O futuro do varejo: o que os supermercados estão preparando para 2025?

A busca por inovação no setor supermercadista segue em ritmo acelerado. De acordo com uma pesquisa da NielsenIQ, 67% dos consumidores globais esperam que os supermercados adotem tecnologias que tornem a experiência de compra mais rápida e eficiente. No Brasil, grandes redes planejam avanços que incluem automação, integração omnichannel e soluções voltadas à sustentabilidade.

No Grupo Asun, por exemplo, as melhorias tecnológicas já estão no radar. Segundo Antonio Martins, DPO (Data Protection Officer) da empresa, o foco principal será a expansão de self-checkouts. “Embora não seja uma grande novidade, eles são uma solução eficaz diante da escassez de mão de obra e da demanda crescente por conveniência”, diz.

Além disso, Martins afirma que a rede planeja implementar etiquetas eletrônicas de preços e carrinhos inteligentes para o setor de e-commerce, o que promete otimizar o processo de separação de pedidos e melhorar a experiência do cliente. Para Fernando Luiz, especialista em varejo, a adoção de caixas autônomos e sistemas de pagamento por biometria são tendências indispensáveis. “Essas soluções não serão apenas diferenciais competitivos; elas se tornarão essenciais para atender às expectativas de um consumidor cada vez mais exigente”, explica.

Automatização e sustentabilidade lideram os investimentos

A automação é outro ponto central no planejamento dos supermercados para 2025. De acordo com Antonio Martins, sistemas de reabastecimento automatizados são uma prioridade. “Assim podemos garantir que produtos estejam sempre disponíveis, enquanto reduzem desperdícios e custos operacionais. A adoção de soluções de cibersegurança também está no radar do Grupo Asun. Estamos implementando tecnologias avançadas que protegem nossos sistemas e dados de clientes, garantindo um ambiente digital seguro”, ressalta.

Nelson Beltrame, professor da FIA Business School, reforça que o uso da inteligência artificial não apenas melhora processos operacionais, mas também permitirá que a personalização da experiência do cliente seja cada vez maior nos próximos anos. Promoções direcionadas e recomendações baseadas em compras anteriores são apenas algumas das possibilidades”, afirma.

Segundo o professor Beltrame, a integração entre os canais online e físico também será um dos pilares para o sucesso no setor. Fernando Luiz destaca que a sustentabilidade também guia o planejamento estratégico de 2025 buscando eficiência energética e redução de desperdícios. “Softwares de previsão de demanda e reaproveitamento de alimentos ajudarão a minimizar perdas, enquanto o uso de tecnologias como iluminação LED e o mercado de energia contribuirão para a economia de custos e menor impacto ambiental”, prevê o especialista em varejo.

Tendências que moldam o consumo

Para 2025, as tendências de consumo também desempenham um papel fundamental no planejamento dos supermercados. Alimentos frescos, orgânicos e funcionais estarão cada vez mais presentes nas gôndolas. “Os consumidores valorizam produtos saudáveis e sustentáveis, além de marcas que adotam práticas ecológicas, como a redução de plásticos e rastreabilidade de produtos”, aponta Fernando Luiz.

Nelson Beltrame ressalta a importância da experiência de compra híbrida, que integra loja física e online. “A flexibilidade para alternar entre canais é uma demanda crescente, e plataformas que garantam experiências uniformes entre esses ambientes serão determinantes para fidelizar o cliente”, finaliza o professor da FIA Business School.

Fonte: Super Varejo

ELEIÇÃO CONFERE – TRIÊNIO 2025/2028

Resolução nº 2.143/2024 – Deflagração do Procedimento Eleitoral para composição da Diretoria Executiva do Confere, Comissão Fiscal e Suplentes. Nomeação da Comissão Eleitoral, responsável pela direção do pleito.

Resolução nº 2.143/2024 – publicada no DOU

Requerimento de Chapa

Declaração de Aquiescência

Ficha de Qualificação

Aviso de Registro de Chapa

 

Setor de biscoitos e pães projeta encerrar o ano com 3,7% em crescimento

A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi) estima que o setor deve encerrar o ano com crescimento de 3,7% e faturar R$ 73 bilhões em 2024. Em volume, a entidade projeta 4,9% de expansão, o que representa um total de 5,3 milhões de toneladas.

