Roraima ganha Delegacia para atendimento aos Representantes Comerciais

Na última quinta-feira (09), foi oficialmente inaugurada a Delegacia do Core Amazonas em Boa Vista, visando atender com mais eficiência os representantes comerciais de todo o estado. O evento contou com a presença de lideranças do Sistema Confere/Cores, destacando-se a presença do diretor-presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, o diretor tesoureiro do Confere, Hely Ricardo de Lima, além de dirigentes dos Conselhos do Paraná-PR, Paulo César Nauiack e Celso Luis de Andrade; de São Paulo, José Luiz Abrantes Pereira; e da diretoria do Amazonas, capitaneada pelo presidente Gilvan Farias Lima, responsável pela administração da nova delegacia.

O espaço irá oferecer aos representantes comerciais de todo o estado um atendimento mais próximo e eficiente, com a disponibilização de serviços essenciais, como a retirada de carteiras profissionais, atualização de cadastros, solicitação de certidões, parcelamento de anuidades, além de possibilitar o cancelamento ou suspensão de registro em caso de inatividade. A unidade também servirá como um canal de esclarecimento de dúvidas sobre questões legais e administrativas, otimizando o dia a dia dos profissionais da área.

Durante a cerimônia de inauguração, o diretor-presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, ressaltou a importância do evento para a região Norte. “Hoje, damos um passo importante para fortalecer o Sistema Confere/Cores, oferecendo mais comodidade e serviços de qualidade para os representantes comerciais de Roraima. A Delegacia em Boa Vista vai garantir que os profissionais possam acessar todos os serviços que necessitam de forma mais rápida e eficiente, promovendo o crescimento e a valorização da categoria”, afirmou.

A instalação da Delegacia de Boa Vista tem como objetivo facilitar o acesso dos representantes comerciais locais, que, até então, precisavam se deslocar para Manaus para resolver questões relacionadas ao registro e à documentação profissional. “Com a inauguração da delegacia, estamos cumprindo a missão de levar a presença do Sistema Confere/Cores para mais perto dos profissionais, oferecendo o suporte necessário para que possam exercer sua profissão com mais segurança e respaldo legal”, destacou o presidente do Core-AM.

A cerimônia de abertura da nova unidade também contou com a presença do presidente da Fecomércio-RR, Ademir dos Santos, o prefeito do município de Cantá, André Castro, empresários locais, além de muitos representantes comerciais da região, que aproveitaram a oportunidade para conhecer o novo espaço e tirar suas dúvidas sobre os serviços disponíveis.

Na oportunidade, o presidente Gilvan Lima foi agraciado pelo Confere com a Comenda Plínio Affonso de Farias Mello, maior honraria do sistema Confere/Cores, por relevantes serviços prestados à profissão e ao setor econômico da representação comercial brasileira.

Vendas de automóveis e comerciais leves crescem 14,02%, diz Fenabrave

 

As vendas de veículos novos, considerando-se apenas os automóveis e comerciais leves (picapes e furgões), tiveram desempenho positivo em 2024, com crescimento de 14,02% em relação a 2023. Ao todo, foram emplacadas 2.484.740 unidades.

A informação foi divulgada quarta (8), em São Paulo, pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Somando-se a venda de ônibus e caminhões com a de comerciais leves, o resultado também foi positivo, com o emplacamento de 2.634.514 unidades, aumento de 14,15% em relação a 2023.

Quando se considera o emplacamento de todos os segmentos somados (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros veículos), o crescimento foi de 15,49% no período, com a comercialização de 4.744.179 unidades.

Para 2025, a expectativa da Fenabrave é de crescimento de 7% no total, considerando-se todos os segmentos somados.

Dezembro

Em dezembro, a venda de automóveis e comerciais leves apresentou expansão de 1,04% em relação a novembro e de 3,01% na comparação com dezembro de 2023, totalizando 243.691 unidades emplacadas.

No total de todos os segmentos, houve aumento de 2,11% em relação a novembro e de 7,11% em relação a dezembro de 2023, somando 428.415 unidades.

