Seminário Contabilistas
Seminário Contabilistas
Seminário Contabilistas
Vendas para o Dia dos Namorados crescem 4,9%
As vendas entre os dias 6 e 12 de junho, para o Dia dos Namorados, cresceram 4,9% comparadas ao mesmo período do ano anterior, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O Varejo presencial cresceu 4,1%. O e-commerce aumentou o faturamento em 15,5%.
De acordo com Carlos Alves, vice-presidente de tecnologia e negócios da Cielo, o calendário deste ano favoreceu o resultado. “No ano passado houve um feriado, o que geralmente leva ao fechamento de parte do comércio, bem próximo ao Dia dos Namorados. Em 2024 a situação não se repetiu, ajudando as vendas”, afirma.
Levando-se em conta apenas o Varejo presencial, as vendas nas regiões Sul e Nordeste cresceram 5,1% e 5,0%, respectivamente. Na sequência, estão Norte (+4,4%), Centro-Oeste (+3,8%) e Sudeste (+3,7%).
Todas as unidades federativas apresentaram crescimento. A maior variação foi do Rio Grande do Sul, com 11,4%. Em seguida, as principais altas foram Pará (+6,4%), Bahia (+5,3%), Rio de Janeiro (+5,0%), Distrito Federal (+4,9%) e Minas Gerais (+4,3%).
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo. Eles respondem por cerca de 820 mil varejistas credenciados à companhia.
Fonte: SuperVarejo
Vendas no varejo crescem 0,9% em abril
Em abril de 2024, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 0,9%, na comparação com março, na série com ajuste sazonal. Esse foi o quarto resultado positivo seguido do setor, que acumula alta de 4,9% no ano e de 2,7% nos últimos 12 meses.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Das oito atividades pesquisadas, cinco avançaram em abril, com destaque para hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,5%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (14,2%), que exerceram as principais influências sobre o resultado geral.
“No caso de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, essa variação com grande amplitude significa certo rebatimento do mês anterior, quando houve queda de 10,1%, por conta do crescimento forte do dólar. Em abril, algumas grandes marcas deram descontos nos produtos e, apesar da estabilidade do dólar, o setor conseguiu se recuperar”, disse Cristiano Santos, gerente da pesquisa.
O avanço nas vendas do setor de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,5%), que responde por 55,2% do índice geral, veio após duas variações negativas seguidas (-0,2% em março e -0,1% em fevereiro). “Essa atividade não cresceu nos dois meses anteriores, com resultados próximos de zero, e essa estabilidade, com base um pouco mais baixa, explica o crescimento em abril”, afirma o gerente.
O setor de móveis e eletrodomésticos (2,4%) voltou ao campo positivo após a queda de 1,9% em março. “Em abril, a trajetória foi distinta para as duas subatividades: enquanto a de eletrodomésticos ficou estável, pendendo para baixo, a de móveis cresceu, o que trouxe o setor para o lado positivo”, analisa Cristiano.
Segundo ele, o resultado desse segmento é relacionado a um período desfavorável para as vendas no ano passado. “Em 2023, especialmente no segundo semestre, alguns setores tiveram resultados muito ruins para grandes cadeias, com posterior fechamento de lojas. No início deste ano, estamos observando uma recuperação dessas atividades, inclusive com abertura de novas unidades locais”, destaca.
No caso do segmento de combustíveis e lubrificantes (2,2%), o resultado de abril é a primeira alta do ano. “Nessa atividade, houve comportamento parecido com o de hiper e supermercados. Em janeiro, observamos um resultado próximo de zero, seguido de duas quedas. Essa base de comparação baixa deu oportunidade de crescimento nessa passagem de março para abril”, avalia o pesquisador.
Outra atividade cujas vendas aumentaram em abril foi a de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,6%). O resultado marca a terceira alta seguida do segmento, que acumula ganho de 13,8% no ano.
Por outro lado, as atividades de livros, jornais, revistas e papelaria (-0,4%) e tecidos, vestuário e calçados (-0,7%) ficaram no campo negativo no mês. Para o setor de outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,0%), o cenário foi de estabilidade. Nesse segmento estão, por exemplo, as lojas de departamento, óticas e joalherias.
No comércio varejista ampliado, que inclui, além das atividades do varejo, as de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, houve queda de 1%.
Fonte: Agência Brasil
Dispensa Eletrônica nº 90011/2024 – Contratação de Software Team viewer e ferramenta Addon Channel
-
Data da sessão: 17/06/2024
- Relatório Homologado
Core-PI: Evento de capacitação para representantes comerciais foi um grande sucesso
No dia 7 de junho, o Core-PI, em parceria com o Confere, realizou um evento de capacitação para representantes comerciais em Teresina, que foi um grande sucesso. O auditório José Alves Filho, no Senac Unidade Miguel Sady, estava lotado, refletindo na ampla participação dos presentes.
