Representação Comercial em foco

Hoje de manhã, Archimedes Cavalcanti Júnior, presidente do Confere, e José Luiz Abrantes Pereira, presidente do Core-SP, participaram de uma entrevista na Rádio Cruzeiro FM! 


Quer saber mais sobre os temas que impactam o setor e a profissão de Representante Comercial? Clique aqui e assista. A entrevista no vídeo tem início a partir de 2h12min.

Evento em Belo Horizonte discute Negociação Avançada no Modelo de Harvard e apresenta nova diretoria do Core-MG

Na última sexta-feira (11), o Core-MG promoveu uma palestra gratuita sobre “Negociação Avançada no Modelo de Harvard” para celebrar o Dia Pan-Americano do Representante Comercial, comemorado no dia 1° de outubro. O encontro, voltado para a qualificação dos representantes comerciais, atraiu dezenas de profissionais interessados em aprimorar suas habilidades de vendas e negociação em um cenário de negócios cada vez mais competitivo.

A palestra foi conduzida por José Ricardo Noronha, um dos mais renomados especialistas em vendas consultivas da América Latina. Com uma abordagem imersiva e dinâmica, Noronha apresentou aos participantes as principais técnicas de negociação ganha-ganha do modelo de Harvard, destacando a importância da preparação, estratégia e comunicação eficaz nas negociações empresariais. Durante as duas horas de palestra, temas como o ciclo de vendas, economia da experiência e o novo cenário dos negócios foram discutidos com foco na alta performance comercial.

“Foi uma experiência transformadora para todos que participaram. As técnicas abordadas pelo José Ricardo Noronha são fundamentais para lidarmos com o novo perfil de clientes e as demandas de um mercado em constante evolução”, afirmou o recém-empossado diretor-presidente do Core-MG, Antônio José Maciel Ribeiro, que destacou a relevância prática dos ensinamentos para o dia a dia dos representantes comerciais.

Além do conteúdo técnico, o evento também contou com a apresentação da nova diretoria do Core-MG, que assumiu no último dia 03 de outubro, com renovação de 60% dos membros, além de despedida do antigo diretor-presidente, Álvaro Alves Nunes Fernandes, que presidiu a Entidade por três mandatos. A cerimônia contou com a presença de autoridades do setor e representantes de diferentes regiões do estado.

O presidente da Fecomércio-MG, Nadim Donato Filho, a deputada estadual Ana Paula Siqueira (Rede-MG), que é autora do Projeto de Lei que cria o Dia Estadual do Representante Comercial de MG, e o presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, foram algumas das personalidades que prestigiaram o encontro.

Também marcaram presença os diretores-presidentes dos Cores Santa Catarina, João Pedro da Silva Rosa; Bahia, Herval Dórea da Silva; Rio Grande do Norte, Francisco Sales de Souza Neto; Espírito Santo, Marcelo Marino Simonetti;  São Paulo, José Luiz Abrantes Pereira; Tocantins, Davi Aparecido da Silva; Mato Grosso, João Carlos Gasparetto;  além do presidente e o diretor-secretário do Paraná, Paulo César Nauiack e Celso Luis de Andrade, respectivamente. O evento foi realizado na sede do Core-MG, em Belo Horizonte.

 

Composição da nova diretoria do Core-MG:


DIRETORIA EXECUTIVA:

Diretor-Presidente: Antônio José Maciel Ribeiro
Diretor-Secretário: Carlos José Moreira Cotta
Diretor-Tesoureiro: Gilberto Rodrigues Campos

CONSELHEIROS COMPONENTES DA COMISSÃO FISCAL:

Khalil Nassib Hamzi
Paulo Torquato dos Santos
José Carlos da Costa

CONSELHEIROS DIRETORES SUPLENTES:

1° Diretor-Suplente: Daniel Morato dos Santos
2° Diretor-Suplente: José Augusto Parreiras
3° Diretor-Suplente: Laudemiro Gomes de Sá

DELEGADOS JUNTO AO CONSELHO FEDERAL DOS REPRESENTANTES COMERCIAIS — CONFERE

Efetivos:

Antônio José Maciel Ribeiro
Carlos José Moreira Cotta

Suplentes:

Khalil Nassib Hamzi
Laudemiro Gomes de Sá

Brasil é o quarto maior mercado de produtos de limpeza

De acordo com a ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional, com base em um estudo da Euromonitor International, o Brasil é atualmente, o quarto maior mercado de produtos de limpeza do mundo, tem um consumo per capita de saneantes que equivale a 4% da média mundial. O brasileiro gasta, em média, US$ 7,55 (R$ 42,20) mensais, enquanto o restante investe US$ 186,33.

