Mercado reduz expectativas de inflação para 5,05% em 2025

Pela 11ª semana seguida, o mercado financeiro reduziu as expectativas de inflação para 2025. Atualmente, as projeções apontam que o ano fechará com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – em 5,05%, percentual inferior aos 5,07% projetados há uma semana; e aos 5,17% projetados há quatro semanas.

É o que mostra o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (11) pelo Banco Central.

Para 2026, as expectativas de queda da inflação se mantêm há quatro semanas, quando chegou a 4,5%. Atualmente, o IPCA projetado para o ano que vem está em 4,41%; e para 2027, em 4%.

Apesar de uma melhora nas expectativas relacionadas à inflação, a estimativa para 2025 continua acima do teto da meta de inflação a ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. O limite inferior, portanto, é 1,5%; e o superior, 4,5%.

Mesmo com a desaceleração inflacionária dos últimos meses, o índice acumulado em 12 meses alcançou 5,35%, ficando pelo sexto mês seguido acima do teto da meta de até 4,5%.

Esse período de seis meses acima de 4,5% configura estouro da meta pelo novo regime adotado em 2024. Cada vez que isso acontece, o presidente do BC tem que divulgar, por meio de carta aberta ao ministro da Fazenda, que preside o CMN, a descrição detalhada das causas do descumprimento; as providências para assegurar o retorno da inflação aos limites estabelecidos; e o prazo no qual se espera que as providências produzam efeito.

Selic

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 15% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. Uma das preocupações manifestadas pelo Copom é a política comercial dos Estados Unidos, algo que pode, inclusive, levar a autoridade monetária a não descartar a possibilidade de retomada de alta da Selic “caso seja necessário”.

Por enquanto, a estimativa dos analistas consultados se mantém estável pela sétima semana consecutiva, em 15% ao final de 2025. O mercado manteve, também, as projeções da Selic para 2026 (12,50%); e 2027 (10,50%).

PIB e dólar

O mercado financeiro reviu para baixo as expectativas de crescimento da economia, projetando, para o final de 2025, um Produto Interno Bruto (PIB, a soma das riquezas produzidas no país) de 2,21%. Há uma semana, a projeção era de que a economia fecharia o ano com um crescimento de 2,23% (mesmo percentual projetado há quatro semanas).

Para os anos subsequentes, as projeções de PIB estão em 1,87%, para 2026, e em 1,93% para 2027.

Já as projeções do mercado para a cotação do dólar em 2026 se mantém estável, em R$ 5,60 desde a semana passada.

Há quatro semanas, as expectativas eram de que a moeda norte-americana terminaria o ano cotada a R$ 5,65. Para 2026 e 2027, as projeções são a mesma: dólar cotado a R$ 5,70.

Fonte: Agência Brasil

Ciclo de capacitação e treinamento com Walter Longo: Guarulhos – SP

O ciclo de capacitação e treinamento deste ano continua: Walter Longo – empreendedor, palestrante, professor e especialista em inovação, negócios e transformação digital.


O mercado está em constante evolução, e entender como a IA pode transformar as negociações, a prospecção de clientes e o relacionamento comercial é fundamental para quem deseja se destacar.
Walter Longo é referência quando o assunto é o futuro dos negócios. Com uma visão estratégica sobre o impacto da tecnologia no mercado, ele trará reflexões essenciais para os representantes comerciais se adaptarem e prosperarem na era da Inteligência Artificial.

  • Tema: Impactos da Inteligência Artificial nos Negócios de Representação Comercial e na Sociedade
  • Data: 20 de agosto
  • Horário: 18h
  • Local: Coco Bambu – Parque Shopping Maia
  • Endereço: Av. Bartolomeu de Carlos, 230 PISO G1

Vagas limitadas! Garanta seu lugar: Inscreva-se!

Em sua segunda participação na Mec Show, Core-ES realiza 227 atendimentos

O Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Espírito Santo (Core-ES) esteve presente pela segunda vez consecutiva na Mec Show, maior feira do setor industrial capixaba, realizada entre os dias 5 e 7 de agosto, das 15h às 21h, no Pavilhão de Carapina, na Serra. Durante os três dias de evento, a equipe do Core-ES realizou 227 atendimentos.
 
