues

Marcelo Martino E Silva

Orivaldo Besen

Paulo Cesar Nauiack

Abras aponta queda de 4,25% no consumo de brasileiros em fevereiro

O consumo nos lares brasileiros, medido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), caiu 4,25% em fevereiro deste ano na comparação com o mês anterior. Em relação a fevereiro do ano passado, porém, houve aumento de 2,25%.

No acumulado do primeiro bimestre, a alta é de 2,24%. O resultado abrange os formatos de loja atacarejo, supermercado convencional, loja de vizinhança, hipermercado, minimercado e e-commerce. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a Abras, o desempenho de fevereiro foi influenciado pelo fato de que, nos dois primeiros meses do ano, o orçamento das famílias é pressionado por despesas obrigatórias, como reajustes das mensalidades escolares, transporte e tributos.

“Assim, há priorização de gastos fixos, com consequente redução do consumo de outros itens no período”, diz a Abras. Além desses fatores, o mês mais curto e a realização do carnaval em março também influenciaram o desempenho mensal.

O vice-presidente da Abras, Marcio Milan, afirmou ainda que os programas de transferência de renda direta, o reajuste do salário mínimo, os pagamentos do PIS/Pasep e do lote residual do Imposto de Renda, as requisições de pequeno valor (RPVs) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), contribuíram para o resultado.

“Com esses recursos extras e a continuidade das políticas de transferência de renda, projetamos um desempenho mais favorável para o consumo até o fechamento do primeiro trimestre. A pressão inflacionária sobre os alimentos persiste, mas esses estímulos devem contribuir para sustentar o poder de compra das famílias”, acrescentou Milan.

De acordo com a Abras, o valor da cesta de 35 produtos de largo consumo (alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza) aumentou 0,73%, passando de R$ 800,75 para R$ 806,61 na média nacional. O destaque do mês foi a elevação expressiva nos preços dos ovos (+15,39%), observado desde a segunda quinzena de janeiro, fazendo com que o produto fosse o item com maior variação de janeiro para fevereiro. As maiores altas ocorreram na Região Sul (+23,24%), seguida do Centro-Oeste (+20,76%), Norte (+18,38%), Nordeste (+16,67%) e Sudeste (+15,12%). Em seguida aparece o café torrado e moído (+10,77%) que manteve a tendência de alta. No acumulado do ano, o avanço supera +20,25%, e em 12 meses atinge +66,19%.

No sentido contrário, tiveram redução de preço feijão (-3,33%), óleo de soja (-1,98%), arroz (-1,61%), farinha de mandioca (-1,61%), leite longa vida (-1,04%), açúcar refinado (-0,28%) e massa sêmola de espaguete (-0,16%). Entre as proteínas, caíram os preços da carne bovina – corte do traseiro (-0,14%) e do pernil (-0,41%). Houve alta no corte dianteiro de carne bovina (+1,17%) e no frango congelado (+0,37%). Em hortifrúti, a batata (-4,10%) e a cebola (-1,77%) apresentaram retração, enquanto o tomate subiu +3,74%, acumulando alta no ano de +24,77%.

Entre os itens de limpeza, aumentaram os preços do desinfetante (+0,96%), sabão em pó (+0,91%), detergente líquido para louças (+0,90%) e água sanitária (+0,41%). Com a valorização do dólar no ano passado, encarecendo insumos e matérias-primas usados pela indústria, a Abras havia antecipado, em dezembro, que os repasses seriam feitos ao final dos estoques, com impacto direto nos preços ao consumidor já em janeiro. No acumulado do bimestre, os reajustes mais expressivos foram os de desinfetante (+1,78%), água sanitária (+1,44%), detergente líquido para louça (+1,21%) e sabão em pó (+0,65%).

No segmento de higiene e beleza, os preços do sabonete (-0,49%) e do xampu (-0,13%) recuaram em fevereiro, enquanto os do creme dental (+0,81%) e do papel higiênico (+0,08%) tiveram leve alta.

