Confere e Core-DF firmam novo Termo de Cooperação Técnica

No dia 9 de maio, o Core-DF recebeu a visita do diretor-presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, e o diretor-secretário João Pedro da Silva Rosa, para a entrega do novo Termo de Cooperação Técnica, firmado com fins de apoio e assessoramento técnico especializado, pelo Federal ao Core-DF.

“O Core-DF agradece a presença dos estimados diretores do Confere e a preciosa colaboração do Federal para um melhor desempenho das atividades finalísticas desta Autarquia”, ressaltou o diretor-presidente do Core-DF, Wiliam Vicente Bernardes.

Na foto, da esquerda para à direita: o diretor-presidente do Core-DF, Wiliam Vicente Bernardes; o diretor-presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior; a gerente financeira do Core-DF, Janaína Fonsêca Fernandes; o diretor-secretário do Confere, João Pedro da Silva Rosa; a assessora jurídica do Core-DF, Luciane Almeida Nunes; o coordenador do Core-DF, Fábio Moura do Vale.

 

Fonte: Core-DF

Setor supermercadista se mobiliza para apoiar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Diante das recentes enchentes que devastaram o estado do Rio Grande do Sul, as associações do setor supermercadista, como AGAS (Associação Gaúcha de Supermercados), APAS (Associação Paulista de Supermercados) e ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados, estão unindo forças para prestar apoio à população e aos supermercadistas afetados pela tragédia.

O Rio Grande do Sul já contabiliza 95 mortos e mais de 130 desaparecidos por conta das chuvas. Há 207,8 mil pessoas fora de casa e estima-se que mais de 1,4 milhão de pessoas já foram afetadas.

A Abras coordena a mobilização setorial em prol das famílias atingidas e, com o apoio das entidades supermercadistas estaduais, busca identificar as principais necessidades das cidades atingidas e oferecer suporte emergencial. 

De acordo com as entidades, essa iniciativa reforça o compromisso do setor supermercadista em oferecer suporte e solidariedade às comunidades durante momentos de crise, enfatizando a importância da união e da colaboração em tempos difíceis. “A APAS expressa sua solidariedade aos amigos supermercadistas do Rio Grande do Sul, reconhecendo os significativos prejuízos materiais e o sofrimento enfrentado pela população local”, diz a associação em comunicado.

“O foco no apoio emergencial é prioridade, e o setor também está atento às mudanças que ocorrerão após o período de enchentes, avaliando os impactos da tragédia e tomando medidas adequadas para a recuperação da região”, completa.

O Rio Grande do Sul possui uma significativa participação na economia nacional, representando 6,5% do PIB brasileiro. Portanto, os impactos das enchentes devem ser relevantes nos resultados do segundo trimestre.

Segundo dados da Cielo, as enchentes que atingem o Rio Grande do Sul provocaram até agora queda de 15,7% nas vendas do varejo no estado, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O levantamento considera dados do intervalo entre a terça-feira (30 de abril) e o domingo (5 de maio) em comparação com período similar do ano passado (2 a 7 de maio). Os segmentos mais afetados pelo desastre foram o de Vestuário e Alimentação (Bares e Restaurantes), com quedas no faturamento de 49,5% e 37,8%, respectivamente. Na sequência, estão Móveis, Eletro e Depto (-37,0%), Materiais para Construção (-36,2%) e Drogarias e Farmácias (-24,9%).

Dois setores apresentaram crescimento no período: Postos de Gasolina (+33,9%) e Supermercados e Hipermercados (+14,6%). “O receio do desabastecimento e a incerteza da população levaram a uma grande procura de produtos de primeira necessidade e combustíveis”, afirma Estanislau Bassols, presidente da Cielo.

As associações supermercadistas afirmam que não há risco iminente de desabastecimento nos supermercados atualmente.

AJUDA SUL

 

Em parceria com a Associação Gaúcha de Atacadistas e Distribuidores (AGAD), a AGAS e a ABRAS lançam o aplicativo AJUDA SUL. A iniciativa busca entender o cenário atual no setor, centralizando todas as informações dos estabelecimentos supermercadistas que foram atingidos nesses últimos dias pelas enchentes. Por meio do aplicativo AJUDA SUL, um banco de informações será formado e disponibilizado a todos os fornecedores interessados em apoiar a reconstrução e reestruturação do setor. O aplicativo também auxiliará as indústrias de alimentos gaúchas.