Além dos serviços prestados, por meio do projeto Core Itinerante, a equipe do Core-ES visitou os estandes da feira promovendo ações de fiscalização educativa. A estrutura do Conselho também contou com o Espaço do Representante, reservado para registrados que, mediante agendamento, puderam utilizar o ambiente para networking e reuniões de negócios.
 
A participação do Core-ES em feiras de negócios tem como objetivo ampliar o alcance dos serviços oferecidos aos representantes comerciais, especialmente àqueles que não têm disponibilidade para comparecer à sede do Regional. Entre os serviços ofertados estavam a emissão de carteiras profissionais, atualização cadastral, verificação da regularidade do registro, orientação jurídica e distribuição de material informativo.
 
A presença institucional também fortalece a divulgação do papel do Conselho perante a sociedade civil, promovendo o reconhecimento da importância da Representação Comercial para o desenvolvimento econômico e industrial do Espírito Santo.

Core-PA participa da 26ª edição da SuperNorte, o maior evento supermercadista da Amazônia

Em sua 26ª edição, a SuperNorte se consolida como o maior evento supermercadista da região, reunindo empresários, representantes comerciais, fornecedores e profissionais do setor para apresentar tendências, promover negócios e fortalecer o mercado regional.

Este ano, a feira foi antecipada em dois meses em razão dos preparativos para a COP30, que ocorrerá em Belém. Com o tema central “Negócios Sustentáveis – Tempo de Avançar com a COP30”, a edição de 2025 reforça a importância da sustentabilidade como pilar estratégico para o desenvolvimento econômico e social da Amazônia.

A participação do Core-PA no evento reafirma seu compromisso com a valorização da Representação Comercial e com a promoção de oportunidades de negócios que impulsionem o crescimento do setor e contribuam para uma economia mais sustentável e competitiva.

Confere irá criar comissão para tratar sobre Gestão de Documentos

O Sistema Confere/Cores se reuniu virtualmente, na tarde desta quinta-feira, para tratar sobre a gestão e a eliminação responsável de documentos, tema que já vem sendo discutido há alguns meses pelo Sistema em busca de maior clareza e padronização das ações. “Um ponto importante que definimos é que os documentos permanecerão sob responsabilidade do Sistema”, destacou o presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Junior.

Na ocasião, foram levantadas as principais dúvidas dos Regionais sobre o armazenamento dos documentos para que o Confere possa produzir um material único a ser esclarecido com o Arquivo Nacional. O objetivo é definir uma orientação de quais seriam as documentações de guarda permanente considerando a realidade do Sistema, assim como a temporalidade e destinação dos diversos tipos de documentos.

Entre os temas que mais despertaram dúvidas entre os participantes, foram as orientações legais para a eliminação de documentos antigos e de pessoas falecidas. A possibilidade de digitalização e armazenamento em nuvem dos materiais também foi bastante debatido.

Para dar andamento na iniciativa, ficou estabelecido a formação de uma comissão mista que ficará responsável pela criação de uma regulamentação definitiva sobre a classificação, avaliação e destinação dos documentos, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Arquivo Nacional.

Exportações brasileiras cresceram 4,8% em julho

As exportações brasileiras cresceram 4,8% em julho, em termos de valores, na comparação com julho de 2024. No acumulado do ano, foram exportados R$ 198 bilhões em produtos nacionais. De acordo com o governo federal, o aumento foi expressivo graças aos negócios com os Estados Unidos, México, Argentina, União Europeia e Japão.

Em termos de volumes, o crescimento das exportações foi ainda maior: 7,2%, também na comparação com julho do ano passado, tendo por base dados da balança comercial divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

“No mês passado, o Brasil exportou US$ 32,31 bilhões. No acumulado do ano, até julho, as exportações brasileiras somam US$ 198 bilhões, o que representa um crescimento de 0,1% em valor e de 2% em volume, sobre igual período de 2024. No ano, a corrente de comércio soma US$ 359 bi, com saldo de U$ 37 bilhões”, detalhou o ministério.

