A+
A
A-
Home >>> Fique por Dentro >>> Destaques
Destaques

Sistema Confere/Cores apoia, em Audiência Pública, na Câmara dos Deputados, a frente parlamentar contra a PEC 108/2019

O Sistema Confere/Cores esteve presente na Audiência Pública, realizada hoje, dia 05 de novembro, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, para debater sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 108/19, que está em análise na referida Comissão
05/11/2019

Izaac Pereira Inácio, procurador-geral adjunto do Confere; Sidney Fernandes Gutierrez, diretor-presidente do Core-SP; Wilian Vicente Bernardes, diretor-presidente do Core-DF; Manoel Affonso Mendes, diretor-presidente do Confere; e Paulo Lustosa, assessor da Presidência do Confere


Na audiência, Manoel Affonso Mendes, diretor- presidente do Confere; Sidney Fernandes Gutierrez,
diretor-presidente do Core-SP; Paulo César Nauiack, diretor-presidente do Core-PR e Wilian Vicente Bernardes, diretor-presidente do Core-DF, defenderam a importância dos Conselhos de Fiscalização Profissional.


Para o deputado federal Edio Lopes (PL-RR), relator da proposta na CCJ, a Audiência Pública revela-se importante para que os legisladores possam colher informações sobre as implicações organizacional, administrativa, socioeconômica, orçamentária e financeira que a matéria terá sobre o funcionamento dos Conselho Profissionais.


“Os Conselhos prestam um grande serviço à sociedade. São eles que garantem o exercício profissional com ética e qualidade, devidamente registrado. Extinguindo sua obrigatoriedade, viveremos incontroláveis exercícios ilegais das profissões. Precisamos reunir esforços de deputados e senadores de todos os partidos para esta causa. Só a unidade poderá vencer”, declarou a deputada federal Alice Portugal (PC do B-BA).
A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) participou do debate e assegurou que vai trabalhar para impedir que a PEC 108/2019 seja aprovada na CCJ da Câmara: “A PEC 108 é uma afronta à Constituição Federal, é inconstitucional e deve ser derrotada na CCJ. Estamos trabalhando para isso, pois esta PEC fere os princípios de direitos e garantias individuais, cláusula pétrea da Constituição Federal”, discursou.


“É urgente esclarecer que os Conselhos Profissionais foram criados para servir à sociedade ao regulamentar e fiscalizar o exercício de profissões que são estratégicas para o desenvolvimento, observando os aspectos de segurança, bem-estar social e humano. Sem esse tido de controle, o mercado estaria aberto à pessoas não habilitadas prestarem serviços especializados, prejudicando a sociedade”, destacou Joel Krüger, presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).


O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), também, falou da responsabilidade dos Conselhos em
zelar pela ética profissional e disse que desobrigar os profissionais do registro em seus respectivos Conselhos, conforme pretende a PEC 108, é apostar na desordem a um custo econômico e social muito alto. “A PEC 108 não foi construída com diálogo e constitui um desrespeito aos Conselhos Profissionais e à sociedade. Nosso Parlamento tem um poder moderador nessa travessia contra uma escalada autoritária no País. Vamos estar juntos nessa caminhada para não destruir as profissões regulamentadas”.

<<< Voltar ao topo
X Você poderá receber informações sobre as novidades, ações e eventos do Sistema Confere/Cores. Sim, aceito receber informações do Confere por e-mail e celular. Você pode cancelar a sua inscrição a qualquer momento. Suas informações serão armazenadas dentro dos mais rígidos critérios de segurança no banco de dados do Confere e serão tratadas de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDP).
Informações Dúvidas Frequentes Entre Cores Acesso Restrito Webmail Acesse nossas redes sociais
Newsletter
Inscreva-se para receber nossos informativos
Contatos (21) 2533-5675/2533-8467 / (61) 3225-3663 SBS, Qd 02, Bloco Q, Edifício João Carlos Saad - 14º andar, salas 1401 a 1406, Brasília - DF, CEP 70070-120 E-mail: confere@confere.org.br
Fale Conosco / Ouvidoria

Envie sua mensagem