“A informalidade no mercado de saneantes, apesar de ter caído nos últimos anos, é um dos motivos para essa diferença em relação aos outros países. Além disso, as misturas caseiras de produtos de limpeza, que são extremamente perigosas para os consumidores e para a saúde pública, acabam, em algumas situações, ocupando o espaço de produtos de limpeza”, analisa Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA.

Engler, no entanto, destaca que a disparidade nos números, na comparação com outros países, também traz dados positivos. “O primeiro deles é a prova de que o produto de limpeza brasileiro é acessível à população. Estimamos que até 80% dos consumidores brasileiros consomem um mix básico de itens de limpeza, ou seja, apenas artigos essenciais para a limpeza doméstica e de pequenos negócios. Além disso, os fabricantes possuem diferentes linhas, projetadas para diferentes perfis de consumidores, o que permite um acesso quase universal ao mercado de saneantes. Outro ponto positivo é que, claramente, o mercado nacional tem um grande potencial para crescimento, no consumo per capita”, destaca.

Engler explica que esse potencial não é pelo aumento dos preços dos produtos de limpeza no país, mas pela chegada de itens cada vez mais sofisticados ao mercado nacional. “Um dos segmentos com maior potencial de crescimento – e que pode elevar o consumo per capita nacional – é o de saneantes que aliam praticidade, alta eficiência, tecnologia e características sustentáveis. São produtos que demandam muito investimento em pesquisa e que, naturalmente, podem elevar o tíquete médio de saneantes. A verdade é que há uma possibilidade de alta no consumo per capita sem necessariamente aumento nos preços de produtos de limpeza básicos”, afirma.

Segundo dados do INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor, a inflação setorial está negativa, em 2,23% no período de janeiro a agosto de 2024. Já os 12 meses anteriores a agosto mostram uma deflação de 3,99%. “Isso é uma prova de que não é necessário aumento de preços para a elevação do tíquete médio, tanto que os fabricantes lançam, com frequência, produtos de alto valor agregado no mercado, têm boa aceitação, e, mesmo assim, o setor acumula deflação nos indicadores oficiais.”

Fonte: Super Varejo

Core-SE promove palestra sobre Negociação Ganha-Ganha e Vendas de Alta Performance

No dia 30 de setembro, o Core-SE, em parceria com o Sirecom-SE e o Confere, realizou um evento no auditório do Sesc, reunindo representantes comerciais de todo o estado para discutir estratégias avançadas de negociação e vendas. A palestra “Negociações de Sucesso: As Técnicas Ganha-Ganha de Harvard para os Representantes Comerciais”, foi ministrada pelo renomado José Ricardo Noronha, um dos maiores especialistas em vendas consultivas de alta performance no Brasil.

Noronha apresentou as mais modernas técnicas de negociação inspiradas no modelo de Harvard, mostrando como o conceito de negociação ganha-ganha pode transformar a abordagem de vendas, promovendo soluções que beneficiem ambas as partes e fortalecendo o relacionamento com os clientes. Além disso, ele explorou o perfil do representante comercial do futuro, destacando a importância da economia da experiência, o ciclo de vendas em suas 6 fases e a adaptação às exigências do mercado digital.

O evento contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio Sergipe, Marcos Andrade, e o presidente do Core-BA, Hérval Dórea da Silva, que esteve presente representando o presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior.

Core-PI celebra o Dia do Representante Comercial com palestra sobre Alta Performance em Vendas

No último dia 3 de outubro, em comemoração ao Dia do Representante Comercial, o Core-PI promoveu um evento no auditório do Sebrae, em Teresina, reunindo profissionais da área para uma verdadeira imersão em estratégias de vendas de alta performance. A palestra “Alta Performance em Representação Comercial” foi ministrada por José Ricardo Noronha, um dos maiores especialistas em vendas consultivas do Brasil, CEO da Paixão por Vendas, e um nome de referência internacional quando o assunto é negociação e estratégias comerciais.