Destinos

O crescimento nas exportações envolveu “vários destinos”. Em termos percentuais, o que registrou maior crescimento de volume – na comparação julho de 2025 com julho de 2024 – foi a Argentina (42,4%).

No caso do México, o aumento das exportações ficou em 17,2%. Já as exportações para a União Europeia cresceram 7,4%, na mesma base de comparação, relativa ao volume. Para o Japão, o aumento ficou em 7,3%, enquanto para os EUA ficou em 5%.

Produtos

Carne bovina, óleos brutos de petróleo, minérios de cobre e café não torrado estão entre os produtos que registraram maior crescimento, na comparação mensal.

“A Indústria de Transformação (aquela que transforma um material primário em um produto final ou em um intermediário destinado a outra indústria de transformação, como a celulose sendo transformada em papel, por exemplo) foi o setor que teve o maior crescimento em valor (7,4%), seguida pela Indústria Extrativa (3,6%) e pela Agropecuária (0,3%)”, detalhou o MDIC.

Importações

Também na comparação mensal, as importações brasileiras aumentaram 8,4% em termos de valor. Com isso, o mês de julho fechou em US$ 25,2 bilhões, com destaque para bens de capital (13,4%), bens intermediários (10,8%) e bens de consumo (5,1%).

“No ano, o aumento das importações é de 8,3% em valores e de 9,7% em volume, somando até julho US$ 161 bilhões”, informou a pasta.

Fonte: Agência Brasil

Core-RJ Itinerante chega a Petrópolis em 16 de setembro com serviços e atendimento exclusivo

O Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Rio de Janeiro (Core-RJ) realiza no dia 16 de setembro, a partir das 17h, mais uma edição do projeto Core-RJ Itinerante, desta vez na cidade de Petrópolis.
Com apoio da Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis (ACEP), a ação será realizada na sede da entidade, localizada na Rua Irmãos D’Angelo, 48 – 7º andar – Centro, e tem como objetivo aproximar ainda mais o Conselho dos representantes comerciais da região, oferecendo diversos serviços e orientações presenciais. 100% gratuito!
 
Durante o evento, os participantes terão acesso a:
  • Palestra sobre contabilidade regular
  • Atendimento para registro profissional
  • Negociação de débitos
  • Emissão e acesso a carteiras profissionais
  • Atendimento jurídico 
O Core Itinerante é uma oportunidade para os representantes comerciais regularizarem sua situação junto ao Conselho, esclarecerem dúvidas sobre a profissão e participarem de integração direta com a Diretoria do Core-RJ.
 
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas clicando aqui

Visita de cortesia reforça laços institucionais entre o Sistema Confere/Cores e a Fecomércio-BA

O presidente do Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere), Archimedes Cavalcanti Júnior, acompanhado do procurador-geral do Confere, Izaac Pereira Inácio, do presidente do Core-BA, Heval Dórea da Silva, e do tesoureiro do Core-BA, Jaciel Barreto, realizou visita institucional de cortesia ao presidente do Sistema Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes.

Durante o encontro, foram tratados temas relevantes ao setor produtivo baiano, com ênfase especial na atividade da Representação Comercial, segmento essencial para o desenvolvimento econômico do estado e do país. A reunião também proporcionou a oportunidade de debater estratégias de fortalecimento institucional, articulação setorial e valorização dos profissionais da categoria.

Na ocasião, o presidente Archimedes expressou agradecimento pelo apoio contínuo e institucional da Fecomércio-BA à Representação Comercial da Bahia e às lideranças que atuam no segmento. O gesto reforça o compromisso conjunto com o fortalecimento da atividade e evidencia a construção de uma sólida parceria entre as entidades, baseada na cooperação, no respeito mútuo e na busca por avanços para o setor.

Outro ponto de destaque da reunião foi o anúncio, feito pelo presidente do Confere, da escolha do nome do presidente Kelsor Fernandes para receber a Comenda Dr. Plínio Affonso de Farias Mello, a mais alta honraria concedida pelo Sistema Confere/Cores a personalidades que se destacam por sua contribuição ao desenvolvimento da Representação Comercial no Brasil.