Durante o evento, o presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, entregou a Comenda Plínio Affonso de Farias Mello ao Delegado do Confere e diretor-tesoureiro do Core-PI, Roberto Campos Drumond, em reconhecimento à sua dedicação e aos serviços prestados à Representação Comercial.
Na palestra “O Representante Comercial do Futuro”, José Ricardo Noronha, conferencista, consultor de vendas, abordou temas essenciais como Vendas Consultivas de Alta Performance, o novo cenário de negócios, o perfil do novo representante comercial, a economia da experiência, o ciclo de vendas e suas seis fases, e a negociação ganha-ganha no modelo de Harvard. Foram duas horas de capacitação e imersão em um novo repertório de vendas.
Para quem deseja aproveitar mais eventos como este, fique atento à agenda de palestras do Sistema Confere/Cores e programe-se! Entre em nosso site e inscreva-se!
Core-RJ convida para Café com o Presidente
O Core-RJ convida os Representantes Comerciais a participarem do Café com o Presidente, atividade que visa reunir a Diretoria, Colaboradores do Conselho e Representantes Comerciais, para que assim, em um ambiente descontraído e confortável, dúvidas, sugestões e/ou solicitações sejam realizadas.
Inscreva-se: https://forms.office.com/r/WN01bLm7FV?origin=lprLink
As inscrições são gratuitas e limitadas.
O que iremos conversar?
A importância da Contabilidade Regular;
Prestação de Contas do Conselho;
Apresentação do Departamento Jurídico Core-RJ.
Participe!
Dúvidas e/ou solicitações, entre em contato: 21 3174-8423 ou eventos@core-rj.org.br
Sistema Confere/Cores é premiado no 1º Congresso Nacional dos Conselhos de Fiscalização Profissional
Com o tema “O Futuro dos Conselhos de Fiscalização Profissional em Cenário de Mudanças” – Rumo à Excelência e Gestão de Resultados”, o evento conta com palestras e painéis sobre governança, ética, compliance e inovações tecnológicas, promovendo discussões sobre adaptação e modernização dos Conselhos.
“É essencial capacitar gestores e profissionais para o enfrentamento de desafios emergentes, reconhecendo a importância da atualização contínua e do desenvolvimento de habilidades para o sucesso organizacional”, frisou o presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior.
Na noite de abertura do evento, no dia 3 de junho, o Sistema Confere/Cores foi premiado com o Troféu de Excelência e Inovações Práticas em Gestão de Resultados nos Conselhos de Fiscalização Profissional, nas seguintes categorias:
Prêmio Qualidade do Relatório de Gestão – Confere
Prêmio Prática aplicada à gestão de riscos em proteção de dados pessoais – Core-MS
Prêmio Excelência em Fiscalização Profissional -Legalidade, eficiência e transparência nos procedimentos fiscalizados – Core-ES
Prêmio Procedimentos eficazes adotados para redução da inadimplência – Core-SC
Prêmio Utilização da IA e sua aplicação na gestão dos Conselhos Profissionais – Core-SC
Prêmio Melhor Case sobre Avaliação por Competência – Core-PE
Prêmio Divulgação Institucional – Confere
Prêmio Conformidade e Controle Interno – Core-SP
Prêmio Capacitação Profissional Continuada – Confere
Prêmio Edital do Procedimento Auxiliar do Credenciamento – Core-RN
Prêmio Registro de Preço, contemplando intenção de Registro de Preços, em observância às novas regras da Lei nº 14.133/2021 e Decreto 11.462/2023 – Core-PE
Prêmio Registro de Preço, contemplando intenção de Registro de Preços, em observância às novas regras da Lei nº 14.133/2021 e Decreto 11.462/2023 – Core-SP
Prêmio Registro de Preço, contemplando intenção de Registro de Preços, em observância às novas regras da Lei nº 14.133/2021 e Decreto 11.462/2023 – Confere
“Estamos comprometidos em manter a transparência, a ética e a eficiência em todas as nossas ações, em prol do desenvolvimento e fortalecimento do setor. No Relatório de Gestão do exercício de 2023 pudemos demonstrar as iniciativas que implementamos a fim de reduzir as disparidades regionais e promover a interação entre os Conselhos Regionais e a sociedade. Ficamos muito felizes com esse reconhecimento. A terceira premiação foi na categoria Capacitação Profissional Continuada, pelas iniciativas da Instituição para atrair e reter talentos com foco, principalmente, no aprimoramento do capital humano, por meio de treinamentos e capacitações contínuas para os funcionários e dirigentes de todo o Sistema Confere/Cores. A capacitação é, sem dúvida, um ponto crucial em nossa busca pela excelência. Ao investir na formação de nossa força de trabalho em todo o Sistema Confere/Cores, garantimos que o corpo funcional esteja preparado para novos desafios, impactando positivamente nas entidades e, especialmente, no desempenho de nossa atividade-fim”, afirmou Archimedes.
