8 de março

O Dia Internacional da Mulher é uma data para tornar visível o papel central e essencial que as mulheres têm em todas as esferas da sociedade, e para se comprometer na luta contra todas as formas de discriminação e violência que sofrem diariamente. Um dia para lembrar a importância das lutas femininas por justiça, igualdade de gênero e respeito. 

Confira aqui a homenagem do Sistema Confere/Cores!

 

Confere e Core-AM assinam Termo de Cooperação Técnica

“É dever institucional do Confere manter e garantir o regular funcionamento dos Cores. Este acordo de mútua cooperação visa intensificar o desempenho das atividades de gestão e administrativas do Regional”, explica o diretor-presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior.

Para o novo presidente do Core-AM, Gilvan Farias Lima, o auxílio prestado pelo Conselho Federal é imprescindível: “Estamos muito felizes com o apoio do Confere. Envidaremos todos os esforços para o sucesso dessa gestão”, frisou.

Core-RJ lança Programa de Benefícios ao Representante Comercial

O Core-RJ lançou, no dia 28 de fevereiro, após aprovação do Plenário, o “PROGRAMA DE BENEFÍCIOS AO REPRESENTANTE COMERCIAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO”, que tem por objetivo realizar o credenciamento e o convênio com pessoas jurídicas de direito privado, conferindo publicidade por meio de edital de chamamento público na Imprensa Nacional, a fim de disponibilizar serviços e bens com descontos reais e diferenciados para a categoria de representação comercial do Estado do Rio de Janeiro.

No ato do lançamento, o presidente do Core-RJ, Marcelo Martino e Silva, fez questão de destacar que ‘’o Programa de benefícios é uma iniciativa criada para oferecer aos representantes comerciais, com registro ativo e regular, a possibilidade de descontos e preços especiais. As negociações serão feitas diretamente entre as empresas credenciadas e os profissionais habilitados com situação regular no Core-RJ, mediante apresentação da identidade profissional digital (ProID) atualizada.’’

O programa tem por objetivo viabilizar melhores condições e descontos em serviços e produtos que contribuem com a atividade profissional dos representantes comerciais, com empresas de diversos setores que firmarão credenciamento para atender de forma diferenciada os profissionais da categoria.

O lema do projeto é “Representante Comercial, valorizar e qualificar você, visando a promoção do desenvolvimento socioeconômico do Estado do Rio de Janeiro é o nosso compromisso! Aproveite os benefícios e faça bons negócios!”

Mais informações podem ser consultadas no site do Core-RJ, através do e-mail: core-rj@core-rj.org.br, ou pelo telefone do regional: (21) 2240-7105.

 

Nova Diretoria assumirá o Core-AM no dia 4 de março

Em reunião, realizada no dia 2 de março, tomou posse, com efeitos a partir do dia 4 de março, a nova Diretoria do Core-AM, eleita em pleito realizado no dia 18 de janeiro, na sede do Regional.

“Agradeço aos meus pares por aceitarem esse desafio. Daremos o nosso melhor. Tenham certeza de que estamos empenhados para realizar uma gestão eficiente, ética e transparente”, discursou o novo presidente Gilvan Farias Lima.

O diretor-secretário do Confere, João Pedro da Silva Rosa, acredita que o Conselho amazonense dará um salto na qualidade da gestão: “É um grupo novo, formado por representantes comerciais, o que traz renovação para o Conselho. Temos confiança de que essa Diretoria fará uma brilhante gestão”.

Para o diretor-presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, é chegada a hora de colocar os estados de Amazonas e Roraima em destaque: “O Confere tem o compromisso de, juntamente com esta nova Diretora, recolocar o Core-AM, tornando-o um conselho relevante para a categoria dos representantes comerciais. Agradeço, imensamente, a ampla colaboração dada pelo presidente Doracy em seu período como gestor e neste período de transição”.

Em seu discurso de despedida, o presidente do Core-AM, José Doracy Cavalcante Melo, apresentou cada funcionário e os agradeceu pela dedicação do Regional: “Agradeço aos nossos diligentes funcionários e peço que eles tenham a mesma dedicação à nova Diretoria. Ao Confere, minha eterna gratidão ao apoio que sempre nos foi prestado. À nova Diretoria, meus sinceros votos de felicidades nesta gestão. E, se precisarem, contem com o meu apoio ao Core-AM”.

