A+
A
A-
Home >>> Fique por Dentro >>> Notícias
Notícias

7 de Setembro: veja o que abre e o que fecha no feriado que marca os 200 anos da Independência do Brasil

Sistema financeiro não vai operar na quarta; confira o que fazer para pagar as contas
06/09/2022

O Brasil completará, nesta quarta-feira (7), 200 anos de Independência de Portugal. No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro 1º proclamou o grito de independência às margens do rio Ipiranga, em São Paulo, e o Brasil se consolidou como uma nação independente.

Desde 1946, por força de lei federal, a data é feriado nacional e deverá alterar o funcionamento de diferentes setores da economia. Por isso, vale fica atento para o que deve fechar e o que vai abrir ao longo da quarta, sobretudo, nas instituições do sistema financeiro. Confira:


Bancos

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou que não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado da Independência. A decisão segue a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos, feriados oficiais de âmbito nacional, municipal ou estadual, exceto pontos facultativos ou outros casos de impossibilidade de acesso a agências físicas.

Na quinta (8), o atendimento ao público voltará ao normal em todas as localidades que não tiverem feriados municipais.

As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis aos clientes no dia do feriado, bem como os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking. Contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento no feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte.

De acordo com o diretor-adjunto de serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria, os tributos costumam vir com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.


Bolsa de Valores

Não haverá negociação na B3, a Bolsa de Valores brasileira.

Segundo a própria B3, não haverá negociação no mercado de títulos públicos federais; registro de operações no Subsistema de Registro; movimentações no Subsistema de Depósito Centralizado; movimentações de garantias no Sistema Cetip; liquidação de operações no Subsistema de Compensação e Liquidação.

Não haverá também negociação nos mercados de renda variável, renda fixa privada, ETF de renda fixa e de derivativos listados, bem como no mercado de empréstimo de ativos; além das operações de títulos do agronegócio; e no mercado de câmbio pronto na Câmara de Câmbio B3.


Poupatempo

Quem quiser aproveitar o feriado para colocar os documentos em dia – como renovar a CNH ou tirar um novo RG – vai ter que esperar a quinta-feira (8). Os postos do Poupatempo, órgão de múltiplos serviços ligado ao governo paulista, estarão fechados quarta (7).



Fonte: InfoMoney

<<< Voltar ao topo
X Você poderá receber informações sobre as novidades, ações e eventos do Sistema Confere/Cores. Sim, aceito receber informações do Confere por e-mail e celular. Você pode cancelar a sua inscrição a qualquer momento. Suas informações serão armazenadas dentro dos mais rígidos critérios de segurança no banco de dados do Confere e serão tratadas de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDP).
Informações Dúvidas Frequentes Entre Cores Acesso Restrito Webmail Acesse nossas redes sociais
Newsletter
Inscreva-se para receber nossos informativos
Contatos (21) 2533-5675/2533-8467 / (61) 3225-3663 SBS, Qd 02, Bloco Q, Edifício João Carlos Saad - 14º andar, salas 1401 a 1406, Brasília - DF, CEP 70070-120 E-mail: confere@confere.org.br
Fale Conosco / Ouvidoria

Envie sua mensagem