Fonte: Agência Brasil

Confere inicia 2025 com prestação de contas e diálogo transparente com representantes comerciais

Nesta sexta-feira (03), o presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, realizou uma reunião virtual aberta com representantes comerciais de todo o Brasil. O encontro teve como objetivo principal prestar contas sobre as ações do Confere em 2024 e promover um espaço de diálogo com a categoria, onde dúvidas e críticas sobre a atuação da autarquia puderam ser esclarecidas.

O evento, transmitido por videoconferência, foi marcado por um clima de transparência, com o presidente do Confere detalhando as principais atividades desenvolvidas ao longo do ano passado. Entre os pontos abordados, estiveram questões como o pagamento da anuidade, sua importância para a manutenção das atividades do Conselho e os benefícios que a contribuição traz para a profissão dos representantes comerciais. “É fundamental que a categoria entenda o papel crucial da anuidade para o bom funcionamento do nosso Sistema Confere/Cores. Essa contribuição nos permite manter a fiscalização, garantir a ética na profissão, apoiar os profissionais que atuam de maneira transparente e responsável e trazer mais segurança para todo o elo envolvido”, afirmou o presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior.

Durante a reunião, Archimedes destacou a relevância da atuação do Confere como fiscalizador, com um destaque especial para o incentivo aos representantes comerciais para denunciarem práticas irregulares no exercício da profissão. O presidente reiterou que o Conselho tem se empenhado na fiscalização de práticas como concorrência desleal e atitudes antiéticas, ressaltando que a denúncia de irregularidades é um instrumento vital para a preservação da integridade da profissão. “O Confere tem como missão garantir que os representantes comerciais atuem dentro dos parâmetros legais e éticos, sem prejuízo àqueles que desempenham suas funções de maneira correta. É nosso compromisso fiscalizar, normatizar e garantir que a profissão continue a crescer de maneira justa e transparente”, destacou Archimedes.

Ao longo da reunião, o presidente também respondeu a diversas perguntas enviadas pelos participantes, abordando dúvidas sobre a atuação do Confere em diferentes estados e destacando iniciativas de atuação junto a políticos e formadores de opinião para o fortalecimento do Sistema Confere/Cores.

A reunião virtual foi bem recebida pelos representantes comerciais, que destacaram a importância desse canal aberto de comunicação com o Confere. Muitos expressaram sua satisfação com a forma clara e direta como os assuntos foram tratados, além da disposição do Conselho em ouvir e responder às necessidades da categoria.

Diante do sucesso da iniciativa, o Confere assumiu o compromisso de realizar outras reuniões abertas no decorrer do ano. Acompanhem nossas redes sociais com as datas e participe!

Desconto especial na anuidade de 2025 para Representantes Comerciais

Representante Comercial, aproveite condições especiais para o pagamento da anuidade de 2025:

  • 20% de desconto para pagamentos realizados até 31 de janeiro.
  • 15% de desconto para pagamentos efetuados até 28 de fevereiro.
  • 10% de desconto para pagamentos realizados até 31 de março.
  • Pagamento em até 3 parcelas sem desconto, com vencimentos em:
    • 30 de abril (1ª parcela)
    • 31 de agosto (2ª parcela)
    • 31 de dezembro (3ª parcela)

 

As anuidades pagas após o vencimento estarão sujeitas a:

  • Multa de 2%,
  • Juros de mora de 1% ao mês,
  • Atualização monetária pelo índice oficial de preços ao consumidor.

 

Outras Informações Importantes:

  • Filiais ou representações de pessoas jurídicas em jurisdição de outro Conselho Regional pagarão anuidade de até 50% do valor pago pela matriz.
  • Representantes comerciais, pessoas físicas, que atuam como responsáveis técnicos de pessoas jurídicas devidamente registradas, pagarão anuidade correspondente a 50% do valor devido pelos demais profissionais autônomos.

 

Garanta sua regularidade! Se ainda não recebeu seu boleto, acesse o portal do seu Conselho Regional e solicite o documento.

Consulte aqui os contatos do Core do seu Estado: https://www.confere.org.br/enderecos.php

Gastos com material escolar impactam orçamento de 85% das famílias

As famílias brasileiras gastaram R$ 49,3 bilhões com materiais escolares em 2024, o que representou um aumento de 43,7% ao longo dos últimos quatro anos. O valor é uma estimativa de pesquisa inédita do Instituto Locomotiva e QuestionPro. O levantamento mostra que essas compras impactam o orçamento de 85% das famílias brasileiras com filhos em idade escolar e que um a cada três compradores pretende parcelar para poder dar conta das despesas para o ano letivo de 2025.

