Cesta de verão tem crescimento de 60% no fim de ano

Um estudo realizado pela Scanntech, empresa de inteligência de dados para o varejo, revela um aumento significativo nas vendas da chamada ‘cesta de verão’ durante o período de festas de fim de ano, com um salto de 60% em comparação com outras épocas. Esta elevação contrasta com o crescimento de apenas 10% observado no Carnaval.

A ‘cesta de verão’ inclui uma variedade de produtos altamente procurados, como gelo, refrigerantes, maionese, sorvete, isotônicos, carvão, panetones, espumantes, vodkas, azeites, chocolates, cremes de leite, cervejas e acessórios de camping, além de castanhas e outros itens. 

Dentre estes, alguns produtos registraram um aumento de vendas superior a 2.000% em comparação com a média anual. O panetone, ícone natalino, lidera com um aumento surpreendente de 2.898%, seguido de perto pelo espumante, que cresce 1.556%. Durante as festividades e férias, as bebidas, em particular, ganham destaque: as vendas de whisky aumentam em 312%, vodkas em 146%, cervejas em 84%, gins em 77% e runs em 39%. Correspondentemente, a demanda por gelo também dispara, alcançando um aumento de 144%.

Com a subida das temperaturas, itens como repelentes (99%), bronzeadores (73%), inseticidas (68%) e limpadores de piscina (38%), também viram um aumento nas vendas em relação à média no ano de 2023. Produtos refrescantes como geladinhos, gelo, sorvetes de massa e açaí também mostram um desempenho robusto com aumentos de 77%, 52%, 42% e 27%. Já as bebidas, categorizadas como a principal tendência de 2023, continuam a mostrar um crescimento acelerado, com gins liderando com um aumento de 65%, seguidos por vodkas (37%), cervejas (17%) e energéticos (17%).

Fonte: Super Varejo

Produtos para serem misturados com bebidas alcoólicas já representam 10% das vendas do segmento

Atualmente, cinco dos dez principais lançamentos na categoria de bebidas alcoólicas são produtos que recriam drinks prontos, conforme aponta o levantamento da Scanntech. Um dado que comprova o crescente interesse do consumidor é que esses preparados já representam 8% do total de produtos vendidos dentro da categoria, algo que não existia no ano passado. Esses lançamentos representam, ao todo, 10% das vendas em uma categoria que conta com produtos já bem consolidados, como as bebidas utilizadas como base alcoólica, podendo ser vodka, gin, cachaça, whisky,  cerveja ou vinho.

O estudo da Scanntech também aponta que, em 2023, 44% das vendas dessas misturas alcoólicas estão concentradas em compras com perfil de reposição, seguidas por compras pequenas (normalmente destinadas ao consumo imediato) e, por último, compras de abastecimento.

“Essa tendência de venda está associada ao interesse crescente na mixologia e coquetelaria. Os conteúdos desses produtos não exigem nenhuma preparação complexa prévia, sendo algo prático e conveniente tanto para o consumo em casa quanto para o consumo ‘on-the-go'”, explica Luiza Morais, Head de Atendimento para Indústria da Scanntech.

No geral, o segmento de bebidas alcoólicas vem apresentando, em 2023, uma tendência de aumento nas vendas, acumulando um aumento de 6,4% em comparação com 2022, apesar de uma retração nas vendas em unidades, que chega a quase 2%.

Fonte: Super Varejo

Core-PE está presente na PetNor 2023

O Core-PE está presente, de 27 a 29 de novembro, na PetNor 2023,  o mais importante encontro do setor Pet & Veterinário do Norte e Nordeste, no Centro de Convenções de Pernambuco.

A feira acontece em um ambiente único e interessante para atualização, qualificação técnico-científica e profissional, gestão e empreendedorismo. É o único evento de negócios (B2B) do setor Pet e Veterinário do Norte e Nordeste do Brasil e ponto de encontro dos principais segmentos do mercado, impulsionando a economia do setor nas duas regiões.

É um espaço especializado para prospecção e geração de negócios, ampliação, diversificação e fortalecimento de relacionamentos. Um local de encontro entre fornecedores, fabricantes, representantes comerciais e compradores.

Além de compartilhar os benefícios sobre contratar um representante comercial registrado e regularizado, o Core-PE também divulga o balcão de oportunidades, onde as empresas podem disponibilizar, gratuitamente, suas vagas e encontrar o profissional que necessitam.

O Conselho conta com equipe técnica, no local, formada pelo setor de Fiscalização e Departamento Jurídico para esclarecimentos quanto aos direitos e deveres do representante comercial; bem como, com a equipe de atendimento, que conta com estrutura e equipamentos disponíveis para realização de registro, emissão de identidade digital, de certidões de regularidade, negociação de débitos em aberto, impressão de boletos para pagamento das anuidades ou pagamento destas via cartão de crédito/débito.

A presença ativa do Conselho em eventos como a PetNor é fundamental tanto para os representantes quanto para as representadas, no cumprimento de sua missão institucional, visando disseminar, fomentar e desenvolver a atividade da Representação Comercial, por meio da fiscalização, normatização e orientação, promovendo, assim, a tutela legal das relações contratuais e desempenho ético-profissional dos registrados.

 

Fonte: Core-PE

Core-CE: Honra ao Mérito da Representação Comercial reunirá profissionais destaques em 2023

A iniciativa é do Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Ceará (Core-CE) que, anualmente, agracia profissionais registrados na entidade como forma de valorizar a categoria. “Entendemos que profissionais que mesmo em meio aos desafios conseguiram se destacar merecem ser reconhecidos e por isso nosso Conselho faz questão de reverenciá-los”, destaca o presidente Philomeno Júnior.