O presidente eleito, Gilvan Faria Lima, retribuiu com agradecimentos ao legado de Doracy: “Não esqueceremos o que o senhor fez pelo Core-AM. O seu nome será sempre lembrado”.

Diretoria Executiva

Gilvan Farias Lima, diretor-presidente;

Filipe Xavier Moraes de Almeida, diretor-secretário;

Marcus Cézar Muniz da Luz, diretor-tesoureiro;

Comissão Fiscal

Stenio Lima da Silva

Glettson da Palma de Paula

Osair Silva de Souza

Diretores Suplentes

Edmilson do Nascimento Vasconcelos

João Luis Silva Braga

Fernando Bezerra da Cunha

Delegados do Confere

Efetivos: Gilvan Farias Lima e Filipe Xavier Moraes de Almeida

Suplentes: Stenio Lima da Silva e Edmilson do Nascimento Vasconcelos

 

PIB de serviços subiu com presenciais, transporte e informação e comunicação

Os dados são das Contas Nacionais apuradas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou nesta quinta-feira, 2, o desempenho do PIB.

“Desses 2,9% de crescimento em 2022, os Serviços foram responsáveis por 2,4 pontos percentuais. Além de ser o setor de maior peso, foi o que mais cresceu, o que demonstra como foi alta a sua contribuição na economia no ano”, analisou Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, em nota divulgada pelo instituto.

O PIB de Serviços subiu em 2022 com o consumo de outros serviços (que inclui serviços presenciais), de transporte e de informação e comunicação.

“Foi uma continuação da retomada da demanda pelos serviços após a pandemia de covid-19. Em outros serviços, podemos destacar setores ligados ao turismo, como serviços de alimentação, serviços de alojamento e aluguel de carros”, acrescentou a coordenadora do IBGE.

No PIB industrial, a atividade Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos saltou 10,1%, em meio a bandeiras tarifárias mais favoráveis em 2022. A construção também teve expansão, impulsionada por um aumento na ocupação no setor e por obras públicas em ano eleitoral.

“O crescimento dessa atividade está muito relacionado à recuperação em relação à crise hídrica de 2021. Além do crescimento da economia, houve o desligamento das térmicas, diminuindo os custos de produção, o que contribui para o aumento do valor adicionado da atividade. Ademais, a atividade de Construção, com alta de 6,9%, corroborada pelo aumento na sua ocupação, foi influenciada pelo ano eleitoral, que sempre apresenta uma maior quantidade de obras públicas”, analisou Palis, na nota.

Já a indústria de transformação recuou 0,3% em 2022, influenciada por perdas na fabricação de produtos de metal, químicos, móveis, produtos de madeira e de borracha e plástico. A queda foi amenizada por um bom desempenho de derivados do petróleo, alimentos e defensivos.

Já as indústrias extrativas caíram 1,7%, devido a uma redução na extração de minério de ferro.

“O resultado das indústrias extrativas no ano foi puxado pela queda na extração de minério de ferro, relacionada ao lockdown ocorrido na China, nosso maior comprador, enquanto as indústrias de transformação foram impactadas negativamente devido a fatores como juros altos e custos de matéria-prima elevados”, explicou Rebeca Palis.

Ainda sob a ótica da oferta, o PIB da Agropecuária recuou 1,7% em 2022, em decorrência de queda de produção e perda de produtividade da agricultura, que suplantou a contribuição positiva das atividades de pecuária e pesca.

A quebra da safra de soja puxou o recuo no PIB Agropecuário, mas perdas na produção de arroz e fumo também influenciaram negativamente. Já as boas safras de milho, café e cana evitaram uma perda mais acentuada.

Na análise pelo lado da despesa, o Consumo das Famílias avançou 4,3% em relação ao ano anterior, e o Consumo do Governo cresceu 1,5%.

O avanço no Consumo das Famílias foi impulsionado pela maior demanda pelos serviços presenciais; pela melhora no mercado de trabalho, que aumentou a massa salarial em circulação no País; pelo pagamento de auxílios governamentais e políticas de desoneração fiscal; e pelo crescimento no saldo de operações de crédito para pessoas físicas.



Fonte: www.uol.com.br

Confere empossa nova Diretoria do Core-ES 

A sessão foi presidida pelo diretor-presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, e secretariada pelo Procurador-Geral Izaac Pereira Inácio. 