Ao todo, foram realizadas 1.461 entrevistas com homens e mulheres com mais de 18 anos em todo o país. Os questionários foram aplicados entre 2 e 4 de dezembro.

O estudo mostra que a maioria dos pais e responsáveis de estudantes tanto da rede pública quanto da rede privada disseram que comprará materiais escolares para o ano letivo de 2025: 90% daqueles com filhos em escolas públicas e 96% daqueles com filhos em estabelecimentos privados.

A maior parte das famílias precisará comprar materiais escolares solicitados pelas escolas (87%), seguido de uniformes (72%) e livros didáticos (71%).

Os pesquisadores estimam que os valores gastos com materiais escolares aumentaram ao longo dos últimos anos, passando de um montante nacional de R$ 34,3 bilhões em 2021 para os atuais R$ 49,3 bilhões.

“É um gasto que vem crescendo e vem aumentando também o seu peso no orçamento dos famílias com filhos”, destaca o diretor de Pesquisa do Instituto Locomotiva, João Paulo Cunha.

Cunha ressalta que esse impacto ocorre tanto para famílias com filhos em escolas públicas e também nas privadas. “Muita gente acha que pais que estão com filhos em escolas públicas, por, teoricamente, ganharem o uniforme, o material, não têm nenhum gasto. Mas a realidade é muito diferente. Praticamente todos os pais que têm filhos em escolas públicas acabam tendo que, pelo menos, complementar parte do material escolar, parte do uniforme, e acabam também tendo um peso no orçamento doméstico por conta disso.”

A estimativa é que a maior parte dos gastos se concentre na classe B, R$ 20,3 bilhões; e na classe C, R$ 17,3 bilhões. Juntas, elas são responsáveis por 76% dos gastos nacionais. A Região Sudeste concentra a maior porcentagem dos gastos, 46%, seguida pelo Nordeste, 28%. O menor percentual está na Região Norte, 5%.

Esses valores impactam os orçamentos de 85% das famílias com filhos em idade escolar. O impacto é maior para as famílias de classe C, em que 95% disseram que os materiais impactam o orçamento familiar. Entre todos os entrevistados, 38% disseram que têm muito impacto no orçamento e 47%, que têm algum impacto. Apenas para 15% as compras de volta às aulas não têm impacto.

“Isso acaba tendo que sair de outros lugares. Cada família vai ter um arranjo diferente para conseguir ter esse tipo de gasto. Alguns vão ter que recorrer ao crédito, outros vão ter que tirar do guardado, mas o fato é que a maioria relata o peso e o impacto no orçamento doméstico”, enfatiza Cunha.

Diante dessa situação, 35% disseram que irão recorrer ao parcelamento nas compras para o ano letivo de 2025. Entre as famílias da classe C, essa porcentagem sobe para 39%. A maioria, no entanto, 65%, pretende pagar à vista. Entre as classes A e B, essa porcentagem é ainda maior, 71%.

Materiais escolares

De acordo com a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE), os aumentos dos custos com materiais escolares se dão principalmente por conta de fatores como inflação anual e elevação nos custos de produção, além dos preços de frete marítimo, no caso dos importados, e alta do dólar. Para 2025, a entidade estima um aumento entre 5% e 9%.

Segundo o presidente Executivo da ABFIAE, Sidnei Bergamaschi, muitos itens que compõem as listas escolares são importados, como mochilas e estojos.

“Os itens que compõem a cesta, a lista escolar, vários deles são itens importados. E aí, obviamente, quando você pega um ano que tem uma taxa de dólar mais alta, quando você pega um período como, por exemplo, pós-pandemia, que o frete marítimo internacional explodiu, o mundo se tornou cinco vezes mais caro do que ele custava, tudo isso acaba tendo algum impacto de custo e que vai terminar lá sempre para o consumidor”, diz Bergamaschi.

A ABFIAE defende programas públicos para aquisição de material escolar, como o chamado Programa Material Escolar, implementado no Distrito Federal e nos municípios de São Paulo e Foz do Iguaçu, por meio do qual o poder público oferece crédito a estudantes de escolas públicas para a aquisição dos materiais.