Expectativa para a Páscoa

Mesmo com alta de 12,5% no preço de produtos típicos de Páscoa na comparação com o ano passado, o setor de supermercados estima que o consumo pode crescer entre 8% e 12% no período.

“Apesar da pressão inflacionária observada nos itens sazonais, o cenário aponta para uma Páscoa de consumo aquecido. O equilíbrio entre renda disponível e ações comerciais bem estruturadas deve garantir o bom desempenho do período, reafirmando a data como uma das mais relevantes para o consumo das famílias”, disse Milan.

Segundo a Abras, os preços dos ovos de chocolate e produtos relacionados (bombons, miniovos, coelhos e barras) tiveram aumento médio de 14%, e as colombas ficaram 5% mais caras.

Entre os produtos importados, a elevação foi, em média, de 20%, com destaque para o azeite (+18%), o bacalhau (+10%) e vinhos importados (+7,5%). Nas bebidas, também foram observadas altas nos preços da cerveja (+5%), refrigerantes (+6%) e vinhos nacionais (+7%).

Fonte: Agência Brasil

Core-SE convida para palestra sobre Tributação para Representantes Comerciais

As mudanças na Reforma Tributária impactam diretamente a atividade dos representantes comerciais. Para esclarecer os principais pontos e preparar você para os desafios e oportunidades desse novo cenário, convidamos para uma palestra exclusiva com a especialista Angela Dantas.

Data: 31 de março
Local: Auditório do Hotel SESC Atalaia – Aracaju/SE
Horário: 19h

Com vasta experiência em gestão fiscal e planejamento tributário, Angela Dantas trará informações essenciais para que você se mantenha atualizado e preparado.

Garanta sua participação! Inscreva-se agora: sympla.com.br/sescapse

Uma iniciativa do Core-SE, Sirecom-SE e SESCAP/SE para fortalecer o setor de Representação Comercial. 

Nova sede do Core-PA: Um marco para os representantes comerciais no Pará

Na última sexta-feira, 14 de março, o Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Pará (Core-PA) celebrou a inauguração de sua nova sede, localizada na Travessa Dom Romualdo de Seixas, nº 1560, Edifício Connext, no bairro Umarizal, em Belém. O evento reuniu autoridades, representantes do setor comercial e convidados para oficializar esse importante avanço para a categoria.

O novo espaço proporcionará mais conforto, modernidade e eficiência no atendimento aos representantes comerciais. Com infraestrutura tecnológica avançada e ambiente acolhedor, a sede reforça o compromisso do Core-PA com a valorização e fortalecimento da profissão.

Durante a solenidade, o presidente do Core-PA, Hely Ricardo de Lima, destacou a relevância da nova sede. Em seu discurso, ele ressaltou: “O Core-PA agora conta com uma sede confortável, tecnológica, acolhedora e em um prédio icônico empresarialmente. Esse espaço foi concebido para que o representante tenha cada vez mais conexão com seu Conselho. Trabalhamos firmemente, incansavelmente, por melhorias, capacitação e proteção à sociedade.”

A cerimônia contou com a presença do presidente do Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere), Archimedes Cavalcanti Júnior, do diretor-secretário do Confere, João Pedro, além de presidentes dos Regionais, lideranças do setor e o presidente da Fecomércio Pará, Sebastião Campos. Também prestigiou o evento o secretário de Desenvolvimento do município, Mauro Freitas, entre outros convidados.

“A inauguração da nova sede do Core-PA representa mais do que uma mudança de endereço; é a materialização do compromisso do Sistema Confere/Cores com a valorização da categoria e o fortalecimento da profissão de representante comercial. A modernização das estruturas dos Regionais reflete a evolução da nossa gestão e a preocupação constante em proporcionar um melhor ambiente de atendimento aos representantes comerciais. Seguimos firmes na missão de proteger a sociedade, garantir a ética no mercado e promover o crescimento da Representação Comercial no país”, afirmou o presidente do Confere.