IA generativa no varejo traz economia e melhoria da experiência do cliente
A aplicação da tecnologia no varejo vem mudando toda a cadeia em diferentes vertentes, principalmente a melhoria na experiência do consumidor e a economia na operação das redes. Mais do que receber promoções de acordo com o seu perfil ou preferências, a Inteligência Artificial generativa mostra a evolução da ferramenta ao produzir conteúdo usando a linguagem do usuário.
De acordo com Américo José, sócio diretor do grupo Cherto, a IA ajuda bastante a personalização da experiência do cliente ao segmentar o público com precisão e fazer análises de sentimentos para ajustar estratégias. “Tudo isso melhora a eficiência e a satisfação do cliente e faz com que ele retorne. Além das campanhas, a IA generativa pode criar descrições de produtos, posts em blogs, além dos assistentes virtuais e chatbots, que melhoram o atendimento. Também ajuda na segmentação de clientes e automatiza processos”, explica.
Além de economizar tempo automatizando a criação de conteúdo, Américo destaca que a ferramenta também ajuda empresas do varejo em tarefas estratégicas. “A IA consegue até sugerir embalagens mais atrativas para determinados produtos”, afirma o sócio diretor do grupo Cherto.
Otimização e experiência
Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail, empresa especializada em estratégias para o varejo, acredita que a IA é uma agenda inevitável para todos os negócios, mas, para o varejo, o impacto potencial é muito grande. “Podemos pensar na aplicação de IA no varejo em dois grande blocos: otimização e experiência. Granularidade e velocidade nas decisões têm impacto relevante nos processos-chave do varejo, como planejamento, sortimento, estoque, abastecimento, supply chain, precificação, rotina operacional em loja. Tudo isso pode ser potencializado por IA produzindo ganhos relevantes de eficiência, produtividade e de qualidade na gestão”, analisa.
Serrentino ressalta que, por outro lado, a IA melhora a experiência do cliente em diferentes aspetos. “A operação fica mais assertiva com melhorias na qualidade do estoque, na disponibilidade de produtos, na precisão na precificação. Se por outro lado você começa a customizar e personalizar mais, conseguindo individualizar o relacionamento, a comunicação e as alavancas promocionais, a experiência do cliente melhora como um todo”, ensina o fundador da Varese Retail.
Para Alexandre van Beeck, especialista em experiência do cliente, as lojas do varejo são mais do que pontos de vendas, são plataformas de mídia onde as tecnologias emergentes abrem novas oportunidades para as empresas criarem narrativas que engajem emocionalmente os clientes. “A inteligência artificial abre oportunidades para personalizar experiências e comunicar mensagens de marca de maneira mais eficaz do que nunca. Tanto no online como nas lojas e no relacionamento offline”, conclui.
Fonte: SuperVarejo
Cesta Junina registra crescimento de 17% nas vendas
As vendas da tradicional cesta Junina registraram um crescimento significativo de 17% no período sazonal (meses de junho e julho) em comparação com a média anual de vendas, conforme dados da Scanntech. Este aumento reflete o impacto econômico das festas juninas no Brasil, que são sempre relevantes para o comércio e turismo, principalmente em cidades como Caruaru (PE), Campina Grande (PB), Mossoró (RN), Petrolina (PE) e Parintins (AM).
Dentro da cesta Junina, os doces industrializados tiveram um crescimento de 28%, seguido pelo vinho, que teve um aumento de 27%. Outros itens também mostraram desempenho robusto: milho de pipoca cresceu 23%, coco ralado 20% e amendoim 19%.
Olhando para participação no faturamento, a categoria de vinho se destacou como a mais relevante, representando 28,6% das vendas totais, enquanto a farinha de trigo seguiu com uma participação de 11,3%. Nos meses de junho e julho, a cesta junina teve sua maior participação nas vendas, alcançando 3,59% e 3,30%, respectivamente.
Por região, os produtos juninos apresentaram uma maior participação no Sul do Brasil, com 3,99% no período, puxada pela categoria de vinho. O Nordeste veio em seguida, com 3,68% de participação. As demais regiões apresentaram os seguintes percentuais: Norte (2,32%), Centro-Oeste (2,73%), Sudeste (3,34%) e Sul (3,99%).
Fonte: Supervarejo