“Isso tem permitido que alunos da rede pública possam acessar materiais diferentes e possam também comprar somente aquilo que ele precisa e aquilo que às vezes ele não tinha acesso”, diz o presidente da entidade.

A ABFIAE defende ainda a redução de impostos cobrados para esses produtos. Segundo a entidade, em alguns itens, os tributos chegam a representar 50% do valor do produto. “Nós fizemos esse pleito na reforma tributária, que ele fosse enquadrado junto com alguns itens que foram reduzidos, porque hoje você tem, normalmente, na faixa de 40%, até mais de 40% de impostos nos itens da lista escolar. Então, isso tem um peso grande no valor final”, ressalta.

Fonte: Agência Brasil

O futuro do varejo: o que os supermercados estão preparando para 2025?

A busca por inovação no setor supermercadista segue em ritmo acelerado. De acordo com uma pesquisa da NielsenIQ, 67% dos consumidores globais esperam que os supermercados adotem tecnologias que tornem a experiência de compra mais rápida e eficiente. No Brasil, grandes redes planejam avanços que incluem automação, integração omnichannel e soluções voltadas à sustentabilidade.

No Grupo Asun, por exemplo, as melhorias tecnológicas já estão no radar. Segundo Antonio Martins, DPO (Data Protection Officer) da empresa, o foco principal será a expansão de self-checkouts. “Embora não seja uma grande novidade, eles são uma solução eficaz diante da escassez de mão de obra e da demanda crescente por conveniência”, diz.

Além disso, Martins afirma que a rede planeja implementar etiquetas eletrônicas de preços e carrinhos inteligentes para o setor de e-commerce, o que promete otimizar o processo de separação de pedidos e melhorar a experiência do cliente. Para Fernando Luiz, especialista em varejo, a adoção de caixas autônomos e sistemas de pagamento por biometria são tendências indispensáveis. “Essas soluções não serão apenas diferenciais competitivos; elas se tornarão essenciais para atender às expectativas de um consumidor cada vez mais exigente”, explica.

Automatização e sustentabilidade lideram os investimentos

A automação é outro ponto central no planejamento dos supermercados para 2025. De acordo com Antonio Martins, sistemas de reabastecimento automatizados são uma prioridade. “Assim podemos garantir que produtos estejam sempre disponíveis, enquanto reduzem desperdícios e custos operacionais. A adoção de soluções de cibersegurança também está no radar do Grupo Asun. Estamos implementando tecnologias avançadas que protegem nossos sistemas e dados de clientes, garantindo um ambiente digital seguro”, ressalta.

Nelson Beltrame, professor da FIA Business School, reforça que o uso da inteligência artificial não apenas melhora processos operacionais, mas também permitirá que a personalização da experiência do cliente seja cada vez maior nos próximos anos. Promoções direcionadas e recomendações baseadas em compras anteriores são apenas algumas das possibilidades”, afirma.

Segundo o professor Beltrame, a integração entre os canais online e físico também será um dos pilares para o sucesso no setor. Fernando Luiz destaca que a sustentabilidade também guia o planejamento estratégico de 2025 buscando eficiência energética e redução de desperdícios. “Softwares de previsão de demanda e reaproveitamento de alimentos ajudarão a minimizar perdas, enquanto o uso de tecnologias como iluminação LED e o mercado de energia contribuirão para a economia de custos e menor impacto ambiental”, prevê o especialista em varejo.

Tendências que moldam o consumo

Para 2025, as tendências de consumo também desempenham um papel fundamental no planejamento dos supermercados. Alimentos frescos, orgânicos e funcionais estarão cada vez mais presentes nas gôndolas. “Os consumidores valorizam produtos saudáveis e sustentáveis, além de marcas que adotam práticas ecológicas, como a redução de plásticos e rastreabilidade de produtos”, aponta Fernando Luiz.

Nelson Beltrame ressalta a importância da experiência de compra híbrida, que integra loja física e online. “A flexibilidade para alternar entre canais é uma demanda crescente, e plataformas que garantam experiências uniformes entre esses ambientes serão determinantes para fidelizar o cliente”, finaliza o professor da FIA Business School.