A entrega da comenda ocorrerá em sessão solene no dia 30 de setembro, durante evento comemorativo ao Dia do Representante Comercial, que contará também com palestra do renomado especialista em inovação e negócios Walter Longo, ampliando o diálogo sobre os impactos da Inteligência Artificial nos negócios de Representação Comercial e na sociedade.

 

Como redes de supermercados estão se preparando para enfrentar crises políticas e econômicas

Diante da crescente volatilidade dos cenários políticos e econômicos, redes de supermercados brasileiras enfrentam desafios cada vez mais complexos que impactam desde a cadeia produtiva até o abastecimento das gôndolas. Para garantir a continuidade das operações e a satisfação do consumidor, essas empresas têm investido em estratégias que combinam planejamento rigoroso, parcerias sólidas e tecnologia avançada, buscando resiliência em tempos de incerteza.

Para a diretora de Marketing da rede Dalben, Fernanda Dalben, a antecipação é um dos pilares essenciais: “Primeiro, ter uma relação bem próxima com a indústria para entender as movimentações, fazer um planejamento, acho que isso é muito importante porque a própria indústria tem algumas informações de quando vai aumentar o preço, de quando vai ter uma instabilidade, para que a gente consiga antecipar esses pedidos com melhor negociação”, diz.

Na rede Asun, o diretor Comercial, Jairo Antonio Da Silva destaca a importância da diversificação para reduzir riscos: “A Asun busca um leque variado de fornecedores, tanto locais quanto de outras regiões, e mantém um mix de produtos que inclui marcas de menor custo e embalagens menores, além dos produtos importados com excelente custo-benefício”, destaca. Segundo o executivo, essa estratégia permite oferecer ao cliente alternativas diante da alta de preços em determinados segmentos, sem comprometer o orçamento familiar. “Além disso, a rede busca equilibrar o estoque para evitar excessos e rupturas, utilizando sistemas rigorosos de controle que impactam diretamente na saúde financeira da empresa”, emenda.

Planejamento e parcerias: a base para mitigar riscos

De acordo com Fernanda Dalben, a construção de parcerias estratégicas e o alinhamento com fornecedores e operadores logísticos são elementos centrais para garantir a continuidade do abastecimento, especialmente em contextos de instabilidade. “Essa questão mesmo do planejamento, dessas parcerias, principalmente sabendo de uma possível instabilidade, nos ajuda a planejar esses volumes, tentar fazer uma melhor negociação dentro da nossa realidade e tentar otimizar a questão de frete”, afirma a diretora.

Jairo Antonio reforça o papel da colaboração e do mapeamento de riscos para evitar vulnerabilidades. “Fortalecemos o relacionamento com fornecedores e parceiros logísticos, estabelecendo canais de comunicação abertos e transparentes. Essa colaboração permite o compartilhamento de informações sobre previsões de demanda e desafios, facilitando a busca por soluções conjuntas e ágeis.” O diretor explica que a rede Asun também investe em alternativas logísticas e centros de distribuição diversificados para aumentar a capilaridade e mitigar impactos causados por imprevistos como greves ou desastres naturais.

Digitalização e dados: decisões mais assertivas em cenários imprevisíveis

O uso estratégico de dados e ferramentas digitais tem se tornado indispensável para as redes que buscam agilidade e assertividade na tomada de decisões em um ambiente de alta incerteza. Fernanda Dalben destaca que o uso de dados é fundamental nesse sentido. “Por exemplo, usamos o nosso CRM para entender esse comportamento de compra, essa mudança de comportamento do consumidor. Tem uma categoria que ele está deixando de comprar por uma questão muitas vezes de preços, onde a gente está menos competitivo. Então, a gente faz bastante pesquisa de mercado e pesquisa de concorrência também”, ensina.