Serviço:

Honra ao Mérito da Representação Comercial 2023
Data: 5 de dezembro de 2023
Horário: 18 horas
Local: Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota, Fortaleza – CE (Auditório Waldyr Diogo)

Fonte: Core-CE

Representação em Foco

É com grande entusiasmo que o Conselho Regional dos Representantes Comerciais de Minas Gerais (Core-MG) anuncia o lançamento do programa “Representação em Foco”, hoje, dia 24 de novembro, às 18:30h, no canal oficial do Representante Comercial do Core-MG no YouTube.

O programa irá trabalhar assuntos, notícias, novidades e questões relevantes para o exercício da atividade de representação comercial, visando tornar a capacitação profissional dos nossos Representantes Comerciais mais prática e acessível.

A ideia é proporcionar um acesso fácil e aberto a conteúdos relevantes e enriquecedores, aos quais você poderá acessar pelo computador, tablet ou smartphone, tendo a liberdade de assistir quando, onde e quantas vezes quiser.

O “Representação em Foco” integra o conteúdo do circuito de capacitação profissional do Core-MG a plataformas digitais como o YouTube, reforçando o compromisso do Core-MG em promover o desenvolvimento contínuo e o aprimoramento das habilidades dos Representantes Comerciais em Minas Gerais.

O programa de inauguração, marcado para o dia 24 de novembro, às 18:30h, será conduzido por um renomado especialista na área contábil: o sócio-fundador da Top Controller, Mário Garcia. Bacharel em Contabilidade, mestre em Administração e professor respeitado na área de contabilidade, Mário Garcia acumula 30 anos de experiência no mercado. Sua atuação abrange não apenas o cenário nacional, mas também se estende internacionalmente, com artigos publicados em periódicos estrangeiros.

A palestra inaugural oferecerá insights valiosos sobre Contabilidade e Tributação nas práticas mais recentes, além de abordar os desafios e estratégias que permeiam o universo dos Representantes Comerciais. Mário Garcia compartilhará sua expertise, proporcionando aos participantes uma oportunidade única de aprendizado e reflexão.

A estreia do programa “Representação em Foco” será um marco significativo no campo da capacitação profissional, consolidando o compromisso do Core-MG em fortalecer a classe dos Representantes Comerciais. Este é um passo importante para a promoção do conhecimento, aprimoramento das habilidades e a construção de uma comunidade mais capacitada e conectada.

Convidamos todos os Representantes Comerciais a se juntarem a nós nesta jornada de aprendizado contínuo e crescimento profissional. Não perca a estreia do programa no dia 24 de novembro, às 18:30h, e esteja pronto para elevar sua carreira a novos patamares com o “Representação em Foco”.

Clique e assista!

Core-SC institui a Medalha do Mérito da Representação Comercial Flavio Flores Lopes

O Core-SC institui a Medalha do Mérito da Representação Comercial Flavio Flores Lopes, por meio da Resolução 010/2023. A honraria será concedida pela primeira vez a representantes comerciais, autoridades, personalidades e instituições, pela notória relevância e contribuição para o exercício da Representação Comercial em Santa Catarina, em solenidade a ser promovida no dia 07/12/2023, às 14h, na Sede do Core-SC, em Florianópolis.

“Para essa primeira edição da Medalha Flavio Flores Lopes, ficou definida a antiguidade como critério de premiação. Serão homenageadas Pessoas Físicas e Jurídicas que tenham completado 50 anos ou mais de registro no Core-SC em 2023, além de personalidades e instituições que contribuíram para a relevância da Representação Comercial em Santa Catarina”, explica o presidente do Conselho, João Pedro da Silva Rosa.

Fonte: Core-SC

Onda de calor em novembro eleva vendas em até 18,9% nos supermercados do Brasil

A onda de calor que atingiu o Brasil elevou a venda de produtos da ‘cesta de verão’ em até 18,9% na comparação com o mesmo período de 2022 em todo Brasil. Itens como gelo, cerveja, bronzeador, sorvete, isotônico, desodorante, suco pronto, gelatina, açaí, água de coco entre outros foram os itens mais consumidos.

Em São Paulo, no final de semana, 11 e 12 de novembro, o faturamento do setor registrou aumento de 19,15%. Outro dado interessante da pesquisa realizada pela Scanntech, é que no interior do Estado de São Paulo, a procura por esses itens foi maior que na capital paulista, 19,7% contra 17,4%, respectivamente.

Analisando o comportamento do interior de São Paulo contra a região metropolitana encontramos que bebidas alcoólicas são mais presentes na cesta de calor do que na capital, 44,3% contra 38,7%. Na Grande São Paulo, as guloseimas refrescantes tiveram alta de 11%, contra 7,7% no interior e as bebidas não alcoólicas 39,7% na Região Metropolitana e 36,6% no interior.

Para Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech, o impacto pode ser notado dentro de categorias em que o consumidor busca. “Os produtos na ‘cesta de verão’ devem continuar subindo até abril de 2023. Estudamos o consumo e o fato é que ele é reativo. Sempre que há grandes variações de temperatura, tanto para cima como para baixo, as vendas de diferentes produtos podem ser vistas no ‘boca do caixa’. O consumidor também é movido pela sazonalidade de produtos, e a temperatura e datas comemorativas, como fim de ano e festa junina, impactam o varejo.”

Fonte: Super Varejo