Fonte: Super Varejo

ELEIÇÃO CONFERE – TRIÊNIO 2025/2028

Resolução nº 2.143/2024 – Deflagração do Procedimento Eleitoral para composição da Diretoria Executiva do Confere, Comissão Fiscal e Suplentes. Nomeação da Comissão Eleitoral, responsável pela direção do pleito.

Resolução nº 2.143/2024 – publicada no DOU

Requerimento de Chapa

Declaração de Aquiescência

Ficha de Qualificação

Aviso de Registro de Chapa

 

Setor de biscoitos e pães projeta encerrar o ano com 3,7% em crescimento

A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi) estima que o setor deve encerrar o ano com crescimento de 3,7% e faturar R$ 73 bilhões em 2024. Em volume, a entidade projeta 4,9% de expansão, o que representa um total de 5,3 milhões de toneladas.

Segundo a Abimapi, a categoria de massas alimentícias teve o melhor desempenho, o faturamento de quase R$ 15,2 bilhões é 9,2% maior do que o do ano anterior. Em volume, o segmento registrou aumento de 8,2%, totalizando 1,3 milhão de toneladas.Já a indústria de pães aparece em segundo lugar na evolução anual em faturamento. A categoria apresentou crescimento de 8,3% e fechará o ano com R$ 15,5 bilhões. Já em volume, o salto foi de 6,6%, com 793 mil toneladas.A categoria de bolos aparece na terceira posição, com aumento de 4,3%, no comparativo com 2023, esse setor foi responsável por faturar R$ 2,5 bilhões em 2024. Em volume, a categoria também registrou crescimento de 0,1%, o que totaliza 61 mil toneladas.

Por fim, os biscoitos apresentaram uma variação positiva de 1,2% em faturamento em 2024 e encerrarão o ano com R$ 32,8 bilhões. Já em volume, comparado ao ano anterior, o crescimento foi levemente superior, com 1,3% de expansão e 1,5 milhão de toneladas.

“O ano que vem seguirá nos desafiando, assim como toda a economia brasileira, uma vez que tanto o mercado interno quanto o externo permanecem sob forte pressão, de câmbio, juros, entre outros fatores decisivos. No entanto, entramos em 2025 com resultados extremamente positivos e temos confiança na nossa indústria”, destaca Claudio Zanão, presidente-executivo da Abimapi.

Fonte: Super Varejo

Jornada do Pregão Eletrônico: Capacitação para excelência no Sistema Confere/Cores

O Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere) reafirma seu compromisso com a capacitação contínua dos colaboradores do Sistema Confere/Cores ao proporcionar o curso Jornada do Pregão Eletrônico. A iniciativa, que alcançará cerca de 200 dirigentes e funcionários dos Conselhos Federal e Regionais, tem como objetivo aprimorar o conhecimento técnico e a eficiência na aplicação das modalidades licitatórias previstas na Lei nº 14.133/21.

Com uma abordagem teórico-prática, o curso será realizado em formato digital, oferecendo flexibilidade e acesso a conteúdos de alta qualidade. Os participantes terão à disposição:

  • Aulas gravadas disponíveis por 12 meses.
  • Materiais de apoio e apostilas completas.
  • Certificado de participação, reconhecendo o aprendizado adquirido.
  • Grupo VIP de suporte, promovendo um ambiente colaborativo para dúvidas e troca de experiências.

A aula inaugural foi ministrada ao vivo pela Professora Nádia Dall Agnol, nesta manhã (18/12). Essa primeira sessão marcará o início de uma jornada de aprendizado essencial para o desenvolvimento de competências relacionadas às licitações eletrônicas, incluindo o uso de plataformas como o Compras.gov.br.

O curso foi cuidadosamente planejado para atender às necessidades de Dirigentes, Pregoeiros, Agentes de Contratação e equipes de apoio, fortalecendo a capacidade técnica do Sistema Confere/Cores e promovendo uma gestão pública mais eficiente e transparente.

“Com essa capacitação, o Confere reforça seu papel em garantir que os serviços prestados aos representantes comerciais e à sociedade brasileira sejam de excelência, alinhados aos princípios de economicidade e eficiência”, explica o diretor-presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior.