Febraban projeta crescimento do crédito para 8,5% em 2025

Pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostra que a carteira de crédito no país deverá crescer 8,5% em 2025. Em dezembro passado, a expectativa da entidade era de um crescimento de 9% do crédito no ano corrente. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (17).

Em 2024, o crescimento do crédito foi de 10,9%, segundo o Banco Central.

“O resultado reflete a piora do cenário econômico, com expectativa de uma inflação maior e, consequentemente, juros mais altos também ao longo do ano. O desempenho efetivo do crédito dependerá do cenário fiscal e de outras variáveis relevantes, que poderão alterar a perspectiva atual”, destacou o diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban, Rubens Sardenberg.

O levantamento, feito com executivos de 21 bancos, entre os dias 5 e 10 de fevereiro, aponta ainda que a maioria dos entrevistados (76,2%) disse esperar que a taxa Selic suba além de 14,25% em 2025.

Já a expectativa para a taxa de câmbio é de ligeira depreciação ao longo do ano, com o dólar atingindo R$ 5,95 até setembro. Na pesquisa anterior, os entrevistados enxergavam que o câmbio ficaria próximo do nível de R$ 6.

Quanto à inflação, a maioria (47,6%) dos entrevistados entende que a inflação deve ficar próxima a 5,5%. Já sobre o Produto Interno Bruto (PIB), pouco mais da metade (52,4%) dos participantes segue projetando alta em torno de 2% em 2025.

Fonte: Agência Brasil

Processo Administrativo de Contratação Direta nº 02/2025 – Inexigibilidade nº 02/2025 – Capacitação e Treinamento – Walter Longo

Processo Administrativo de Licitação nº 009/2023 – Contratação de Serviços de Medicina Ocupacional – Pregão Eletrônico 90002/2025

Sistema Confere/Cores lança campanha nacional de fiscalização para fortalecer a ética na Representação Comercial

A partir desta segunda-feira, 17 de fevereiro, o Sistema Confere/Cores dá início à campanha “Fiscalização é proteção para os brasileiros”, com ampla divulgação em suas redes sociais e canais institucionais. A ação tem como objetivo fortalecer a valorização da Representação Comercial, assegurando que a profissão seja exercida com ética, transparência e conformidade com as normas do setor.

Com o tema “Fiscalização é proteção para os brasileiros”, nossa comunicação aborda, em uma única fase, três subtemas essenciais, oferecendo uma visão completa do impacto do Sistema Confere/Cores na proteção do mercado e na valorização dos profissionais:

 “Fiscalização para exercer a Representação Comercial com ética

Ética para exercer a Representação Comercial com integridade

Integridade para exercer a Representação Comercial com segurança

Objetivos da Campanha

  • Assegurar que os representantes comerciais atuem dentro da legalidade, conforme o Código de Ética e Disciplina da categoria.
  • Orientar e educar profissionais sobre seus direitos e deveres na profissão.
  • Fortalecer a categoria e combater a concorrência desleal, garantindo condições justas de trabalho.
  • Sensibilizar empresas e consumidores sobre a importância da fiscalização para relações comerciais equilibradas.
  • Divulgar os canais de denúncia dos Conselhos Regionais (Cores), incentivando a participação ativa na denúncia de práticas irregulares.

Mensagens-chave da Campanha

  • Fiscalização é proteção para os brasileiros
  • Ética fortalece o mercado e protege os bons profissionais
  • O Código de Ética é um compromisso com a credibilidade da Representação Comercial
  • Denúncias são fundamentais para manter um ambiente comercial íntegro e seguro

Acompanhe a Campanha

Com a participação ativa de todos, a Representação Comercial se fortalece, garantindo um mercado mais justo, seguro e ético.

 

Walter Longo abre o Ciclo de Palestras de 2025 do Sistema Confere/Cores com reflexões sobre Inteligência Artificial e o Futuro dos Negócios

O Sistema Confere/Cores deu início ao ciclo de capacitação e treinamento de 2025 com um evento de grande impacto para os representantes comerciais. No dia 10 de fevereiro, o auditório Gervásio Pegado, na CDL Fortaleza, foi palco da palestra de Walter Longo, empreendedor e especialista em inovação, negócios e transformação digital.

Com o tema “Impactos da Inteligência Artificial nos Negócios de Representação Comercial e na Sociedade”, Walter Longo trouxe conhecimentos valiosos sobre como as novas tecnologias estão redefinindo a forma de prospectar clientes, negociar e fortalecer o relacionamento comercial. A abordagem estratégica e a experiência do palestrante cativaram o público, composto por profissionais da área, empresários e interessados no futuro do mercado.