Segundo a Abimapi, a categoria de massas alimentícias teve o melhor desempenho, o faturamento de quase R$ 15,2 bilhões é 9,2% maior do que o do ano anterior. Em volume, o segmento registrou aumento de 8,2%, totalizando 1,3 milhão de toneladas.Já a indústria de pães aparece em segundo lugar na evolução anual em faturamento. A categoria apresentou crescimento de 8,3% e fechará o ano com R$ 15,5 bilhões. Já em volume, o salto foi de 6,6%, com 793 mil toneladas.A categoria de bolos aparece na terceira posição, com aumento de 4,3%, no comparativo com 2023, esse setor foi responsável por faturar R$ 2,5 bilhões em 2024. Em volume, a categoria também registrou crescimento de 0,1%, o que totaliza 61 mil toneladas.

Por fim, os biscoitos apresentaram uma variação positiva de 1,2% em faturamento em 2024 e encerrarão o ano com R$ 32,8 bilhões. Já em volume, comparado ao ano anterior, o crescimento foi levemente superior, com 1,3% de expansão e 1,5 milhão de toneladas.

“O ano que vem seguirá nos desafiando, assim como toda a economia brasileira, uma vez que tanto o mercado interno quanto o externo permanecem sob forte pressão, de câmbio, juros, entre outros fatores decisivos. No entanto, entramos em 2025 com resultados extremamente positivos e temos confiança na nossa indústria”, destaca Claudio Zanão, presidente-executivo da Abimapi.

Fonte: Super Varejo

Jornada do Pregão Eletrônico: Capacitação para excelência no Sistema Confere/Cores

O Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere) reafirma seu compromisso com a capacitação contínua dos colaboradores do Sistema Confere/Cores ao proporcionar o curso Jornada do Pregão Eletrônico. A iniciativa, que alcançará cerca de 200 dirigentes e funcionários dos Conselhos Federal e Regionais, tem como objetivo aprimorar o conhecimento técnico e a eficiência na aplicação das modalidades licitatórias previstas na Lei nº 14.133/21.

Com uma abordagem teórico-prática, o curso será realizado em formato digital, oferecendo flexibilidade e acesso a conteúdos de alta qualidade. Os participantes terão à disposição:

  • Aulas gravadas disponíveis por 12 meses.
  • Materiais de apoio e apostilas completas.
  • Certificado de participação, reconhecendo o aprendizado adquirido.
  • Grupo VIP de suporte, promovendo um ambiente colaborativo para dúvidas e troca de experiências.

A aula inaugural foi ministrada ao vivo pela Professora Nádia Dall Agnol, nesta manhã (18/12). Essa primeira sessão marcará o início de uma jornada de aprendizado essencial para o desenvolvimento de competências relacionadas às licitações eletrônicas, incluindo o uso de plataformas como o Compras.gov.br.

O curso foi cuidadosamente planejado para atender às necessidades de Dirigentes, Pregoeiros, Agentes de Contratação e equipes de apoio, fortalecendo a capacidade técnica do Sistema Confere/Cores e promovendo uma gestão pública mais eficiente e transparente.

“Com essa capacitação, o Confere reforça seu papel em garantir que os serviços prestados aos representantes comerciais e à sociedade brasileira sejam de excelência, alinhados aos princípios de economicidade e eficiência”, explica o diretor-presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior.

 

Core-PA realiza premiação inédita com o Troféu “Amigo do Representante Comercial”

O Core-PA realizou, na última segunda-feira (16), a primeira edição da premiação do Troféu “Amigo do Representante Comercial”. O evento aconteceu durante o almoço de confraternização da categoria, em Belém, e reconheceu personalidades e entidades que têm contribuído para a valorização e o fortalecimento dos representantes comerciais.

Entre os homenageados estavam Jorge Portugal, presidente da ASPAS, Geam Freitas, presidente do SINDESPA, e Frederico Chimiti Jr., presidente da ADAPA. Os líderes participaram de um bate-papo interativo e inspirador com os presentes, abordando temas relevantes para a categoria.

A premiação foi conduzida pelo presidente do Core-PA, Hely Ricardo de Lima, acompanhado da Diretoria do Regional, e marcou um momento de celebração e reconhecimento do trabalho realizado em prol dos representantes comerciais no estado.