O evento também foi uma oportunidade para os profissionais da área trocarem experiências, fortalecerem suas redes de contato e renovarem suas práticas comerciais, garantindo que a representação comercial continue desempenhando um papel central na economia do Brasil e do Piauí.

Com auditório lotado e participação ativa dos presentes, a palestra de José Ricardo Noronha foi um marco nas comemorações do Dia do Representante Comercial, reafirmando a importância de capacitação e adaptação ao novo mercado. A mensagem foi clara: o sucesso do futuro dependerá daqueles que souberem se reinventar, dominar as técnicas modernas de venda e manter o foco em resultados sustentáveis e relações de longo prazo.

     

Nota Informativa: Processo Administrativo de Licitação nº 05/2024

O processo encontra-se na fase de Chamamento Público. 

O presente edital de chamamento objetiva inscrever profissionais formados em comunicação, publicidade ou marketing ou que atuem em uma dessas áreas, para compor subcomissão para julgamento de propostas técnicas e eventuais recursos relativos a estas, apresentadas na licitação na modalidade de Concorrência Pública, a ser promovida pelo Conselho Federal dos Representantes Comerciais no exercício de 2024/2025, nos termos da Lei Federal nº 12.232/2010.

Os interessados em participar do processo podem acessar todas as informações e detalhes clicando aqui.

Core-ES celebra Dia Pan-Americano do Representante Comercial com evento focado em capacitação

No dia 4 de outubro, o Core-ES realizou um evento em comemoração ao Dia Pan-Americano e Estadual do Representante Comercial, no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória. O encontro foi composto por palestras voltadas ao desenvolvimento profissional e à importância da representação comercial para a economia do Espírito Santo e do Brasil.

O evento contou com a participação de Carol Manciola, palestrante e autora de “#BoraBaterMeta”, que apresentou como os representantes comerciais podem se adaptar e alcançar suas metas no cenário digital.

A equipe jurídica do Core-ES também participou, abordando os princípios da legislação que rege os contratos de representação comercial, e discutindo temas como remuneração, cláusula Del Credere e boa-fé objetiva.

O presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, destacou a importância do evento e o compromisso com a evolução da categoria: “Vivemos tempos em que a continuidade dessa profissão depende de inovação, conhecimento e adaptação. Com transparência, conexão e capacitação, podemos construir um futuro para os representantes comerciais e fortalecer a economia do Espírito Santo e do Brasil.”

Para o presidente do Core-ES, Marcelo Marino Simonetti, o lema da atual diretoria do Conselho é “Convencimento pelo Conhecimento”, que tem o objetivo de disponibilizar o máximo de conhecimento acerca da profissão e das ações do Core, bem como a transparência dos dados, buscando aumentar a aproximação entre registrados e Conselho e valorizar a Representação Comercial. Simonetti fez uma breve apresentação sobre a importância do Sistema Confere/Cores para a manutenção de direitos da categoria e sobre as ações da gestão atual.

Indústrias pretendem aumentar lançamentos até o fim do ano

A tendência da indústria nacional lançar novidades daqui até o fim do ano está em alta, aponta o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, calculado mensalmente pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. Em setembro, o índice apresentou um crescimento de 12,4% na comparação com o mês de agosto deste ano na condição dessazonalizado. O índice original teve alta de 11,1% quando comparado a agosto deste ano, e de 3,3% em relação a setembro de 2023.

A variação acumulada nos últimos 12 meses ainda não atingiu patamar positivo, e representa -5,3%, para Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, o panorama é positivo. “O mês de setembro mostrou-se positivo para o lançamento de produtos nos comparativos mensal e anual, principalmente, impulsionado pelo setor de alimentos. Apesar de o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial apresentar no terceiro trimestre uma leve desaceleração em relação ao mesmo período do ano passado, mostra uma tendência à inovação quando comparado com o trimestre imediatamente anterior.”

Fonte: Super Varejo