A nova sede do Core-PA representa um avanço significativo para a categoria, reforçando a importância da regulamentação e da atuação profissional dos representantes comerciais. O Conselho reafirma seu compromisso com a excelência no atendimento e com a defesa dos interesses da categoria.

Ao final do evento, Hely Ricardo de Lima frisou que a expansão não para por aí: “Deixamos aqui o agradecimento a todos e ressaltamos que, em breve, estaremos juntos, novamente, para comemorar a nova entrega da sede da delegacia do Core-PA no Amapá, que seguirá o mesmo padrão de qualidade e excelência no atendimento.”

Processo Administrativo de Licitação nº 01/2025 – Aquisição de Veículos para o Sistema Confere/Cores – Pregão Eletrônico nº 90004/2025 – SRP / Edital nº 90005/2025

Indústria de chocolate prevê produção de 45 milhões de ovos para a celebração da Páscoa em 2025

A ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas) divulgou nesta quarta-feira (12), durante coletiva de imprensa, e em parceria com as principais fabricantes do setor, a expectativa de vendas para a sazonalidade da Páscoa. De acordo com a entidade, neste ano, mais de 45 milhões de ovos de chocolate estão sendo produzidos pela indústria, além de 90 lançamentos estarem previstos para a data. No total, as fabricantes sinalizaram mais de 800 produtos disponíveis nas gôndolas do varejo para a ocasião.

“O setor de chocolate se mostra mais uma vez um importante vetor para a economia brasileira, pois exerce um papel fundamental na geração de empregos e na garantia de uma Páscoa acessível e democrática. Esse resultado é fruto de anos de investimentos e do fortalecimento de uma cadeia produtiva que entrega experiência, se adequa ao mercado e atende às diversas necessidades de consumo”, afirmou Jaime Recena, presidente executivo da associação.

As fabricantes que estiverem presentes ao encontro com a imprensa reforçaram a importância da data para a categoria chocolate. “A Páscoa é o momento mais importante para o setor de chocolate, e para a Ferrero. Vemos ano a ano essa data cada vez maior e com mais opções para o consumidor. É um período de celebração, que o brasileiro ama e faz parte da nossa cultura. O brasileiro quer presentear e a gente oferece um monte de opção para ele”, afirmou Fernando Careli, diretor de Assuntos Institucionais e Comunicação Corporativa da América Latina da Ferrero.

Em 2025, as fabricantes do setor abriram mais vagas temporárias e postos fixos para a ocasião. Na contratação de empregos temporários, nove mil vagas foram geradas durante a preparação para a data comemorativa, número 26% maior do que no ano passado. Para muitos brasileiros, essa oportunidade representa a porta de entrada para o primeiro emprego ou trabalho com carteira assinada.

De acordo ainda com levantamento da ABICAB, a produção total de chocolates no Brasil encerrou 2024 com 806 mil toneladas. Mesmo em um cenário macroeconômico desafiador, impactado pelo preço do cacau no mercado internacional e pela alta dos insumos básicos, a produção brasileira se manteve estável no ano passado, demonstrando a resiliência e a força do setor.

Em alta na preferência do consumidor

O chocolate ao leite segue sendo o favorito dos brasileiros, porém as fabricantes investem em novas combinações com frutas, amendoim, pistache, diversificando a gama de produtos, com diferentes intensidades de cacau e tamanhos, antenadas com as tendências e necessidades dos consumidores, incluindo também opções sem açúcar, veganos, sem glúten ou lactose.

“Estamos bastante otimistas e acho que temos fatores bem importantes para a sazonalidade este ano. A data será celebrada no final de abril, então haverá a chance de o consumidor planejar melhor as compras, juntando o feriado com data de recebimento do vale ou salário. Então, o varejo, assim como nós da indústria, estamos bastante animados. Inclusive as montagens de parreiras já começaram em fevereiro”, destacou Renata Vieira, vice-presidente de Marketing da Mondelez Brasil.

Fonte: Super Varejo