“É com muita alegria que empossamos a nova Diretoria do Core-ES, um corpo de dirigentes renovado, o que é fundamental para a transformação e melhoria da eficiência da gestão. Desejo uma administração exitosa, em conjunto com o Conselho Federal, demonstrando o protagonismo e relevância da Representação Comercial, contributiva com a sociedade, com a categoria dos representantes comerciais, com o desenvolvimento desse Estado e com o Sistema Confere/Cores”, ressaltou Archimedes. 

Foram empossados Marcelo Marino Simonetti, como Diretor-Presidente, Julio Cesar Pereira Sandes, Diretor-Secretário; José Maria Claudio Junior, Diretor-Tesoureiro; Mario José Batista: Conselheiro Membro da Comissão Fiscal; José Aquibaldo Ribeiro: Conselheiro Membro da Comissão Fiscal; Fernando Pinto Almeida Junior: Conselheiro Membro da Comissão Fiscal; Igor Gambini de Oliveira: 1º Diretor-Suplente; Anderson Colodetti: 2º Diretor-Suplente; Luis Carlos Carneiro: 3º Diretor-Suplente. 

“Convencimento pelo conhecimento. Este é o lema da nossa Diretoria. Pregamos por uma nova era, a do convencimento pelo conhecimento. Conhecimento é poder. É isso que essa Diretoria pretende: estar próximo da categoria, de forma transparente”, discursou o presidente reeleito Marcelo Simonetti.

O evento foi prestigiado pelo deputado estadual Marcelo Santos, presidente da Assembleia Legislativa do ES e contou com a presença do diretor-secretário do Confere, João Pedro da Silva Rosa; o diretor-tesoureiro Sidney Fernandes Gutierrez; e o gerente-geral Paulo Porto; o diretor-secretário do Core-MG, José Antônio Maciel Ribeiro; e o diretor-secretário do Core-PR, Celso Luis de Andrade. 

Também compareceram ao evento: Francisco Passos, conselheiro fiscal do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado do Espírito Santo (Sincades), Raphael Dantas Barcelos, gerente de contas públicas do Banco do Brasil e João Alberto do Carmo, secretário-executivo da Associação dos Comerciantes de Material de Construção do Espírito Santo (ACOMAC) e do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção da Grande Vitória (SINDMAT).

Diretoria Executiva do Confere realiza reunião técnica no Core-ES

No dia 27 de fevereiro, o diretor-presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Junior; o diretor-secretário João Pedro da Silva Rosa; o diretor-tesoureiro Sidney Fernandes Gutierrez; o procurador-geral Izaac Pereira Inácio; e o gerente-geral Paulo Porto estiveram presentes na sede do Core-ES, para encontro técnico com funcionários e diretores do Regional.

Participaram da reunião: Marcelo Marino Simonetti, diretor-presidente do Core-ES; Julio Cesar Pereira Sandes, diretor-secretário; José Maria Cláudio Junior, conselheiro membro do Conselho Fiscal;  Fernanda Pianca, assessora de Gestão; e Pamela Abia, chefe do Departamento Jurídico.

À tarde, participaram de uma reunião, na sede da Fecomércio-ES, com Francisco Passos, conselheiro fiscal do Sincades; Cézar Wagner Pinto, superintendente da entidade e diretor-executivo da Fecomércio-ES; e Nilton Basílio, assessor jurídico da presidência da Fecomércio-ES, para analisar um Termo de Parceria e Cooperação Institucional entre as entidades.

Páscoa gera quase 8 mil vagas de emprego temporário no país

Segundo um estudo realizado pela KPMG encomendado pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o feriado de Páscoa gerou cerca de 7,9 mil vagas de trabalho temporário na indústria de chocolate. 

A pesquisa é sobre os dados dos associados e também destaca a criação de empregos diretos e indiretos, que são os profissionais contratados para trabalharem nas fábricas e pontos de venda e contratados com para atender a demanda dessa época. 

O setor ainda está se recuperando dos prejuízos causados em 2020 devido à pandemia de Covid-19, que sofreu impacto nas vendas após o fechamento dos pontos comercial para deter a disseminação do vírus em toda a população. 

A Páscoa além de agradar os fãs de chocolate também é muito esperadas por profissionais que estão a procura de uma oportunidade no mercado de trabalho, já que a indústria é responsável pela fabricação de produtos sazonais, precisa de uma produção mais delicada. Além disso, a Páscoa é a principal época para a venda e produção de chocolates

Fonte: JCCONCURSOS