 

Confere é reconhecido com selo do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

O Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere) recebeu o selo do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), um reconhecimento concedido a entidades públicas comprometidas com a redução dos níveis de exposição a fraudes e corrupção.

O PNPC é uma iniciativa do Tribunal de Contas da União (TCU) em parceria com as Redes de Controle da Gestão Pública do Brasil. Por meio da plataforma digital e-Prevenção, o programa promove a implementação de práticas de integridade e gestão ética nas organizações públicas brasileiras.

Compromisso com a Integridade
Ao receber o selo, o Confere reafirma seu compromisso com a adoção de boas práticas que incluem a prevenção, detecção, investigação, correção, monitoramento e promoção da transparência em todas as suas ações.

O Confere conta com um sistema robusto de integridade, composto por auditoria interna, comissões de ética e ouvidoria, além de canais de denúncia e procedimentos de responsabilização. Essas iniciativas garantem um ambiente ético e transparente, fortalecendo a confiança de todos os envolvidos com a representação comercial.

Integridade como Valor Essencial
A integridade no setor público é mais do que um compromisso institucional; é um dever de cada agente que atua em prol da sociedade. O selo do PNPC representa o reconhecimento de um trabalho contínuo para assegurar que os princípios éticos e de governança sejam uma prioridade na gestão do Confere.

“Seguimos firmes na missão de fortalecer a representação comercial com ética, transparência e responsabilidade”, destaca o presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior.

 

De mascate a representante comercial

Neste 1° de outubro é comemorado o Dia Pan-Americano do Representante Comercial. Oriunda dos caixeiros viajantes e mascates, a profissão de representante comercial é uma das mais antigas e vitais para a economia brasileira, sendo, ainda hoje, responsável por aproximadamente 30% de todos os negócios realizados no País. Atualmente, existem quase 1 milhão de representantes comerciais no Brasil.

Para celebrar a data, o Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere) vai realizar uma palestra com José Ricardo Noronha, considerado um dos maiores especialistas em vendas da América Latina. O evento será transmitido ao vivo no canal do Confere no Youtube. Entre os temas abordados, novo cenário de negócios, economia da experiência, o ciclo de vendas e suas seis fases, negociação ganha-ganha no modelo de Harvard, boas práticas para vender muito mais e melhor, uso da IA no negócio, entre outros.

Fonte: Monitor Mercantil

Presidente do Confere recebe troféu O Mascate em homenagem do Core-CE

No final da manhã desta quarta-feira, o presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Junior, foi surpreendido por uma homenagem articulada pela diretoria do Core-CE.

Em votação realizada durante reunião prévia e apresentada virtualmente hoje, durante o segundo dia da III Plenária Ordinária, o Core-CE aprovou por unanimidade a entrega do troféu O Mascate para o presidente do Confere.

A peça, esculpida pelo talentoso escultor Assis Filho, é inspirada na história de um comerciante ambulante que percorria cidades e vilarejos oferecendo seus produtos e conquistando a confiança de seu público com simpatia e dedicação.

Em sua fala, o presidente agradeceu a homenagem e compartilhou o prêmio com os diretores de todos os regionais, destacando a importância de estarem enfrentando os problemas juntos, de forma coletiva e colegiada. “É assim que estamos transformando o sistema e avançando em várias frentes. Através da força coletiva de todos os estados”, destacou.

Confere realiza Reunião Plenária com foco em planejamento e fortalecimento institucional

Entre os dias 10 e 12 de dezembro de 2024, o Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere) realiza a III Reunião Plenária Ordinária 2024, que aborda temas estratégicos e ações para o exercício de 2025.

Na pauta, destacam-se a homologação do Plano de Ação e da Proposta Orçamentária para o próximo ano.

Outros temas relevantes incluem a aquisição de uma nova sede em Brasília, a realização de uma semana de conscientização para prevenir e combater o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho e a promoção de uma campanha institucional sobre a importância da fiscalização profissional, orientações sobre o exercício ético das profissões e divulgação de informações que possam contribuir para a proteção do interesse público.

O evento reforça o compromisso do Confere em fortalecer a atuação institucional, promovendo melhorias e alinhamento para os Regionais em todo o Brasil.