Além disso, a rede Dalben utiliza inteligência artificial para previsão de demanda e integra Business Intelligence (BI) para que diversos setores compartilhem informações em tempo real, agilizando ações operacionais quando necessário. “A gente andou construindo alguns BI’s aqui, onde a gente consegue ver a, ter informações em tempo real e também compartilhadas com vários setores, como marketing, trade, comercial, operação, que enxergam os mesmos números, os mesmos dados, e isso dá uma agilidade, inclusive, operacional para a gente conseguir agir”, aponta a diretora de marketing da rede Dalben.

Na rede Asun, a digitalização também é um diferencial estratégico com a implementação de uma plataforma avançada de análise preditiva. “Essa ferramenta permite prever picos e quedas de demanda com maior assertividade, otimizando compras, evitando desperdícios e garantindo o abastecimento. O sistema integra dados de vendas, estoques, informações climáticas e até tendências em redes sociais, oferecendo um panorama dinâmico para ajustar o mix e as promoções conforme as mudanças no comportamento do consumidor”, diz Jairo.

Estrutura e operação: fortalecendo a adaptabilidade

As mudanças estruturais e operacionais realizadas nos últimos anos têm sido decisivas para aumentar a adaptabilidade das redes diante de crises e instabilidades. Fernanda Dalben aponta que a construção de BI integrado entre setores é uma dessas transformações. “Isso dá uma agilidade, inclusive, operacional para a gente conseguir agir quando precisar, de repente, escoar um produto ou onde a gente sabe que vai ter um problema com o produto, a gente conseguir agir em tempo real”, afirma.

Jairo Antonio Da Silva enfatiza um conjunto amplo de iniciativas da rede Asun. “Simplificamos e padronizamos processos de compra, recebimento e distribuição, tornando-os mais eficientes, menos suscetíveis a erros e mais resilientes a interrupções. Investimos também em treinamento e desenvolvimento da equipe, capacitando para resolução de problemas e tomada de decisão ágil”, revela. Outro ponto fundamental destacado pelo diretor comercial da rede Asun é a modernização contínua da infraestrutura tecnológica, centralização das compras para fortalecer o poder de barganha e a criação de fundos de contingência para enfrentar situações emergenciais.

O delicado equilíbrio entre preço, margem e abastecimento

Segundo Fernanda Dalben, manter preços acessíveis ao consumidor, garantir margens de lucro saudáveis e assegurar o abastecimento constante é um desafio que exige estratégias muito bem calibradas. “Uma forma inteligente de preservar margem, eu acho que é a questão do CRM onde a gente faz ofertas cada vez mais direcionadas para o público exato, para não precisar fazer a promoção de massa para todo mundo. O mix de produtos é constantemente revisitado para garantir competitividade sem perder o foco no cliente, buscando marcas alternativas e parcerias com fabricantes para oferecer qualidade com o melhor preço”, ressalta a executiva.

Na visão do diretor comercial da Asun, a precificação dinâmica e a negociação agressiva são essenciais: “Utilizamos sistemas que analisam a concorrência, custos e demanda para ajustar os preços de forma estratégica por região. Em cenários de crise, a busca por condições comerciais mais favoráveis, como prazos de pagamento estendidos, descontos por volume ou parcerias de longo prazo, torna-se ainda mais vital. A rede também foca na eficiência operacional, reduzindo despesas e perdas para manter preços competitivos sem sacrificar a rentabilidade”, completa Jairo Antonio Da Silva.

Fonte: Super Varejo

Ciclo de capacitação e treinamento com Walter Longo: Rio de Janeiro – RJ

O ciclo de capacitação e treinamento deste ano continua: Walter Longo – empreendedor, palestrante, professor e especialista em inovação, negócios e transformação digital.

O mercado está em constante evolução, e entender como a IA pode transformar as negociações, a prospecção de clientes e o relacionamento comercial é fundamental para quem deseja se destacar.

Walter Longo é referência quando o assunto é o futuro dos negócios. Com uma visão estratégica sobre o impacto da tecnologia no mercado, ele trará reflexões essenciais para os representantes comerciais se adaptarem e prosperarem na era da Inteligência Artificial.

  • Tema: Liderança em tempos de mudança
  • Data: 11 de agosto
  • Horário: 17h
  • Local: Auditório do CCBB
  • Endereço: R. Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20010-000

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