 

O aplicativo permitirá que os supermercados no Rio Grande do Sul respondam a um breve questionário informando se foram atingidos pela tragédia, de forma total ou parcial, e quantos funcionários empregam. O objetivo é fazer um levantamento de quanto o setor foi atingido, coletando imagens e dados da real situação dos estabelecimentos, dimensionando o cenário do setor no estado para que a ajuda seja precisa e alinhada às necessidades dos supermercados de todo o estado do Rio Grande do Sul.

 

Rede varejista se solidariza

O Grupo Carrefour Brasil definiu que a partir de terça-feira, 7 de maio, todas as suas lojas no Rio Grande do Sul terão congelamento de preços de todos os seus produtos. A medida é válida para todas as bandeiras da companhia no estado: Carrefour, Atacadão, Sam’s Club e Nacional.

Os preços ficarão os mesmos até 31 de maio. “Não é uma definição fácil, pois envolve fornecedores, estoques, precificação. Mas, neste momento tão difícil do estado, e do Brasil, o Grupo avalia que é fundamental a população ter acesso a produtos sem qualquer reajuste. É uma segurança à população de que os preços serão os mesmos até o fim de maio, não é preciso ter receio de reajustes”, afirma o CEO do Grupo Carrefour Brasil, Stéphane Maquaire.

Fonte: Super Varejo

Core-SP presente na APAS Show 2024

O Core-SP estará presente no APAS Show 2024, o maior evento de bebidas e alimentos das Américas e a maior feira supermercadista do mundo.

Durante os 4 dias de evento, o APAS Show oferece tudo de mais relevante para o setor, desde alimentos e bebidas até tecnologia e inovação, passando por logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Os integrantes da Diretoria e os colaboradores do Core-SP contam com a sua visita no estande 1084, Rua G.

Setor de biscoitos e massas registra movimento de R$ 70,464 bilhões em 2023

Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) registra o movimento de R$ 70,464 bilhões do setor em 2023. Este valor representa uma alta de 9,6% em relação ao ano de 2022, demonstrando uma tendência positiva para o setor este ano com uma expectativa de aumento de 8% a 10% de faturamento e de 3% a 5% em volume de vendas.

Os dados são resultados de um levantamento feito pela NielsenIQ, encomendado pela associação, que analisou o desempenho dos produtos que compreendem a Cesta Abimapi de janeiro a dezembro de 2023.

Durante o período, a categoria de Biscoitos liderou as vendas registrando R$ 32,5 bilhões em faturamento e 1,5 milhões de toneladas consumidas, destacando a preferência dos brasileiros por recheados doces (22,95%), bolacha água e sal (12,44%) e doces amanteigados (10,16%).

A categoria de Massas Alimentícias registrou R$ 13,9 bilhões em faturamento e 1,3 milhões em volume de vendas, com destaque para as massas secas: sêmola (36,5%) e sêmola com ovos (34,3%).

Pães Industrializados tiveram um bom desempenho, alcançando R$ 14,4 bilhões em receita, crescimento de 13% em relação ao mesmo período de 2022, e 744,6 mil toneladas consumidas. Entre os tipos mais procurados está o pão de forma (37,4%).

Já a categoria de Bolos Industrializados registrou R$ 2,5 bilhões e 61,4 mil toneladas consumidas, monoporção é o tipo mais procurado (62,6%), seguido de bolo pronto (36,7%).

A pesquisa revelou ainda que 5 milhões de toneladas dos produtos da Cesta Abimapi entraram nos lares brasileiros em 2023. A farinha de trigo doméstica foi a que registrou a maior alta de volume vendido, com um aumento de 10,7%, seguida pelos bolos industrializados (4%) e pães industrializados (3%).

Para Claudio Zanão, presidente-executivo da Abimapi, esses números refletem não apenas a força e a resiliência da indústria alimentícia associada à entidade, mas também a confiança dos consumidores brasileiros em marcas que fazem parte de suas vidas há décadas. “Os resultados são uma prova do que nossa indústria está alcançando e do legado de excelência de nossas empresas associadas, sua capacidade de se adaptar às demandas do mercado e oferecer opções que atendam às necessidades dos consumidores modernos”, enfatiza o presidente, que acompanha de perto essa evolução do setor há quase 20 anos.

Fonte: SuperVarejo

Saiba como ajudar o RS

Core-RS: Rua José de Alencar, 1121 – Menino Deus, Porto Alegre

Ou acesse o site sosenchentes.rs.gov.br para se orientar quais locais estão recebendo doações e quais os itens são mais necessários para cada lugar. Se você tem interesse em ser um voluntário e ajudar as pessoas, neste site você pode preencher o formulário na aba “como ser voluntário”.