Ao longo da apresentação, foram discutidas as oportunidades e desafios da inteligência artificial, destacando como a automação e os dados podem impulsionar os negócios e fortalecer a atuação dos representantes comerciais em um cenário cada vez mais dinâmico. A interação com os participantes também foi um ponto alto do evento, proporcionando um espaço para troca de ideias e questionamentos relevantes.

A abertura do ciclo de palestras de 2025 reforça o compromisso do Sistema Confere/Cores com a atualização e o desenvolvimento dos profissionais da representação comercial. Novos encontros estão programados para o ano, trazendo temas essenciais para quem busca inovação e crescimento no setor.

Fique atento à programação e participe das próximas edições!

Vendas no varejo voltam a crescer em janeiro, aponta índice da Stone

Após registrar queda em dezembro, as vendas do comércio brasileiro voltaram a apresentar resultados positivos, com um crescimento de 2,8% em janeiro, aponta o Índice do Varejo Stone (IVS), pesquisa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros, que acompanha mensalmente a movimentação do varejo no Brasil com o objetivo de mapear os dados de pequenos, médios e grandes varejistas.

Em relação ao mesmo período do ano anterior, o cenário seguiu na mesma linha, com alta de 1,9%. “A alta mensal é um bom sinal para o setor, ainda que o cenário macroeconômico sinalize cautela. O crescimento do comércio varejista em janeiro pode ter sido influenciado por uma base de comparação baixa, após quedas seguidas em novembro e dezembro. Com o desemprego em 6,2% em dezembro, o mercado de trabalho segue aquecido, embora os dados do CAGED indiquem desaceleração nos empregos formais. A inflação dos alimentos, acumulando 8,2% em 12 meses, agravam ainda mais a pressão sobre as famílias endividadas”, comenta Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da Stone.

 

Cenário do comércio físico e digital

 

O comércio digital apresentou queda mensal de 1,6%, enquanto o comércio físico registrou alta de 1,5%. No comparativo anual, os resultados se repetiram: com queda de 1,6% e alta de 1,5%, para o comércio digital e físico, respectivamente.

 

Segmentos

 

Na análise mensal, todos os oito segmentos analisados reportaram alta em janeiro: Tecidos, Vestuário e Calçados (4,8%), Artigos Farmacêuticos (2,2%), Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (2%), Móveis e Eletrodomésticos (1,7%), Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (1,5%). Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (1,4%), Combustíveis e Lubrificantes e Material de Construção (1,1%).

No comparativo anual, o setor de Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo teve alta anual de 2,3%.

Entre os resultados negativos, o segmento de Móveis e Eletrodomésticos teve retração de 6,2%, seguido pelo setor de Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico, que apresentou uma leve queda de 0,1%

Panorama regional

 

No recorte regional, 19 estados apresentaram resultados positivos no comparativo anual, liderados por Roraima, com alta de 9,3%, seguido por Amazonas (6%), Acre (4,6%), Alagoas (4,3%), Ceará (4,1%), Amapá (3,9%), Pará (3,2%), Rio de Janeiro (2,9%), São Paulo (2,8%), Goiás e Minas Gerais (2,6%), Espírito Santo (2,2%), Tocantins e Maranhão (1,6%), Rondônia (1,5%), Pernambuco (1%), Rio Grande do Norte (0,9%), Bahia e Sergipe (0,8%).

Já entre os resultados negativos, sete estados registraram retração, com a maior queda registrada no Piauí, de 1,9%, seguido por Mato Grosso do Sul (1,4%), Rio Grande do Sul (1,1%), Santa Catarina (0,8%), Mato Grosso (0,7%), Paraíba (0,3%) e Paraná (0,2%). O Distrito Federal manteve estabilidade, sem variação (0,0%).

Fonte: SuperVarejo

60 anos da Lei nº 4.886: Um marco na Representação Comercial!

 

Este ano celebramos um momento histórico: os 60 anos da Lei nº 4.886, que regulamenta a Representação Comercial no Brasil! Para marcar essa trajetória de conquistas, criamos um selo comemorativo, um símbolo do reconhecimento e da força da nossa categoria.

Desde sua promulgação, em 1965, a Lei nº 4.886 garantiu direitos, estabeleceu deveres e trouxe segurança jurídica para os representantes comerciais, consolidando a profissão como pilar essencial do desenvolvimento econômico do país.

O selo é um lembrete do compromisso contínuo com a valorização e o fortalecimento da Representação Comercial. Ao longo do ano, ele estará presente em nossas comunicações para reforçar a importância desse legado.

Acompanhe nossas postagens e faça parte dessa celebração!
A Representação Comercial tem história, tem futuro e segue cada vez mais forte!