Acompanhe também as redes sociais do @governo_rs para informações atualizadas do avanço das enchentes e as zonas de perigo, lá você garante informações seguras e evita as fake news.

Juntos, vamos superar essa adversidade e reconstruir o nosso Rio Grande do Sul! Clique aqui e assista a mensagem do presidente do Confere.

 

Core-PE empossa novos concursados

Tomaram posse ontem, 2 de maio, três novos empregados concursados, para o cargo de Fiscal: Artur Freitas Wanderley de Siqueira e Matheus Gomes de Moura Souza; e para o cargo de Auxiliar Administrativo: Mônica Ferreira dos Santos. Os novos empregados públicos foram recebidos pelo diretor-presidente do Core-PE, Archimedes Cavalcanti Júnior.

Com isto, o Regional pernambucano pretende ampliar a atuação e o alcance dos trabalhos da fiscalização, que já é objeto de destaque pela sua atuação crescente ao longo dos últimos anos. Somente em 2023, a conversão de fiscalizados em registros novos alcançou o percentual de 46%.

Fonte: Core-PE

Abastecimento de presenteáveis mobiliza redes para Dia das Mães

O senso comum diz que um dia de celebração é pouco para homenagear as mães, mas, se desconsiderarmos o fator emotivo que envolve o Dia das Mães, a data traz forte apelo ao consumo. De acordo com o Ranking IBEVAR – FIA (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo), o Dia das Mães é extremamente relevante para o desempenho anual do varejo, mas, nesse período, duas categorias de presentes são recorrentes: os utilitários e os afetivos.

Para Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School, os itens presenteáveis para Dia das Mães são os itens qualificados como úteis, práticos ou funcionais, assim como produtos relacionados aos sentimentos e as emoções. “Os produtos afetivos vêm ganhando proeminência nessa data: chocolates, flores, fragrâncias, cosméticos, etc. Esse movimento se explica basicamente pelas condições econômicas e pelo deslocamento das vendas dos itens utilitários para outras datas, como o Black Friday”, aponta.

De acordo com Angelo, considerando a linha de produtos presenteáveis, durante o período de Dia das Mães as decisões de compra são movidas simultaneamente pela razão e emoção. “As ações de mercado devem priorizar as sugestões com apelos adequados. Se os presentes afetivos vêm se posicionando na escolha de compra dos filhos, é importante que a operação varejista se estruture de modo a suscitar no comprador esse impulso. Isso é particularmente relevante no ponto de venda”, sugere o presidente do IBEVAR.

Kits presenteáveis e promoção

Ricardo Pastore, coordenador do Núcleo de Varejo e Retail Lab da ESPM, entende que os supermercados podem considerar uma variedade de produtos como ideais para a linha de presenteáveis para o Dia das Mães. “Itens que combinam praticidade e um toque de exclusividade. A minha sugestão é que esses itens sejam organizados em kits como: chocolates e doces; vinhos e espumantes; produtos de beleza; flores e plantas; e utensílios para cozinha. Embalagens atraentes e mensagens condizentes com o tema ajudam a capturar o cliente pela emoção”, ensina.

Segundo o coordenador da ESPM, as redes de supermercados podem adotar diferentes estratégias para promover esses produtos, desde mídias sociais, e-mail marketing e grupos no Whatsapp. “Criar pontos de exposição nas lojas de todos os itens presenteáveis, facilita a visualização e a escolha dos consumidores. Procure trabalhar em conjunto com fornecedores para criar ofertas exclusivas ou embalagens especiais e use degustações para atrair mais clientes em diferentes pontos de contato, com apoio do som interno, folhetos, promoções, música, atores, etc”, finaliza Pastore.

Fonte: Supervarejo

 

 

Sistema Confere/Cores – Isenção de IPI + IOF na aquisição de veículos para representantes comerciais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA
PROJETO DE LEI Nº 981, DE 2019 (visa isentar de IPI + IOF, os representantes comerciais na aquisição de veículo automotor)

Em 22/04/2024 – Parecer favorável do relator Deputado Jorge Goetten (SC), agora pronto para ser pautado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal.

Mais uma vitória do Sistema Confere/Cores, através de uma articulação política/institucional do Core-SC e de seu presidente João Pedro da Silva Rosa. Mais um tijolo colocado nessa longa jornada. Vamos em frente!

No vídeo: João Pedro da Silva Rosa, diretor-secretário do Confere e presidente do Core-SC, com o Deputado Jorge Goetten, relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.